A gestão de estoque hoteleiro eficaz é um aspecto central para administrar um negócio de sucesso. Neste artigo, você saberá como fazer ele trabalhar para você e conquistar essa eficiência
A gestão de estoque hoteleiro
Em qualquer dia, você pode lidar com as últimas promoções de marketing do seu hotel. Assim, você tem de controlar:
- análise de seus números de vendas;
- taxas de ocupação;
- gestão das expectativas;
- avaliações online;
- fiscalização das obras de manutenção e renovação.
E isso antes mesmo de mencionarmos a gestão de estoque hoteleiro!
Pois bem, tudo isso depende de como você está gerenciando seu estoque e, com o aumento da concorrência no cenário atual de pandemia, pode se tornar cada vez mais difícil.
Assim, a gestão de estoque hoteleiro envolve a criação e a administração da demanda, bem como a maximização dos retornos. Por isso, o investimento que respalda um hotel está vinculado aos seus quartos. Além disso, os retornos só podem ser obtidos com a venda ideal desses quartos.
Mas, o que é o sistema de gestão de estoque hoteleiro?
A gestão de estoque hoteleiro se refere ao processo de pedido, armazenamento e distribuição de ativos circulantes ou produtos acabados de uma empresa.
Mas, isso inclui também o gerenciamento e processamento de matérias-primas, como produtos acabados e componentes.
Desta forma, com essa estratégia, pode-se garantir que as empresas mantenham estoque suficiente para atender às demandas de seus clientes.
Na indústria hoteleira, os quartos são o estoque principal. Os hoteleiros precisam garantir que terão vagas a taxas que atrairão os clientes para reservá-las.
Se esses quartos não estiverem disponíveis a um preço competitivo, eles permanecerão desocupados, diminuindo a receita. No entanto, o estoque secundário inclui suprimentos para quartos, insumos de restaurantes e até lojas de presentes.
Na verdade, eles devem ter estoque suficiente, como produtos de higiene, toalhas, cobertores e muitos outros itens. Além disso, eles devem ter alimentos adequados e produtos populares para seus convidados comprarem sem desperdiçar.
Quando a gestão de estoque hoteleiro não é feita de maneira adequada, pode fazer com que se perca dinheiro. Com isto, a gestão de estoque auxilia os hoteleiros em cinco áreas.
1. Uso do espaço com mais eficiência
Ter um sistema de gerenciamento de estoque garante que as empresas tenham quartos e produtos com preços certos. Esse processo também minimiza o desperdício e os custos de transporte devido a itens deteriorados e perecíveis.
Assim, seu hotel precisa de estoque agrupado. O inventário agrupado pode ser obtido usando um sistema automatizado que garantirá que seu hotel evite também, por exemplo, reservas duplas e overbookings.
2. Identificação dos itens mais lucrativos
A tecnologia de gerenciamento de estoque ajuda os hoteleiros a identificar seus produtos e serviços mais populares. Ele permite que você faça previsões com precisão.
Assim, uma estratégia abrangente de estoque de quartos permitirá que você preveja quando seus quartos terão maior demanda.
3. Desenvolver promoções e pacotes direcionados
Este processo pode ajudar os proprietários de hotéis a desenvolver campanhas de marketing eficazes com base nos itens mais vendidos e nos quartos mais populares.
Use estratégias de marketing OTA a seu favor. O fato é que os OTAs têm mais dinheiro para gastar em marketing do que você. Use isso a seu favor e deixe-os promover sua propriedade para você.
4. Economia de tempo e dinheiro
O gerenciamento de estoque em tempo real pode controlar os produtos pedidos e em estoque. As empresas não precisarão recontar itens ou certificar-se de que os registros sejam precisos. As empresas também saberão quais itens giram mais rápido.
5. Melhoria da precisão
O gerenciamento de estoque ajuda os hoteleiros a identificar o quanto do estoque está disponível. Isso evitará que se tenha escassez de produtos. Otimizando o inventário do quarto. Veja e analise onde seu hotel precisa de uma estratégia abrangente de estoque de quartos e nos quartos.
6. Preços otimizados
Saber elevar os preços durante períodos de pico e o quanto se pode descontar para garantir que os quartos sejam alugados, podem maximizar seu retorno. Por meio de preços dinâmicos, as empresas podem oferecer descontos e incentivos de forma controlada durante diferentes temporadas.
7. Distribuição inteligente
Os hotéis geralmente anunciam seus quartos por meio de vários canais, como agências de viagens online, para otimizar o alcance e promover as vendas. No entanto, o gerenciamento da distribuição é essencial e envolve o cálculo de quartos em um determinado período. Ao fazer isso, você terá a capacidade de fazer escolhas informadas sobre a realocação de cancelamentos.
Considere seu segmento de mercado-alvo ao adicionar agentes à sua rede de distribuição. Por isso, é importante formar parcerias com os agentes certos para sua propriedade.
8. Colete dados e utilize-os com eficácia
Não importa quão boa seja sua estratégia de distribuição. Na verdade, você precisa reconhecer que sempre há espaço para melhorias. A melhor maneira de aprimorar e melhorar sua estratégia de distribuição é coletar dados e iniciar um melhor entendimento de seus hóspedes.
Por meio da coleta de dados, você poderá entender quais canais geram mais receita e quando.
9. Aumente as oportunidades de reservas diretas
Muitos viajantes usam agentes de distribuição, como OTAs, como ponto de partida para suas pesquisas relacionadas a viagens. Nesses momentos importantes, certifique-se de que seus hóspedes em potencial saibam que podem reservar diretamente com você. Portanto, torne a reserva online simples em seu site.
10. Automatização
Custa tempo e dinheiro para armazenar, rastrear e promover o estoque em vários canais de reserva. Como o gerenciamento incorreto do estoque pode causar problemas financeiros significativos, os hotéis devem estar vigilantes ao rastrear seus dados.
Por isso, a tecnologia o ajudará a aproveitar ao máximo seus dados e a criar uma estratégia de gerenciamento de estoque equilibrada, que inclui:
- maximização de vendas – quanto tempo leva para vender quartos de hotel
- redução de tempos de espera das reservas
- ter uma melhor compreensão de quais comportamentos e tendências do consumidor
- qual é o número mínimo de quartos que você precisa vender por meio de cada tipo de canal de reserva
- como realocar quaisquer cancelamentos
- monitoramento de tendências de demanda e vendas por meio de relatórios internos
- centralização de todos os recursos da equipe
- compreensão do estoque problemático
Concentrando-se na gestão de estoque hoteleiro
Assim, o gerenciamento de estoque é um conceito abrangente que envolve entender, supervisionar e controlar o estoque de quartos do seu hotel.
Saiba disso: o estoque do seu hotel é o seu maior patrimônio e representa a maior parte do seu investimento.
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