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Tecnologia na Motelaria: um caminho sem volta

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Sumário

    É fundamental não apenas acompanhar as últimas tendências em tecnologia no setor de motelaria, mas acompanhar o momento. Por quê? Exatamente porque o setor se encontra em seu estágio altamente competitivo. E desta forma, aqueles que não se adaptam podem ficar para trás. Neste artigo, veremos como o setor precisa da tecnologia na motelaria para seu sucesso.

    Entendendo o momento atual

    Hoje, manter o controle sobre o fluxo é especialmente essencial no contexto da pandemia do COVID-19. Por isso, as expectativas e requisitos do cliente estão mudando continuamente. Aqui, explicaremos para você como poderá aprender mais sobre as últimas tendências de tecnologia na motelaria para 2022. Além disso, como as empresas de hospitalidade e motelaria precisam estar cientes dessas mudanças.

    Descobrindo as últimas tendências de tecnologia na motelaria

    Abaixo, você encontrará as tendências gerais de tecnologia na motelaria, que servem como uma solução para a crise em que vivemos no momento, liadas às mudanças associadas no comportamento do consumidor.

    1. Pesquisa por voz

    A pesquisa por voz é uma tendência crescente em tecnologia na motelaria, porque muitos hóspedes estão recorrendo ao recurso para encontrar motéis, hotéis, restaurantes e cafés. Portanto, vale a pena dedicar um tempo para capitalizar adequadamente isso. Para realizar, você precisará certificar-se de que seu site e software de reservas estão estruturados de forma que a pesquisa por voz possa ser usada corretamente.

    Em alguns ambientes, a demanda por controle de voz também está crescendo. Isso pode incluir desde o uso de controle de vários dispositivos no quarto, até a recepção automatizada de pedidos em restaurantes, entre outros. Assim, significa que os clientes não precisarão mais esperar, tanto para ser atendido ou ser visto, buscando pela equipe de trabalho.

    2. Pagamentos sem contato

    Os pagamentos sem contato oferecem uma série de vantagens para motéis, e é por isso que essa tem sido uma das principais tendências de tecnologia na motelaria nos últimos tempos. Além de agilizar os pagamentos e aumentar a satisfação do cliente, a tecnologia sem contato também é facilmente compatível com os programas de fidelidade.

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    Desta forma, os pagamentos em dispositivos móveis, sem contato, são possíveis mesmo se os clientes não estiverem com a carteira em mãos. Além disso, com a COVID-19 presente na mente dos hóspedes, os pagamentos sem contato também podem oferecer uma excelente maneira de reduzir a aproximação.

    3. Robôs em motéis e restaurantes

    Uma das tendências de tecnologia em motelaria mais interessantes que a indústria está enfrentando é o surgimento da robótica e o uso de robôs. Assim, eles realizam tarefas tradicionalmente realizadas antes, por humanos. Por exemplo, os robôs podem ocupar a função de concierge em motéis, dando as boas-vindas aos hóspedes e fornecendo informações importantes para seus clientes.

    Da mesma forma, alguns motéis começaram a usar robôs para fins de segurança e até limpeza. Essa é uma prática que pode ser replicada no restante da indústria, inclusive em restaurantes. Além disso, o uso de robôs também pode ajudar a tornar um ambiente mais seguro para o COVID.

    4. Chatbots

    Os chatbots são uma tendência emergente na tecnologia em motelaria há alguns anos. Porém, a importância dessa opção só está crescendo, especialmente porque os clientes agora exigem respostas rápidas a perguntas a qualquer hora do dia. Motéis e hotéis, bem como restaurantes, também costumam atrair consultas de pessoas em fusos horários diferentes, portanto, é difícil ter sempre colaboradores disponíveis.

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    Um bom chatbot responderá às perguntas mais comuns sem a necessidade de qualquer envolvimento humano. Em casos mais específicos, o chatbot pode obter informações e, em seguida, passar a consulta para alguém da equipe, se precisar.

    Por exemplo, é importante notar também que, com o surgimento do COVID, os clientes provavelmente terão dúvidas sobre muitos assuntos. Os chatbots podem ser ideais para responder essas perguntas.

    5. Realidade Virtual

    A realidade virtual é outra das principais tendências de tecnologia na motelaria que você precisa estar ciente. Em particular, isso pode fazer a diferença no estágio em que os clientes estão prontos para fazer uma reserva. Ou seja, porque dará aos clientes uma ideia muito mais clara do que podem esperar quando visitam o motel.

    Durante a pandemia, aqueles que trabalham com marketing de hospitalidade, têm uma oportunidade boa de capitalizar a tecnologia de realidade virtual. Isso significa, ganhar vantagem sobre os concorrentes, porque fornece a capacidade de experiência prévia antes de entrar em um motel.

    6. Check-in móvel

    A tecnologia na motelaria de check-in móvel é outra área importante a ser considerada. Isso, porque pode ajudar a melhorar a experiência do cliente no momento de sua chegada. Ou seja, é especialmente benéfico. As primeiras impressões podem ter uma grande influência na forma como os clientes se sentem em relação a sua visita.

    Crucialmente, os check-ins móveis desviam a necessidade de interações face a face com o cliente. Isso corresponde com as tendências mais amplas de tecnologia sem contato no setor de motelaria.

    7. Internet das Coisas (IoT)

    Outra tendência tecnológica na gestão de motelaria é a ‘Internet das Coisas’, ou IoT. Ela envolve a extensão da conectividade da Internet aos objetos e dispositivos do dia a dia.

    Como assim? Então, esses dispositivos podem coletar dados e se comunicar ou interagir pela Internet, transformando dispositivos não inteligentes em dispositivos ‘inteligentes’. Muitas vezes, são semi ou totalmente autônomos.

    Um exemplo disso, já sendo usado com o setor de motelaria, são os termostatos habilitados para internet, usados para ajustar automaticamente a temperatura ambiente. Outro exemplo, o mesmo conceito também está sendo implantado para iluminação, melhorando a eficiência energética, reduzindo a intensidade da luz durante o dia.

    8. Cibersegurança

    Finalmente, a crescente necessidade de segurança cibernética está entre as tendências de tecnologia na motelaria mais vitais. Hoje, motéis e hotéis dependem mais de dados do que nunca e, também, usam mais os sistemas de TI. No entanto, isso os deixa potencialmente em uma posição muito mais vulnerável. Por quê?

    Então, algumas das maiores ameaças incluem ataques de hackers ou mesmo erros humano dentro dos sistemas. Por esse motivo, os motéis precisam investir adequadamente em treinamento sobre segurança cibernética:

    • proteger seus sistemas de TI;
    • manter os dados dos clientes seguros e sigilosos;
    • garantir o armazenamento em backup e recuperáveis.

    9. Big Data

    A coleta de dados cresceu rapidamente em quase todos os setores. Mas, surtem grande efeito por empresas de hospitalidade quando fornecem experiências mais personalizadas. Por exemplo, quando é usado por agentes ao fazer recomendações inteligentes de destinos.

    Na indústria da hoteleira e motelaria, o big data permite que as empresas identifiquem tendências, adaptadas para fins de gerenciamento de receita. Assim, isso permite abordagens mais baseadas em dados, para estratégias de preços. Desta forma, isso permite que os gestores obtenham uma compreensão mais clara do desempenho atual.

    Além disso, o sistema de gestão em nuvem para motéis obtém desempenho superior a quem não possui, pois responde a solicitações de taxas, disponibilidades, reservas, etc. Esse desempenho era impossível para as plataformas antigas, causando inúmeras oportunidades perdidas.

    A tecnologia na motelaria como prioridade

    Hoje, as interfaces intuitivas para tecnologia na motelaria, como o PMS, nos permite que a equipe passe mais tempo focando no atendimento, em vez de atrasar processos legados do passado. Isso, resulta em uma redução de 20% no tempo de check-in.

    Assim, com essa interface intuitiva, a equipe do motel também pode acomodar mais facilmente, gerenciar alterações em tempo real, proporcionando uma experiência de serviço mais integrada na recepção. Além disso, a tecnologia da Bitz Motel, por exemplo, também ajuda a equipe de reservas a melhorar a experiência do hóspede.

    Essa automação aumenta a consistência e o retorno. De fato, a adoção de sistemas de gestão aumentam a velocidade nos processos. Ainda, o motel consegue executar atualizações e migrações de código em nuvem com tempo zero devido à sua capacidade.

    Como vimos, a experiência do hóspede no motel é uma prioridade, e sabemos que a agilidade é muito importante. Portanto, em um futuro próximo, lance recursos mais rápidos, limpos e personalizados que atendam às suas necessidades.

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