Overbooking em hotel: como evitar que aconteça no seu empreendimento

Início/Hotéis/Overbooking em hotel: como evitar que aconteça no seu empreendimento

Overbooking em hotel: como evitar que aconteça no seu empreendimento

By |2020-04-02T00:27:42-03:00|Hotéis|0 Comentários

Overbooking em hotel: como evitar que aconteça no seu empreendimento

Você já teve de lidar com a seguinte situação no seu hotel: vendeu um mesmo quarto para mais de uma pessoa e quando os dois hóspedes chegaram, não soube o que fazer, porque não tinha quartos suficientes disponíveis?

Chamada de overbooking, essa situação traz grande dor de cabeça à gestão do hotel e pode desgastar muito a imagem do negócio, afastando clientes. Para você não ter prejuízos, neste artigo mostrando como evitar essa falha em sua gestão de reservas. Confira!

Porque acontece overbooking

Overbooking em hotel: pessoas esperando no balcão de recepção do hotel

O overbooking pode acontecer por algumas razões, a principal delas é a falta de eficiência na gestão de reservas do hotel. Quando isso acontece, erros no controle de UHs resultam na venda de mais quartos do que o hotel tem disponível. 

Outra causa comum de overbooking é a ânsia por lotar o hotel. Nesse caso, a gestão do empreendimento conta com determinada porcentagem de cancelamentos e no-show, e para compensar essa taxa e não ter prejuízos, vende quartos de forma duplicada. 

Nos dois casos, a insatisfação do hóspede com a situação pode acabar em reclamações, dor de cabeça e prejuízos para o hotel e para o cliente, e má fama para o nome do empreendimento.  

2 dicas para evitar overbooking 

Overbooking em hotel: recepcionista entregando chave para hóspede

Veja duas formas de evitar overbooking no seu hotel e não perca hóspedes e nem tenha prejuízos.

 1. Tenha processos de reserva bem definidos 

Como você viu, o principal motivo para o overbooking é a falta de controle na gestão de reserva do hotel. E para começar a resolver esse problema o primeiro passo é definir bem os processos de venda de uma hospedagem. Entre as ações que você deve adotar estão: 

  • Instruir sua equipe sobre quais etapas devem ser seguidas para o registro de uma nova reserva
  • Integrar os canais de venda
  • Impor regras, como o pedido de sinal para a confirmação da reserva. 

Com essas medidas você organiza seu controle de reservas e diminui os riscos de um overbooking. 

2. Use um sistema de gestão hoteleira

Nossa segunda dica para evitar a venda duplicada de um quarto é usar um software de gestão hoteleira, pois sem ele fazer o controle eficiente de reservas é praticamente impossível. 

Um bom sistema de gestão para hotéis garantirá a você o controle completo e eficiente das UHs e otimizará os seus processos de reservas. Além disso, escolhendo o PMS certo, você consegue reduzir custos e aumentar sua margem de lucros. Assim, nunca terá de recorrer ao overbooking como tentativa de aumentar o faturamento.  

Quer evitar o overbooking aí no seu hotel e revolucionar toda a gestão do seu negócio? Então, faça o test drive do Bitz Hotel, um software desenvolvido especialmente para atender às necessidades do segmento hoteleiro.


Deixar Um Comentário