Por ser um setor que depende muito da interação, o setor de A&B na hotelaria está entre os que mais sofreram este ano devido a bloqueios e restrições. É indiscutível que o COVID-19 mudou, talvez permanentemente, a paisagem de nossas vidas diárias, provocando mudanças na forma como os hotéis alcançam seus clientes. Saiba mais lendo este artigo!

Conforme os protocolos de saúde e segurança em todos os lugares evoluíram para combater a disseminação viral e os consumidores adotaram novos comportamentos, o “novo normal” emergiu. Assim, com o uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e protocolos de higiene aprimorados, restaurantes e bares tiveram que se adaptar rapidamente para sobreviver.

A questão agora é como essas tendências continuarão no novo ano e além. Desta forma, estabelecimentos de A&B na hotelaria que operam, tiveram de reinventar as formas de servir os seus clientes para se manterem relevantes. Assim, diversificando as formas de entrega das suas ofertas.

Atualizando o serviço de A&B na hotelaria

A indústria de alimentos e bebidas representa um enorme setor de serviços dentro da hotelaria que inclui: preparar, apresentar e servir alimentos e bebidas aos clientes no local  ou fora do local.

Assim, os restaurantes internos de hotéis têm os seus desafios específicos. Muitos deles lutam para atender aos turistas e atrair os habitantes locais. 

Hoje, as ofertas de A&B na hotelaria continuarão a se mover para fora do hotel mais do que nunca. Isso porque, à medida que exploramos novas oportunidades de alimentos, em serviços de entrega, bufê e varejo, a diversificação de receita pode fornecer um benefício imediato. Além disso, um isolamento de longo prazo pode ser garantido para sobreviver graças a estas adequações.

Impactos da pandemia no A&B na hotelaria 

Os impactos da pandemia no A&B na hotelaria incluíram fechamentos, cancelamentos de reservas, quedas de receita, demissões e até inadimplência. Por isso, a pandemia teve um grande impacto nos operadores de hospedagem, devido ao fechamento temporário desse setor, onde junta aglomeração. 

O serviço de alimentos e bebidas faz parte do setor de hospitalidade voltado para o serviço que é muito importante. Assim, seja parte de um grande hotel ou pequeno porte, a gerência da equipe de A&B foram obrigados a realizar uma ampla gama de tarefas novas. 

Vejamos os serviços de A&B na hotelaria a seguir 

Na verdade, a maioria dos hotéis classificados com estrelas oferece vários serviços de A&B em seus hotéis e que podem ser:

  • Restaurante
  • Salão
  • Cafeteria
  • Serviço de quarto
  • Serviço de churrasco / churrasqueira à beira da piscina
  • Buffet e banquete
  • Bar
  • Serviço de catering externo

Além disso, a estrutura do departamento de serviços de A&B na hotelaria inclui todo o pessoal responsável por criar a experiência exata que os hóspedes desejam. Ali, o departamento consiste com um gerente de serviços de Alimentos e Bebidas, que: 

  • garante que as margens de lucro sejam alcançadas em cada período financeiro;
  • planeja cardápios para diversas áreas de serviço em conjunto com a cozinha;
  • adquire materiais e equipamentos para o departamento;

O gerente assistente que conhece e está sintonizado com todo o trabalho que o serviço de A&B realiza na ausência do gerente, entre outros.

Gestão de A&B na hotelaria com tecnologia

O setor de A&B na hotelaria testemunhou um crescimento saudável nos últimos dois anos e, com essa tendência, houve algumas mudanças significativas. O setor passou cada vez mais para a inovação. A nova tecnologia está impulsionando serviços que antes era só realizados presencialmente ou pelo telefone. 

Como os avanços tecnológicos desempenham um papel cada vez mais importante na indústria hoteleira, a próxima grande novidade é chegar às casas dos consumidores. E então, você sabe como atender às tendências de A&B deste ano e levar seu negócio para o próximo nível?

A indústria de alimentos e bebidas (A&B) passou por mudanças significativas para atender às demandas dos consumidores, como novos cardápios, tão importantes quanto o sabor. Afinal, você come primeiro com os olhos, depois com a boca, não é?

Para ajudar o seu negócio, reunimos uma pequena lista das principais tendências de A&B de 2021 que você definitivamente deve conhecer e adotar.

Reduzindo o desperdício

Para o seu negócio de A&B, isso significa reduzir o desperdício sempre que possível. Há uma série de maneiras de fazer isso. Se seus ingredientes puderem ser de origem local, você deixará muitos mais clientes ainda mais felizes do que já estão.

Pronto e Autoatendimento

Os consumidores de hoje estão sempre ocupados. Eles não querem esperar muito para serem servidos, mas querem ter acesso a ótimos alimentos frescos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Considere implementar um micro mercado de autoatendimento em seu local. Assim, ele pode ser acessado a qualquer momento. 

Por isso, essa tendência pode exigir um pouco de know-how tecnológico para ser otimizada, mas vale a pena o esforço no médio e longo prazo. Desta forma, algumas dessas mudanças com certeza vieram para ficar. 

Reservas online

Para manter o distanciamento social adequado durante a pandemia, até mesmo os bistrôs menores exigem reservas para os restaurantes. Assim, esta tendência pode continuar porque garante uma disposição específica de lugares e casa cheia em diferentes momentos do dia ou noite.

As reservas também permitem que os restaurantes prevejam melhor quão ocupados os diferentes turnos estarão. Além disso, podem agendar sua equipe de cozinha de acordo. Na melhor das hipóteses, o resultado é um modelo de serviço simplificado, com clientes mais satisfeitos e mais negócios.

Pagamentos sem contato

Muitos restaurantes já ofereciam opções de pagamento sem contato antes de 2021. Mas, agora, quase todos os restaurantes, incluindo aqueles localizados dentro de hotéis, adotaram isso.

Os consumidores podem usar sistemas de gestão online para fazer pedidos com bastante antecedência e pagar adiantado. Verdade! Mesmo que planejem comer no restaurante. Por exemplo, os códigos QR vinculados a um cartão, permitem que os hóspedes façam a leitura no momento do pagamento. 

Vendas embaladas para viagem

Muitas cadeias de restaurantes mudaram a forma de fazer as coisas e atualizaram seus cardápios. Por isso, tornaram os pedidos embalados para viagem e retirada, padrão.

Claro, isso implica a necessidade de uma grande variedade de recipientes. Tudo, desde pacotes personalizados a pequenos banquetes de buffet, são embalados para viagem quando solicitados online. 

Agora, comprar bebidas alcoólicas para viagem é algo novo. Mas, todas essas opções podem permanecer à medida que mais pessoas gostam de comer e beber em casa – perto do hotel ou dentro do quarto.

Experiências de jantar ao ar livre

Acredita-se comumente que o vírus não é tão problemático ao ar livre, como em um espaço fechado. Na verdade, relatórios recentes afirmam que quase todas as transmissões de coronavírus documentadas ocorreram em ambientes fechados.

Como tal, muitos restaurantes criaram espaços para refeições no pátio ao ar livre. Quando o tempo fica ruim, alguns restaurantes cercam as mesas, que podem ser facilmente arejadas e higienizadas. 

O mesmo se aplica aos hóspedes do hotel. Muitos, oferecem assentos no pátio, enquanto outros, abrem todas as janelas do chão ao teto para aumentar a circulação de ar nos espaços de refeições internos.

Menus simplificados

Na verdade, muitos chefs estão revisando seus menus e limitando suas ofertas para economizar em pessoal e tempo de preparação. Claro, isso terá um impacto no futuro, já que os restaurantes podem optar por servir apenas suas refeições mais adequadas para o exterior.

Assim, o resultado final é que, até que a pandemia termine oficialmente, menus competitivos e serviço de quarto sem contato continuarão sendo a norma em hotéis em todo o mundo.

Integre seu sistema de gestão com A&B na hotelaria

O sistema de gestão do restaurante do seu hotel deve fazer muito mais do que processar pagamentos. Ele deve funcionar com o seu PMS e oferecer uma ampla gama de funções que tornam a experiência do seu hóspede excepcional. 

Por exemplo, planejando configurar opções de A&B que vão além do serviço de quarto. Depois de integrar o sistema do seu hotel com o do restaurante, você pode oferecer aos seus hóspedes mais do que um menu. Assim, com um gerenciamento de menu, você pode acompanhar facilmente as tendências dos restaurantes do hotel. 

Processe os pagamentos com rapidez e facilidade

Gerenciar pagamentos para hóspedes é uma coisa. No entanto, atribuir pagamentos a quartos é outra completamente diferente. Você precisa que o sistema identifique rapidamente e atribua uma conta pendente a um quarto. Com a tecnologia certa em vigor, o tratamento de pagamentos pode exigir o mínimo de esforço de sua equipe.

Desta forma, coordenando o serviço de A&B e permitindo que os hóspedes tenham mais opções de pagamento, pode-se enviar a conta para o quarto, em vez de ficar sentados e esperar. Os sistemas de gestão podem agregar valor a mais do que apenas o seu restaurante.

Defina reservas com confiança

As tendências de A&B na hotelaria estão sempre mudando. Finalmente, a tendência “No Show” está diminuindo. Mas, para evitar a perda, defina cronômetros de quanto tempo você pode manter uma mesa em seu restaurante. Assim, crie responsabilidades para os hóspedes que fazem reservas.

Por isso, um sistema pode ajudá-lo a mapear suas reservas. Depois que o membro da equipe tiver todas as informações, ele seleciona uma mesa no Dashboard, podendo bloquear ou reservar. 

Controle seus custos de alimentação

As operações de A&B têm muito controle sobre a fonte primária de problemas de lucro. Assim, os custos dos alimentos aumentam quando, por exemplo, alimentos estragam no armazenamento.

Reduza a rotatividade de funcionários e despesas com treinamento

Seu departamento de A&B, sem dúvida, ficará lotado rapidamente com uma equipe capacitada. No entanto, a taxa de rotatividade cria problemas de lucro, principalmente por causa do treinamento. Cada vez que um funcionário sai, você deve gastar tempo contratando e treinando alguém novo. 

Para isso, treine bem sua equipe e defina: 

  • Expectativas claras;
  • Contrate pessoal com experiência e entusiasmo;
  • Comunique-se com sua equipe sobre suas habilidades;
  • Aumente a satisfação no trabalho por meio de elogios e reconhecimento.

Por fim, conte com o seu sistema para gerenciamento e inventário de receitas. Acompanhe onde seu desperdício está acontecendo. 

Contrate gerentes e chefs de restaurante que possam operar a frente e a parte de trás do seu restaurante com precisão. Use a tecnologia e uma equipe excelente para ajudar os hóspedes do hotel a ter uma experiência gastronômica sem estresse.

Leve o restaurante muito além das expectativas tradicionais e crie um gerador de lucros próspero.

O gerenciamento da receita de A&B em um hotel exige que você tenha as pessoas e os sistemas certos em funcionamento. Mas, para isso, certifique-se de usar a tecnologia de que dispõe a seu favor.

Portanto, reúna tecnologia, equipe qualificada e gerenciamento excepcional para otimizar seus lucros. Com a Bitz Hotel, é a gestão A&B como solução desse setor da hotelaria e na segurança alimentar!

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