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O que é Taxa de Ocupação?

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Sumário

    Em nossas séries sobre KPIs de hotéis, fornecemos algumas explicações diretas de como calcular as famosas taxas, incluindo como gerenciar a taxa de ocupação. Veremos a seguir a sua importância em um cenário de hospitalidade em constante mudança.

    Vamos lá!

    O que é a taxa de ocupação?

    A taxa de ocupação, ou OCC (da abreviação em inglês “Occupancy”, que é “ocupação”), mostra, na verdade, qual é a porcentagem de seus quartos disponíveis você vendeu em uma determinada data ou em um período específico.

    Assim, é um dos principais KPIs utilizados pelos hotéis para medir o seu desempenho.

    Porém, normalmente, a ocupação é informada em um conjunto com outras métricas como a diária média (ADR) e a receita por quarto disponível (RevPAR).

    Como calcular a taxa de ocupação

    Certo. A fórmula básica para calcular a taxa de ocupação do hotel é:

    >>> quartos vendidos / quartos disponíveis

    No entanto, observe que seus quartos disponíveis devem incluir aqueles que estão temporariamente fora de serviço.

    Por exemplo, para pequenos reparos.

     

    >>> Veja também: Desempenho de meu hotel: as chaves de como otimizar

    No entanto, os quartos que estão fora de serviço, ou seja, àqueles não disponíveis para venda, devido à reforma em grande escala, não devem ser contados como quartos disponíveis.

    Vamos para um exemplo:

    Um Grand Hotel que possui um total de 300 quartos.

    237 são vendidos aos hóspedes.

    10 quartos, estão atualmente fora de serviço devido a danos causados ​​pela água.

    5 quartos estão fora de serviço em razão da limpeza mais profunda.

    Passo 1: vamos determinar o número de quartos disponíveis – total de 300 quartos – 10 quartos fora de ordem = 290 quartos disponíveis

    Passo 2: vamos determinar a porcentagem de ocupação – 237 quartos vendidos / 290 quartos disponíveis = 81,72%

    Ficou mais claro?

    O que sua taxa de ocupação diz sobre seu negócio

    Na verdade, sua porcentagem de taxa de ocupação informa o quanto de seu inventário de quartos você vendeu em um dia ou, em um determinado período.

    Isso significa que indica o quão bem-sucedido você foi na venda de seus quartos.

    No entanto, embora o OCC mostre o quanto sua propriedade está lotada, ele não dá uma ideia sobre a receita gerada por suas reservas.

    Portanto, use a taxa de ocupação em combinação com ADR e RevPAR para obter uma melhor visão geral do desempenho financeiro do seu hotel.

    As formas padronizadas de aumentar a taxa de ocupação de um hotel incluem:

    • ofertas e pacotes promocionais;
    • restrições de duração da estadia (LOS);
    • ajustes na estratégia de receita;
    • campanhas publicitárias;
    • e outras atividades de marketing

    O sucesso de todas essas iniciativas depende de como elas são direcionadas, da sua concorrência e, claro, da situação econômica.

    Em uma economia mais enfraquecida, você provavelmente verá uma demanda geral menor e, portanto, menor ocupação.

    As crises globais como a pandemia de Covid-19 e as proibições de viagens resultantes dela, também tiveram um forte impacto nessa métrica.

    Agora, compare suas taxas de ocupação atuais com valores históricos para ver como seu desempenho evoluiu ao longo do tempo.

    Com certeza, você provavelmente também verá tendências recorrentes, como alta ocupação durante datas de eventos comerciais e na alta temporada de viagens.

    Assim, compreender esses padrões permite que você crie uma estratégia sólida de gerenciamento de receita que maximize suas taxas e sua ocupação.

    Por fim, compare sua taxa de ocupação com seus concorrentes diretos.

    Isso mostra se você está obtendo seu quinhão de negócios no mercado de forma correta.

    Se não estiver, você sabe que é hora de ajustar sua estratégia de receita para gerar mais reservas.

    Se você está obtendo muito mais negócios do que seu compset, talvez seja hora de aumentar suas taxas.

    Alguns códigos de operação

    Rede administrada (1): Propriedades de marca e operadas pela rede.

    Franqueada (2): Propriedades de marcas operadas por terceiros que pagam taxas de franquia ou royalties para a rede pelo uso de sua marca, serviços de marketing e reservas, etc.

    Independente (3): Propriedades não afiliadas a uma rede e operadas independentemente, incluindo todos os hotéis sem marca e marcas selecionadas que atuam como associadas a outras.

    Outras receitas (4): Geralmente inclui receitas geradas fora dos departamentos de quartos e de alimentação e bebidas. As definições podem variar de acordo com o tipo de produto.

    Prós da taxa

    A taxa de ocupação dá uma indicação clara de quantos negócios seu hotel está fazendo.

    Assim, comparar a ocupação em relação aos concorrentes pode mostrar se suas tarifas precisam ser ajustadas

    Contras da taxa

    Na verdade, a taxa de ocupação por si só, não dá nenhuma indicação de como sua propriedade está se saindo financeiramente, apenas estimativas.

    Como aumentar a taxa de ocupação do seu hotel

    Conforme descrito acima, existem algumas maneiras padrão de aumentar sua taxa de ocupação, como ofertas e pacotes promocionais, restrições, ajustes de estratégia de receita, campanhas publicitárias e outras atividades de marketing.

    Especialmente, ao ajustar as tarifas e criar pacotes, é importante evitar descontos apenas com o fim de lotar seus quartos.

    >>> Veja também: Estratégia de gerenciamento de receita eficaz para hotéis

    Isso pode reduzir a lucratividade geral do seu hotel, atrair o mercado-alvo errado e prejudicar seu posicionamento no mercado.

    A recuperação de cortes imprudentes nas taxas também pode ser um desafio.

    Os clientes podem não querer retornar quando você cobra taxas mais altas se você não agregar valor de outra forma.

    Uma abordagem melhor para aumentar a ocupação de forma consistente seria estabelecer e manter uma estratégia de receita sólida sem mudanças erráticas nas taxas.

    Além disso, concentrar-se em melhorar a satisfação dos hóspedes e incentivá-los a deixar ótimas avaliações também é uma boa estratégia de longo prazo.

    Por isso, além de convencer mais pessoas a reservar com você, uma boa reputação também permite que você cobre taxas mais altas, o que é bom para seus resultados.

    Então? Gostou destas práticas de taxa de ocupação? Então leia Número de quartos ocupados em um hotel

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