Gestão financeira para motel

Muitos donos e gerentes de motel pensam que a gestão financeira se resume ao controle dos custos e das receitas. No entanto, ela é muito mais do que isso. E à medida que o motel cresce, o gerenciamento financeiro fica mais complexo e maior é a necessidade de que seja feito de forma correta. Afinal, é ele que assegura o crescimento sustentável do negócio.

Se você está em busca de dicas de gestão financeira para melhorar seus resultados: este é o lugar certo! Continue a leitura e veja como administrar de forma mais eficiente as finanças do seu motel.

A importância da gestão financeira

Estar com as finanças em dia é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Porém, muitos administradores têm muitas dúvidas sobre o assunto e não fazem ideia de por onde começar um controle financeiro: isso pode trazer prejuízos graves ao estabelecimento. 

Tenha em mente que, mesmo que o seu motel seja incrível: ofereça instalações deslumbrantes e atendimento e serviços impecáveis que conquistam e fidelizam os clientes, se o dinheiro não for bem controlado, seu negócio terá baixa lucratividade e pode vir a ter prejuízos que, em casos extremos, podem levar até à falência. 

5 dicas para uma boa gestão financeira do seu motel

Para o seu motel não viver contando trocados e você não correr o risco de ter de fechar as portas por falta de capital para operar, nós selecionamos cinco dicas de gestão financeira que, quando colocadas em práticas, ajudam a manter as finanças do seu negócio sob controle: 

1. Separe as finanças pessoais das do negócio

Misturar contas e dinheiro pessoal com valores e contas da empresa é um dos erros mais comuns e mais graves que donos cometem na gestão financeira de um negócio. Por isso você deve evitá-lo a todo custo se quiser controlar as finanças do seu motel. 

Tenha uma conta bancária para uso exclusivo da empresa e jamais pague contas pessoais com o dinheiro do motel e nem dívidas do motel com o seu dinheiro pessoal. 

Estabeleça um percentual do lucro do negócio para retiradas mensais e não extrapole esse limite de forma alguma.

2. Controle o fluxo de caixa

Outra dica essencial para a gestão financeira de um motel é dar atenção ao fluxo de caixa.

É comum ver motéis que estão sempre lotados e mesmo assim, no final do mês, não têm dinheiro nem para arcar com as despesas básicas, como pagamento de colaboradores e contas de água e energia. E o principal motivo para esse cenário é haver negligência no controle das entradas e saída de dinheiro.

É fundamental que seja feito o registro imediato de toda entrada e saída de dinheiro do estabelecimento. Só assim é possível identificar os problemas que estão levando à falta de dinheiro. 

O controle eficiente do fluxo de caixa pode apontar desvios de dinheiro, fraudes, roubos, gastos acima do ideal e muitas outras razões para o seu motel ter baixa lucratividade ou, pior, estar em dificuldades financeiras. 

3. Faça planejamento financeiro

O planejamento financeiro é um documento que centraliza as previsões de entrada e saída de dinheiro de uma empresa em determinado período. E é uma ferramenta indispensável para a boa gestão das finanças de um motel.l 

Um planejamento financeiro bem feito deve conter as seguintes informações:

  • custos relacionados à prestação dos serviços e à operação do negócio
  • despesas referentes à manutenção da empresa
  • valores que se espera receber no período a que se refere o planejamento
  • valor dos investimentos que serão feitos na melhoria da infraestrutura do motel.

Você pode saber mais sobre esse assunto lendo nosso artigo “Como fazer planejamento financeiro para motel”. 

4. Automatize as atividades da área financeira

O ideal é que dono e gerente do motel tenham apenas as funções de analisar o cenário financeiro, tomar as decisões necessárias e liderar os colaboradores. Toda a burocracia do negócio deve ser automatizada pelo uso de recursos tecnológicos que ao final dos processos de controle podem gerar relatórios que ajudam a fazer um melhor planejamento das próximas ações da área.

Evite usar controles e registros manuais: eles aumentam o risco de erros que levam ao total descontrole das finanças.

5. Use um sistema de gestão para motel

E por falar em automatização de tarefas e processos, vale contar com a ajuda de um sistema de gestão para motel que centralize toda a gestão financeira do seu negócio.

Um bom software de gestão transforma a área financeira do seu motel, ajudando a aumentar a produtividade, eliminando erros e garantindo um controle absoluto das finanças do estabelecimento. Assim, seu motel com certeza ganhará muito em lucratividade e poderá crescer de forma sustentável. 

Quer contar com a melhor solução para manter a gestão financeira da sua empresa em dia? Conheça o Bitz Motel, o sistema de gestão pensado para atender às necessidades mais específicas dos moteleiros! Nosso software é modular, possui tecnologia multiempresas, conta com recursos para gestão financeira e fiscal, oferece integração com fintech e ainda tem o App Meu Guru, que coloca toda a gestão do seu motel na palma da sua mão.


Acesse a página do Bitz Motel e conheça todos os recursos de um software pensado para pequenos, médios e grandes motéis.

Veja também

Deixe um comentário