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Glossário Hoteleiro: tudo que você precisa saber!

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Tempo de Leitura: 9 minutos

Sumário

    Primeiramente vamos esclarecer que o campo da hospitalidade é composto por muitas funções e profissões diferentes, incluindo vendedores, fornecedores, colaboradores e planejadores de eventos. Essas equipes trabalham juntas para gerar negócios que resultem em um aumento de receita e vendas. No entanto, cada setor tem sua própria linguagem que não é familiar para todos os que trabalham no setor de hospitalidade. E para conduzir negócios com sucesso é essencial um entendimento mútuo do vocabulário. Por isso, em primeira mão, disponibilizamos para você um glossário hoteleiro ideal para fazer bom uso sempre que precisar!

    Seja você um planejador de eventos especializado ou um gerente de vendas, saber de todas as funções intermediárias é importantíssimo.

    Vamos lá?

    Glossário Hoteleiro da Bitz

    Portanto vamos ver por ordem alfabética:

    A&B: Sigla da indústria para Alimentos e Bebidas.

    Allotment: Já abordamos sobre esse termo aqui no nosso blog. Trata-se do número de quartos de hotel disponíveis para venda por um agente ou fornecedor.

    Amenity: Traduzido para “Comodidades”: Item ou serviço de cortesia fornecido pelo hotel para hóspedes ou grupos. (Ex: Artigos de Higiene Pessoal).

    Average Daily Rate (ADR) ou Taxa média diária: Um sistema métrico usado no setor de hospitalidade para medir a taxa média paga por quartos vendidos.

    Bed Tax: Um preço adicional para um quarto de hotel imposto pela cidade ou país com base na localização do hotel.

    Benchmarking: Um método de comparação de um hotel com os concorrentes. Os assuntos de comparação podem incluir produto/serviço, tarifa do quarto ou qualidade.

    Best Available Rate (BAR) ou Melhor Tarifa Disponível: Um sistema de preços usado pelos hotéis para definir uma tarifa com base na demanda e ocupação de um quarto.

    Bid-Ask Spread: A diferença de valor entre o preço de venda que um comprador está disposto a pagar e o preço mais baixo que um vendedor está disposto a vender.

    BKG: Sigla para “reserva”.

    Blitz de Vendas: Uma campanha para animar os responsáveis ​​pela venda para resultar no aumento do potencial de negócios.

    Bloqueado: Quartos de hotel reservados sem depósito.

    Booking Pace: Velocidade média das reservas individuais entre a data da reserva do grupo e a data de chegada.

    Booking Patterns: Os padrões de vendas confirmadas em um hotel.

    Catering Sales Manager ou Gerente Comercial de Alimentos: Representante do hotel que lida com alimentos e bebidas para vendas em grupo.

    Central Reservation System (CRS) ou Sistema Central de Reservas: Software de gestão de reservas que permite ao seu hotel gerir o inventário e as tarifas em tempo real.

    Channel Management ou Gerenciamento de Canais: Técnicas usadas pelos hotéis para otimizar o desempenho em canais de distribuição, como OTAs.

    Cláusula de Aceleração: Disposição contratual que agiliza o pagamento do depósito ou aumenta o pagamento antecipado em caso de inadimplência ou falta de crédito.

    Commissionable Rate Commitment (CRC) ou Compromisso de Tarifa Comissionável: O contrato em que uma parte da tarifa do quarto deve ser paga a um grupo patrocinador ou a terceiros, como um planejador intermediário.

    Convention Services Manager (CSM) ou Gerente de Serviços de Convenções: Indivíduo no hotel que supervisiona as operações do evento.

    Conversão de Lead: Um lead que foi transformado em uma conta, contato ou venda em potencial.

    Cost Per Occupied Room (CPOR) ou Custo por quarto ocupado: Fórmula que calcula o custo médio dos quartos ocupados. Usado como um KPI para monitorar os custos operacionais.

    Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente: Sistema utilizado para rastrear informações de clientes e leads para um negócio.

    Disponibilidade alternativa: Sugerindo outras propriedades disponíveis quando a propriedade solicitada não estiver disponível.

    Ecoturismo: Uma maneira responsável de viajar para áreas naturais que conservam o meio ambiente e sustentam o bem-estar da população local.

    Estimated Time of Arrival (ETA): Hora estimada de chegada.

    Estimated Time of Departure (ETD): Hora estimada de partida.

    Gross Operating Profit (GOP) ou Lucro Operacional Bruto: Resultado da receita operacional bruta do hotel, menos as despesas operacionais brutas.

    Gross Operating Revenue (GOR) ou Receita Operacional Bruta: A receita operacional total de um hotel.

    Group Rate ou Tarifa de grupo: tarifa garantida para todos os quartos em um bloco de salas para um evento.

    Grupo de Afinidade: Um grupo formado em torno de um interesse comum onde os membros geralmente são da mesma organização.

    Hotéis Boutique: Hotéis de luxo menores que se diferenciam dos grandes concorrentes por seus serviços e oferta de produtos.

    Hotelligence: Relatórios de dados históricos de reservas eletrônicas que incluem informações sobre taxas e padrões de duração da estadia, fontes de negócios, para seus conjuntos competitivos locais e propriedades de assinantes individuais.

    Hotel Independente: Um hotel sem afiliação com uma franquia ou rede.

    Joint Venture: Um acordo entre dois ou mais indivíduos ou empresas concorrem para compartilhar lucros, perdas e controle em um empreendimento específico.

    Key Performance Indicator (KPI) ou Indicador-Chave de Desempenho: Métrica amplamente utilizada como medida de desempenho do negócio.

    Last Room Availability (LRA) ou Disponibilidade do Último Quarto: Uma combinação de tarifas negociadas e de grupo que permite que os agentes reservem o último quarto disponível de um hotel a uma tarifa contratada.

    Lead: prazo para uma possível reserva que demonstrou interesse, mas ainda não reservou. Geralmente usado para negócios em grupo .

    Profit per available room (ProPAR) ou Lucros por quarto disponível: uma métrica que calcula a receita líquida por quarto disponível.

    Marketing Cooperativo: Programas de marketing envolvendo duas ou mais empresas, instituições ou organizações participantes.

    Market Share: Uma porcentagem de negócios dentro de uma categoria de mercado.

    Merchant Rate: Um modelo de negócios usado pelas OTAs para marcar as tarifas líquidas de hotéis para vender ao público.

    Minimum Acceptable Rate (MAR) ou Tarifa Mínima Aceitável: Tarifa mais baixa que um hotel aceitará de um grupo, determinada por análise de deslocamento.

    Mix de Negócios: O mix de segmentos de mercado que compõem a ocupação hoteleira, medido em valor percentual.

    Motor de Reservas Proprietário: Um indivíduo ou grupo de hotéis que possui e opera seu sistema de reservas pela Internet.

    No Show: Prazo para reservas em que a parte confirmada não compareça sem entrar em contato com o hotel para cancelar ou alterar.

    Ocupação: A medida de preenchimento dividindo o número total de quartos ocupados pelo número de quartos disponíveis.

    Offsite: Uma reunião ou função da empresa que ocorre fora das dependências da empresa e requer espaço externo.

    Online Travel Agency (OTA): Acrônimo de Agente/Agência de Viagens Online.

    Outbound Tourism: Residentes que viajam para um destino internacional.

    Overbooking: Quando são vendidos mais quartos do que fisicamente disponíveis para venda.

    Parceiro Cooperativo: Uma organização independente que trabalha ao lado de um escritório de turismo fornecendo doações ou dinheiro para aumentar o impacto de marketing do programa do escritório de turismo.

    Paridade de tarifas: Sob certas condições, um fornecedor de viagens, como um hotel, mantém o mesmo preço em todos os diferentes canais de distribuição.

    Pax: Outro termo para número de pessoas ou passageiros.

    Peak Night: Prazo para a data de um evento onde o bloco de salas é o maior.

    Previsão de ocupação: Uma previsão de ocupação para um período definido que ajuda os hotéis a definir suas metas de negócios. Geralmente comunicado como número de quartos ou porcentagem do total de quartos disponíveis.

    PPPN: Sigla da indústria para “pessoa por noite”.

    PRPN: Sigla da indústria para “quarto por noite”.

    Press Trip: Viagens com o objetivo principal de escrever sobre aquele destino.

    Property Management System (PMS) ou Sistema de Gestão de Propriedades: Um software que os hotéis usam para gerenciar todas as operações.

    Quick Set: Um modelo de configuração que reduz os tempos de rotatividade e trabalho entre eventos e, portanto, resulta em uma redução de preço para o grupo.

    Request for Information (RFI) ou Pedido de informação: Enviado a um hotel ou local para solicitar mais detalhes sobre a propriedade e o espaço do evento.

    Revenue Management ou Gerenciamento de receita: Análise contínua que prevê a demanda e ajusta as tarifas do hotel de acordo.

    Revenue Per Available Room (RevPar): Receita por quarto disponível calculada sobre o número de quartos disponíveis para venda em um hotel.

    Índice RevPAR (RPI): Métrica que indica como o RevPar de um determinado hotel se compara ao de seu compset.

    Receita por metro quadrado disponível (RevPas): Uma métrica usada para calcular o desempenho de um hotel em relação às reservas de espaços para eventos.

    Rendimento de quartos: Uma equação que calcula a receita média de todos os quartos, dividida pelo número de quartos em um hotel, dividido por 365 noites.

    Scout Lead: Uma ferramenta de pesquisa para identificar potenciais leads de vendas.

    Stop Sell: O ato de impedir que o hotel seja reservado nos canais de distribuição, usado quando o hotel está esgotado durante um determinado período de tempo.

    Tarifas Antecipadas: Tarifas com desconto para atrair os hóspedes a reservar com antecedência.

    Taxas de Abandono: Taxas associadas a quartos não utilizados em um bloco de quartos.

    Taxa Base: Uma taxa mensal acordada pela administração do hotel, normalmente de dois a quatro por cento da receita bruta mensal do hotel, a ser ganha pela operadora do hotel.

    Taxa de Ocupação: Uma média de ocupação em um período definido de datas.

    Taxa de Recebimento: Pode ser cobrada por um hotel pelo manuseio de pacotes entregues em nome de hóspedes ou grupos.

    Taxa de Travel Research (TR) ou Pesquisa de viagens: Uma série de relatórios, mensais, semanais ou diários, rastreando dados de oferta e demanda para o setor hoteleiro.

    Tarifa Confidencial: Preços com desconto cotados exclusivamente para atacadistas, operadores turísticos e agentes de viagens (indisponíveis para uso público).

    Tarifa Corporativa: Tarifa reduzida especial para hóspedes a negócios em condições negociadas.

    Tarifa Preferencial: Uma tarifa negociada entre o hotel e um cliente específico.

    Tarifa Rack: O preço original de um quarto de hotel antes da aplicação de quaisquer descontos ou tarifas promocionais.

    Total RevPAR: Receita total por quarto disponível. A soma das receitas líquidas de todos os departamentos operacionais, além de aluguéis e outras receitas por quarto disponível para o período de tempo, dividida pelo total de quartos disponíveis durante um período de tempo especificado.

    Enfim agora você conhece os termos de hotel mais comuns!

    Embora alguns termos de hotel possam ser reconhecidos, outros podem agora ser adicionados ao seu vocabulário de negócios.

    Consulte esse glossário hoteleiro para ter certeza de que sua linguagem significa o mesmo ao conversar com parceiros de negócios.

    Esperamos que esta lista de abreviações de hotéis tenha sido útil para você!

     

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