Você já usou estratégias de allotment no seu hotel? Sabe como essa prática pode beneficiar o seu negócio? Ou nem mesmo sabe do que se trata?
Para ser bem-sucedido no ramo hoteleiro é indispensável estar atento às tendências do mercado de hospedagem e a todas as ações que podem trazer benefícios para a sua empresa. Por isso, neste artigo nós esclarecemos, para os hoteleiros que ainda não tiveram contato com essa prática, o que é allotment em hotelaria. E falamos sobre como ela pode ser vantajosa para os hotéis, pousadas e hostels. Confira!
Em hotelaria, allotment é o termo usado para designar um contrato firmado entre hotéis, pousadas ou hostels e empresas do ramo de viagens e turismo que permite a essas empresas venderem, para seus clientes, hospedagem no hotel parceiro sob condições de preço e políticas especiais.
Os contratos de allotment podem ser muito vantajosos para estabelecimentos de hospedagem de todos os portes, mas para evitar problemas futuros é fundamental que o documento que oficializa a parceria entre o hotel e as empresas de viagem e turismo deixe bem estabelecido quais são os direitos e deveres de cada uma das partes.
Para a proteção do hotel, é fundamental que no contrato que firma o allotment esteja especificado:
Existem dois tipos de contrato de allotment para hotéis. Para decidir qual aplicar no seu estabelecimento você deve considerar as condições mais convenientes para o seu negócio.
Contrato de allotment que não redefine o número de quartos ou tipos de aposentos que ficarão à disposição das empresas de viagem e turismo, mas que pode definir a aplicação de tarifas preferenciais, esse tipo de parceria determina que as operadoras e agências devem sempre consultar o hotel sobre a disponibilidade de UHs antes de fechar uma venda.
Nessa modalidade de allotment, o hotel autoriza a agência de viagem ou a operadora de turismo a vender os quartos sem consulta prévia, com a condição de poder impor a suspensão das vendas (o chamado stop sales) quando necessitar, mediante comunicação prévia.
A expansão do uso da internet fez surgirem diversos canais de venda online de hospedagem e muitos deles ganharam o gosto do público. Sites como Booking, Decolar, Hotel Urbano e Submarino Viagens recebem milhões de visitas anualmente e têm grande poder de atrair clientes para os hotéis com os quais têm contrato de allotment.
Segundo um estudo do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, o FOHB, de 2017, as agências virtuais já concentram 18% de room nights no país, perdendo apenas para as reservas feitas diretamente com o hotel.
Com esse cenário, hotéis que não querem ficar com aposentos vazios, devem considerar parcerias com esses canais digitais, mesmo que eles cobrem taxas e comissões altas.
Você já pode perceber que os contratos de allotment podem ser muito vantajosos para os hotéis. Mas, caso ainda tenha dúvidas se deve ou não firmar esse tipo de parceria, listamos abaixo alguns dos benefícios que elas trazem para empreendimentos de hospedagem:
Esperamos que nosso conteúdo sobre allotment na hotelaria tenha esclarecido dúvidas que você tivesse sobre o tema.
Quer ver outros conteúdos relevantes sobre o ramo de hospedagem? Então, acompanhe as postagens aqui, no blog da Bitz Hotel: temos sempre dicas e insights para ajudar o seu negócio a crescer.