Planejamento financeiro para motel

Não importa o tamanho do seu motel: você precisa ter um planejamento financeiro bem estruturado. Afinal, essa é uma ferramenta importante para a lucratividade e o sucesso de qualquer negócio.

Mas como essa é uma questão que traz muitas dúvidas aos donos e gestores de motéis, neste artigo nós explicamos o que é e como elaborar um planejamento financeiro. Assim você pode fazer uma melhor gestão das finanças do seu motel para que ele cresça de forma sustentável. Confira!

O que é planejamento financeiro

Documento que centraliza todas as previsões de entrada e saída de dinheiro de uma empresa em determinado período, o planejamento financeiro é uma ferramenta de controle que permite estimar qual será o orçamento do negócio no próximo mês, trimestre ou ano.

Para ser eficaz, o planejamento da área financeira do seu motel deve conter, obrigatoriamente, as seguintes informações:  

  • os custos relacionados à prestação dos serviços e à operação do negócio
  • as despesas referentes à manutenção da empresa
  • as receitas/ valores que se espera receber no período a que se refere o planejamento
  • o valor dos investimentos que serão feitos na melhoria da infraestrutura do motel.

O ideal é que os planejamentos financeiros sejam realizados desde a fundação do motel, para que seja possível prever a curto, médio e longo prazo os resultados do negócio.

A importância do planejamento financeiro para os motéis

O planejamento financeiro tem enorme importância estratégica na gestão de um motel pois, além de conter as previsões de entradas e saídas de valores, ele também direciona verbas para assegurar a boa operação do estabelecimento.

No mais, com um planejamento financeiro bem elaborado em mãos, fica muito mais fácil para donos e gestores tomarem decisões sobre os rumos do negócio de forma assertiva e eficiente.

Dicas de como fazer o planejamento financeiro em motéis

Confira algumas dicas de como elaborar o planejamento financeiro do seu motel:

Tenha dados consolidados do seu controle de fluxo de caixa

É preciso dar muita atenção ao fluxo de caixa ao elaborar o planejamento financeiro de um motel. Isso porque é comum ver motéis que estão sempre lotados e mesmo assim não têm dinheiro no final do mês para arcar com as despesas básicas do negócio. E o principal motivo para esse cenário é haver negligência no controle do fluxo de caixa.

Se houver uma atualização constante do fluxo de caixa, com todas as entradas e saídas registradas corretamente, fica fácil para os gestores perceberem porque está faltando dinheiro, quais as despesas podem ser eliminadas ou reduzidas e até se está ocorrendo desvios.

Estabeleça prazos para a realização do planejamento financeiro

Antes de começar a elaborar o planejamento financeiro do seu motel, converse com seus colaboradores e fixe uma data limite para a apresentação de dados e sugestões e para a elaboração do documento.

Dessa maneira, será possível realizar um planejamento realmente eficaz, que colabore para a saúde financeira do seu motel.

Conte com os recursos de um sistema de gestão para motel

Com a ajuda da tecnologia todos os processos de gestão de um motel podem ser facilitados e as informações, principalmente as financeiras, centralizadas em um único lugar.

Assim, escolha um software de gestão para motel que facilite o controle financeiro e possibilite uma visão de toda a operação do negócio para automatizar processos, reduzir falhas e acelerar a tomada de decisões.

Monitore os resultados

O planejamento financeiro não acaba na elaboração do documento, é preciso fazer o monitoramento dos resultados mês a mês. Com isso, é mais fácil perceber cenários atípicos, o que torna possível fazer um remanejamento das finanças.

Para conseguir cumprir o planejamento financeiro e colher os bons resultados dessa prática é fundamental manter o controle dos gastos e fazer os aprimoramentos de gestão que ajudam a evitar prejuízos. 

Gostou do nosso conteúdo sobre planejamento financeiro para motel? Esperamos que ele ajude você a melhorar a gestão do seu estabelecimento moteleiro.

E se você quiser conhecer uma plataforma que ajuda a otimizar todo o controle financeiro do seu negócio, visite a página do Bitz Motel, um sistema 100% web que transforma sua rotina ao permitir que você gerencie seu motel de onde estiver, avisando sobre riscos de fraudes e entregando suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, os 365 dias do ano.

Veja também

Deixe um comentário