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Revenue management: gerenciamento de receita – Parte 2

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Tempo de Leitura: 6 minutos

Sumário

    O que é revenue management (gerenciamento de receita)? No primeiro artigo desta série, vimos que o revenue management, pela sua história, com opções de estratégias de gerenciamento é muito mais do que se fala. Descubra a sua importância na prática!

    Outros planos de carreira em potencial para gerenciamento de receita

    Na continuidade de um gerente de receita, estão algumas áreas que podem ser focadas com maior ênfase:

    Marketing

    Como o revenue management colabora estreitamente com o marketing, aqueles com fortes habilidades em marketing digital geralmente passam para a equipe (e vice-versa).

    Em muitos casos, ter experiência em marketing e gerenciamento de receita fornece uma base excelente para entrar em níveis mais elevados de gerenciamento.

    Operações de gerenciamento de receita

    Aqueles que também têm experiência no lado operacional da empresa são especialmente adequados para subir na hierarquia. Assim, isso ocorre porque o gerenciamento de receitas também exige a adesão das operações, já que padrões operacionais e níveis de serviço aprimorados levam a:

    • melhores avaliações;
    • fidelidade mais rígida;
    • classificações mais altas nas OTAs.

    Esse é um caminho muito mais fácil para uma distribuição mais lucrativa!

    Tecnologia

    Também há um caminho bem conhecido entre o gerenciamento de receitas de hospitalidade e os fornecedores de tecnologia. com habilidades facilmente transferíveis.

    Além disso, os profissionais de gerenciamento de receitas são ótimos ativos para os fornecedores de tecnologia da hotelaria. Se isso é algo que você está procurando fazer, certifique-se de nutrir sua rede e desenvolver as habilidades adequadas necessárias para sua função-alvo.

    Terminologia e métricas de gerenciamento de receita

    O gerenciamento de receitas pode ser uma área confusa do setor, com muitos jargões. No entanto, ao começar sua carreira de gerenciamento de receita, familiarize-se com estes termos essenciais.

    Ah! Também incluímos alguns benchmarks úteis do setor para fornecer uma base mais profunda de compreensão.

    As métricas mais comuns usadas para medir o desempenho do hotel:

    Taxa média diária  (ADR)

    Mostra as tendências de preços de um hotel ao longo do tempo. É especialmente útil ao comparar a competitividade de preços e as tendências de preços em relação a outros hotéis.

    Tempo médio de permanência

    É a quantidade média de dias de permanência no hotel durante um determinado período.

    Janela de reserva no gerenciamento de receita

    A janela de reserva atua como uma âncora para a tomada de decisões de preços, como padrões de reserva

    Custo de aquisição

    Mostra quanto custa adquirir uma reserva, como pagar um canal ou taxas e comissões do agente de viagens.

    Taxa de ocupação

    Mostra a porcentagem de quartos ocupados em um determinado período. É uma medida de demanda.

    Receita por quarto disponível  (RevPAR)

    Rastreia quanta receita de quarto é obtida por quarto disponível no hotel. Assim, é a receita de quartos dividida pelos quartos disponíveis.

    Recentemente, o TRevPAR ganhou popularidade, pois divide a receita total de quartos e não quartos de uma propriedade pelos quartos disponíveis para rastrear a “receita total”.

    Outras terminologias de gerenciamento de receita

    Confira!

    Excesso de reservas ou Overbooking

    Refere-se a qualquer bloco de quartos pré-negociados adquiridos e mantidos por terceiros, como organizador de eventos, atacadista, operadora, agente de viagens ou OTA.

    Além disso, o overbooking descreve quando uma se realiza sobrevenda, ou melhor, vende-se mais do que se pode atender.

    Melhor taxa disponível

    É  a taxa básica a partir da qual outros segmentos são cobrados.

    Comissões

    Valor pago ao intermediário por cada reserva realizada.

    Conjunto de  concorrentes

    Este é o conjunto competitivo de hotéis semelhantes que você comparou.

    Análise de deslocamento

    Cálculo do custo de aceitar reservas de grupo hoje, em comparação com a perda de potenciais reservas de preço total em uma data posterior.

    Tarifa protegida

    Tarifa com limitações específicas, como nenhum reembolso ou cancelamento.

    Agência de viagens online (OTA)

    Vendedor de viagens apenas digital, que oferece reservas diretamente para consumidores e viajantes a negócios.

    Elasticidade de preço no gerenciamento de receita

    Como a demanda responsiva por seu hotel é baseada nas mudanças em seu preço, visto que a demanda cai quando os preços aumentam.

    Paridade de taxas

    Estratégia para manter a mesma taxa em todos os canais; as taxas são as mesmas, eles estão em “paridade”.

    Benchmarks

    Custos de aquisição do cliente. Assim, esses benchmarks mostram como os custos de aquisição do cliente afetam o desempenho da receita.

    Impacto das reservas de fidelidade

    A  fidelidade continua a ser uma grande fonte de negócios para hotéis.

    O poder da reputação

    Há uma correlação entre a pontuação de avaliação e ADR.

    Mix de canais no gerenciamento de receita

    Cada país tem suas próprias preferências de consumidor no que diz respeito aos locais para onde eles reservam suas viagens.

    Treinamento de gerenciamento de receita

    Certamente, há muita tecnologia disponível para gerentes de receita. Desta forma, essas ferramentas podem realmente tornar possível aprender no trabalho e, com dedicação suficiente, tornar-se relativamente proficiente no trabalho sem treinamento formal.

    Mesmo assim, o gerenciamento de receitas é uma função analítica com base em estatística e matemática (e muitas fórmulas do Excel!). Assim, para aqueles que procuram fazer disso uma carreira, pode ser extremamente útil ter um diploma formal que enfatize suas credenciais.

    Em certificações, a educação continuada não requer necessariamente um programa de graduação completo. Além disso, muitas universidades e organizações oferecem certificações e aprendizado online que podem ajudar a manter suas habilidades afiadas.

    E por fim, os gerentes de receita usam dados de ferramentas de inteligência de mercado e de negócios para criar estratégias. Em seguida, aproveitam o software para implementar as melhores táticas e puxar as alavancas de preços com base na demanda real/prevista.

    As estratégias de gerenciamento de receita são frequentemente combinadas, dependendo das prioridades das propriedades e das condições atuais do mercado. No entanto, nenhuma estratégia é estática; aqui estão alguns pontos de partida para o desenvolvimento de uma estratégia específica de propriedade.

    Software e soluções de gerenciamento de receita

    Existem várias categorias de software de gerenciamento de receita que podem impulsionar uma estratégia de receita ideal. No entanto, considere aquele que a função de revenue management funcione para seu hotel.

    Os sistemas de gerenciamento de receita (RMS) são multifuncionais e fornecem um conjunto abrangente de ferramentas para dar suporte à sua estratégia.

    Por outro lado, os sistemas centrais de reserva (CRS) gerenciam e distribuem centralmente o inventário de quartos, taxas e disponibilidade em tempo real para o site do hotel e canais de distribuição de terceiros.

    E os gestores de canal são parte fundamental de um estratégia de distribuição eficaz que prioriza a lucratividade.

    E então? Esperamos que este guia tenha sido útil para você embarcar em seu caminho para se tornar um gerente de receitas.

    Temos muitos recursos em nosso blog, que cobre todos os aspectos da vida do hotel, desde as operações até o gerenciamento de receitas.

    Onde quer que você esteja em sua carreira, você vai querer ficar por dentro de como as últimas tendências impactarão nossa indústria interconectada.

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