Novo Episodio da Maratona da Hospitalidade NO AR!

Motel de luxo: o que não pode faltar?

  1. Home
  2. Motéis
  3. Motel de luxo: o que não pode faltar?
Tempo de Leitura: 7 minutos

Sumário

    Falar sobre o conceito de motel de luxo e suas tendências recentes na indústria da hospitalidade é falar de um nicho de mercado em expansão. Na verdade, são muitas as mudanças nas estruturas em pouco tempo. 

    Se você perguntar para pessoas conhecidas sobre apreciar as coisas boas da vida, e perguntar “o que define um motel de luxo?”. Você, provavelmente, obterá uma variedade de respostas, não é verdade? Desde os confortos mais modernos, desde um restaurante a um spa impecável ​​e excepcional, tudo deve ter um preço que justifica a oferta e a experiência.

    Mas, de fato, o quê define um motel de luxo, afinal? Neste artigo, veremos melhor essa redefinição sobre o conceito de motel de luxo e como isso impacta em seu segmento. Confira!

    Conceito de motel de luxo

    Com a crescente complexidade do setor de hospitalidade, a clientela é composta por aqueles que buscam qualidade. Além disso, também buscam prestígio e gastam muito. Neste caso, exploraremos o conceito de motel de luxo no seu sentido mais amplo, não apenas em mostrar estruturas “caras”. 

    Como vimos, as tendências recentes em todo o mundo, sugerem que as empresas no mercado de hotéis e motéis de luxo considerem essas tendências. Isso, para ganhar ou manter a competitividade.

    O que é hospitalidade de motel de luxo?

    Um palácio ou um motel de luxo 5 estrelas?

    Motéis em todo o mundo são frequentemente chamados de palácios ou “grandes damas”.

    Na verdade, são vestígios de uma época passada, quando grandes hotéis e motéis eram associados ao luxo e ao glamour.

    Mas o conceito, em seu verdadeiro sentido, se refere a estabelecimentos que atendem a determinados critérios específicos.

    Quais são eles?

    O termo “motel” era usado para descrever um “hotel de beira de estrada” projetado principalmente para viajantes, principalmente nos Estados Unidos. Assim, destinava-se especificamente aos hóspedes que viajavam de carro.

    Na verdade, eram também acomodações que costumavam ficar localizados perto de rodovias, permitindo que os viajantes descansassem um pouco durante viagens mais longas. 

    Porém, esse conceito mudou radicalmente, tanto nos EUA quanto no Brasil. Então, tornando um palácio diferente de um motel de luxo 5 estrelas hoje, embora não haja uma categoria oficial como tal?

    A hospitalidade de motel de luxo em serviços de alto padrão

    E com esse novo cenário de clientela moderna que a hospitalidade para motel de luxo mudou. Contudo, os “palácios” não são mais reservados para os viajantes e nem os super ricos e famosos. Evidentemente, as expectativas também mudaram.

    Assim, se adotam uma combinação de estratégias de marca que incluem abordagens suaves, mas chamativas. Aquela apelação da ostentação de materiais caros ou vinculados somente à perspectiva de buscar prazer a todo custo, é coisa do passado. Portanto, baseia-se na identidade única da marca voltada para a individualidade, e que se beneficia da escala.

    Desta forma, um motel de luxo é considerado um motel que proporciona uma experiência de acomodação inesquecível ao hóspede. Não há padrões definidos (como estrelas) para motel de luxo. Frequentemente, na categoria de hotéis de 4 ou 5 estrelas descrevem-se como ‘luxuosos’.

    Todo mundo tem um dispositivo móvel, e para achar um motel de luxo, não precisa ir mais à beira da estrada. Basta clicar e achar o mais próximo à sua localização. Por isso, é crucial garantir que se forneça o conteúdo mais relevante e atraente durante toda a expectativa do cliente. 

    Aqui estão algumas estratégias poderosas que seu motel de luxo pode implementar para criar experiências mais significativas e gerar maior sucesso.

    1. Personalização de presença online

    O serviço personalizado é fundamental. Embora essa seja a base de toda experiência em motel de luxo, muitos carecem de personalização em seu site e em sua estratégia de marketing. E com clientes se sentindo frustrados quando o conteúdo do site não é personalizado, é a chave para começar o relacionamento com o cliente com o pé direito. 

    Na verdade, é importante focar na personalização que atenda às necessidades dos clientes em potencial. Assim, isso cria uma experiência perfeita com sua marca. Uma estratégia de personalização verdadeiramente bem-sucedida ajudará a orientar os clientes e construir uma conexão mais profunda.

    Por exemplo, status de fidelidade. Se um cliente estiver conectado, dê-lhe as boas-vindas para concluir o planejamento de sua visita. 

    2. Personalização de marketing voltada para a pessoa

    Além disso, você também pode servir pacotes e experiências que sejam relevantes para os interesses do cliente, como bem-estar, vinho, etc. 

    Mais do que a posição de fidelidade, personalizar o conteúdo em torno do valor pode ser uma estratégia poderosa. Desta forma, para seus “melhores hóspedes frequentes”, que frequentam mais vezes, ofereça tipos de quartos atualizados de suas estadias anteriores.

    Da fase de sonho e atração à fase de vivência e experiência, mensagens significativas e relevantes para cada jornada de estadia são essenciais. Assim, as mensagens de campanha devem ser centradas nas informações que os hóspedes em potencial buscam. Por isso, em cada fase da jornada, você nutre seus clientes por meio do funil de reserva e retorno.

    3. Criar uma conexão emocional com  todos os visitantes 

    Antes, as grandes empresas visavam a atração outdoor. Hoje, um motel de luxo usa a ciência por trás dos dados do cliente. Assim, você sabe identificar tendências nos segmentos, o valor emocional, sabe criar do público-alvo, conteúdo relevante. 

    Desta forma, expressar seu DNA para ser relevante, inclui interpretação de inovação e qualidade. Por isso, é construída a sua filosofia de serviço e valores. Portanto, ao analisar os dados e avaliações, você sabe identificar tendências. Concentre-se em descobrir os benefícios emocionais e funcionais que cada segmento associa à sua marca. 

    4. Melhor integração de programas de gestão 

    Como vimos, é fundamental para a estratégia de um motel de luxo ir além de conquistar o cliente, mas torná-lo recorrente. Por exemplo, quando um visitante do site está navegando, ele pode ser estimulado a verificar vantagens adicionais, como no quarto, champanhe de boas-vindas, etc. 

    Desta forma, você pode implementar a mesma estratégia para suas ofertas e pacotes experienciais, bem como outras áreas. Mas, aqui está uma seleção de características que um motel de luxo pode ainda apresentar:

    • Permitir um processo de reserva rápida e fácil;
    • Check-in e check-out rápido, fácil e discreto;
    • Ter quartos definidos para exatamente o que o cliente deseja – em termos de categoria, localização física, tamanho da cama, etc.;
    • Serviço incrível: os clientes devem ter a sensação de que são conhecidos e valorizados;
    • Seja sempre amigável e respeitoso;
    • A limpeza, interna e externa, deve ser silenciosa e não interferir no aproveitamento da estadia;
    • Oferecer um ótimo café da manhã, janta, almoço ou café da tarde, em termos de qualidade, com serviço de 24 horas;
    • Atenção nas comodidades para clientes em serviço de lavanderia;
    • Design de interiores exclusivos;
    • Características do quarto de motel de luxo com móveis de alta qualidade, atenção aos detalhes estéticos.

    E, claro, uma cama king-size com um bom colchão, lençóis de alta qualidade e uma variedade de tipos de travesseiros. Ou, até, um menu de travesseiros! 

    Outras áreas

    Banheiros luxuosos com banheira para dois e:

    • Pias para ele e ela;
    • Espaço suficiente no balcão;
    • Boa pressão da água;
    • Produtos de higiene pessoal de prestígio ou artesanais;
    • Muitas toalhas fofas de alta qualidade;
    • Espelho de maquiagem que ilumina;
    • Prateleiras ou ganchos suficientes;
    • Bidê;
    • Ventilação, etc.

    Concluindo, o que torna um motel de luxo?

    Sejam novos ou antigos, tradicionais ou modernos, boutique ou mais de 30 quartos, trata-se de criar uma experiência mágica, única. Sim, como nenhuma outra. Um “uau!” que alimenta o ego de todos. 

    Com isso, tenha seu próprio sistema de gestão para pequenos, médios e grandes motéis. O Bitz Motel garante que você tenha controle total do seu negócio. Além disso, com um suporte técnico, ele aumenta a sua receita, seu cliente consegue reservar um quarto e você não paga nenhuma taxa por isso.

    Conheça agora o Bitz Motel!

    Assine a Newsletter

    Fique sempre por dentro das atualizações para ter a melhor hospitalidade.

    Assinar Gratuitamente