Walk-in em motel

Você sabe o que é walk-in? Sabe a diferença entre walk-in e check-in na motelaria? Se a sua resposta a essas perguntas for negativa, é hora de entender as diferenças entre esses dois processos para poder garantir ao cliente do seu motel a melhor experiência de atendimento.

Neste artigo, nós esclarecemos o que é walk-in e como essa modalidade de entrada do cliente é importante para os estabelecimentos moteleiros. Confira!

O que é walk-in?

Em negócios de hospedagem em geral, walk-in é o termo utilizado para denominar a chegada de um cliente sem reserva à procura de um aposento. 

Enquanto em hotéis, pousadas e hostels o mais comum é que aconteça o check-in, processo de ingresso de um hóspede que reservou previamente seu quarto, nos móteis, o walk-in corresponde à grande maioria das entradas de clientes no estabelecimento. Sendo assim, é importante que os atendentes da recepção sejam treinados para lidar com essa situação da forma mais adequada.

Por que o atendimento na recepção é tão importante em um motel?

Conscientes de que o walk-in é a forma mais comum de ingresso de clientes nos motéis, é fundamental que donos e gestores desse tipo de estabelecimento compreendam a importância do serviço de recepção na motelaria.

Como a realização de reservas utilizando canais como telefone e internet não são comuns na maioria dos motéis, é normal que a recepção seja o primeiro contato entre o cliente e o estabelecimento. Por isso, os atendentes e recepcionistas de motel têm a missão de causar uma boa primeira impressão. 

É essencial saber que, em um ingresso na modalidade walk-in, o atendimento oferecido na recepção é o principal responsável pelo cliente decidir ficar ou não no estabelecimento.

No mais, a recepção de um motel cuida do controle de entrada e saída de clientes, da conferência das suítes antes da liberação dos carros e do registro das locações. Sendo assim, essa área tem papel importantíssimo na garantia da segurança e do bom controle financeiro do motel, sendo o seu controle adequado fundamental para combater problemas como as fraudes, tão comuns no segmento moteleiro.

3 maneiras de diferenciar seu motel pelo atendimento da recepção

Um bom atendimento é fundamental não apenas para deixar o cliente do motel satisfeito, mas também para que ele volte e indique o estabelecimento para outras pessoas.

E para que o atendimento na recepção do seu motel seja diferenciado e lide de forma exemplar com o walk-in, vale a pena observar as dicas a seguir:

1. Tenha flexibilidade

O seu recepcionista deve ser uma pessoa flexível, não só porque terá de se adaptar a horários noturnos e trabalho nos finais de semana, mas sobretudo para estar apto a lidar com os mais diferentes tipos de clientes e suas exigências.

2. Conte com profissionais discretos

Pessoas que não têm a discrição como uma de suas principais qualidades não podem trabalhar em um motel. Repassar informações de trabalho, comentar sobre os clientes comprometendo a privacidade deles, entre outras coisas, são comportamentos inaceitáveis para um atendente de motel.

3. Tenha a cordialidade como prioridade

Manter a cordialidade é um dos pontos principais da rotina dos profissionais que trabalham em uma recepção de motel. Afinal, esses profissionais têm a responsabilidade de recepcionar de maneira gentil e atenciosa os hóspedes, independentemente do temperamento e do humor de quem está sendo atendido.

É imprescindível que o recepcionista do motel sempre preze pelo bom atendimento dos clientes e tente, da melhor maneira possível, acolher a todos com cordialidade, flexibilidade e, acima de tudo, discrição. Dessa forma, você terá visitantes satisfeitos, sempre dispostos a voltar ao seu estabelecimento.

Esperamos que este texto tenha esclarecido para você as diferenças entre walk-in e check-in. E se você quiser se manter atualizado sobre o setor moteleiro, acompanhe sempre as publicações aqui, no blog do Bitz Motel.

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