A taxa de ocupação é um dos principais indicadores-chave de negócio de hotéis: afinal, quartos cheios significam que o empreendimento está atraindo hóspede e receita está sendo gerada.

A sazonalidade, tão impactante no setor de hospedagem, no entanto, torna um grande desafio para os gestores e donos de hotéis manter seus quartos ocupados em todos os períodos do ano. 

Mas como os custos do negócio não desaparecem porque é meio de semana, inverno ou verão, neste artigo nós reunimos dicas práticas que ajudam a manter uma boa taxa de reservas mesmo na baixa temporada. Confira!

Aposte na criação de pacotes e promoções sazonais 

É comum que a baixa taxa de ocupação esteja ligada à falta de atrações da cidade em que seu empreendimento está localizado em determinada época do ano. Hostels na praia tendem a ficar vazios durante o inverno. Pousadas na serra perdem seus hóspedes nos dias de calor intenso… 

taxa de ocupação-tag de mala com a inscrição "promoção"

Para driblar esse cenário, criar pacotes e promoções especialmente para os períodos de baixa temporada para o seu hotel é uma boa forma de atrair os hóspedes que não encontram motivação no clima ou na paisagem para visitar seu empreendimento naquela época do ano.  

Se o seu hotel fica na praia, você pode estabelecer tarifas promocionais especiais para finais de semana no inverno. Já se o seu empreendimento está em uma cidade serrana, pode criar pacotes exclusivos para o verão, por exemplo.  

Apoie eventos culturais e empresariais 

Se o seu hotel não fica em um cidade turística, a sazonalidade do seu negócio é diferenciada, não depende do clima e nem da paisagem… E para driblar as poucas reservas das baixas temporadas pode ser necessário ir além das promoções e pacotes. 

Se o seu empreendimento fica em uma cidade com poucas atrações turísticas, atrair eventos empresariais e investir em programas culturais pode melhorar muito sua taxa de ocupação em períodos em que seu hotel comumente teria poucos hóspedes.  

Foque suas ações em um nicho 

Independemente de onde está localizado o seu hotel ou pousada, uma ação que ajudará a atrair clientes é focar sua atenção em um nicho específico. 

taxa de ocupação: casal de meia idade sendo atendido na recepção do hotel

Para que essa estratégia traga bons resultados, no entanto, é importante entender bem “qual o seu tipo de hotel” e saber exatamente “quem é o seu cliente” ou o “tipo de cliente que você quer conquistar”. 

Se gerencia um hostel na praia, pode direcionar seus esforços para atrair jovens aventureiros e amantes de um estilo de vida mais saudável. Se tem uma pousada na serra, pode focar em conquistar pessoas de terceira idade que gostem de viajar. E se fica em uma cidade de forte atividade industrial, pode direcionar suas ações para empresários. 

Criando uma identificação com seus hóspedes, você poderá retê-los e fidelizá-los. Assim será mais fácil que eles voltem, mesmo na baixa temporada. Esperamos que nossas dicas de como manter uma boa taxa de ocupação no seu hotel mesmo com o desafio da sazonalidade tenham sido úteis para você. Se quiser receber outros insights e notícias do setor de hospedagem, siga a Bitz Softwares nas redes sociais, estamos no Facebook e no LinkedIn.