Redução de custos para motéis

Meta que depende de boa administração, planejamento e engajamento de todos os colaboradores para ser atingida, a redução de custos faz sempre parte da lista de desafios da gestão de motéis. E em tempos de crise, como o que vivemos agora, precisa ser uma prioridade. 

Neste artigo, nós reunimos 5 dicas de ações que levam à diminuição de gastos e à economia de recursos do motel, ajudando seu negócio a ser mais sustentável e ter melhor lucratividade. 

É importante dizer, no entanto, que nem todos os resultados das práticas apresentadas aqui trazem resultado imediato: algumas medidas para redução de custo são sentidas de forma mais aguda no longo prazo. Mas é preciso começar para colher seus benefícios o quanto antes. Confira nossas dicas e aperfeiçoe a gestão do seu motel. 

 1. Reveja o consumo de energia e telefonia

A conta de energia pode ter um peso grande no orçamento de um motel, por isso é essencial adotar ações que mudem o padrão de consumo desse recurso no seu estabelecimento. 

Ideias simples, como instalação de sensores de movimento para ligar e desligar as luzes, uso de energia solar para aquecimento da água e troca dos aparelhos de ar-condicionado por equipamentos mais modernos e eficientes podem representar uma grande economia no final de cada mês. 

Já com relação à telefonia, é importante fazer controle dos gastos e procurar sua operadora para negociar um plano que esteja de acordo com o consumo do seu motel. Vale também considerar a mudança para tecnologias alternativas ao uso da telefonia fixa, como o VOIP, uma forma de comunicação por voz que dispensa a contratação de linhas tradicionais e até a utilização de aparelhos telefônicos.

2. Incentive a economia de água

A conta de água é outro gasto que pode ter grande peso no orçamento e para economizar vale a pena tornar seu negócio um estabelecimento sustentável. Crie em seu motel uma cultura que evite o perdícios e pratique a reutilização da água onde for possível (usar a água da lavanderia para limpar o chão, por exemplo).

Quanto aos hóspedes, deixe folhetos explicando a preocupação do estabelecimento com o uso consciente da água e os motive a fazer o mesmo.  

3. Controle seus estoques

Controlar os estoques de mercadorias é outro ponto importante na gestão moteleira quando se quer fazer redução de custos e evitar desperdícios.

A falta de controle adequado do estoque faz com que se perca muitos produtos, seja por desvios de material, fraude comum no segmento de motel, ou pelo vencimento dos prazos de validade de itens perecíveis, principalmente alimentos.

4. Trabalhe o relacionamento com clientes recorrentes

Você sabia que é muito mais barato fidelizar quem já frequenta seu motel do que investir em ações de marketing para conquistar novos clientes? Pois é! 

Sendo assim, vale a pena desenvolver formas de beneficiar os clientes mais assíduos do estabelecimento. Para isso, você pode cadastrar esses clientes para enviar novidades, promoções e descontos exclusivos. Ou criar um cartão fidelidade, que ofereça vantagens como desconto progressivo por visita, percentuais diferentes de desconto por tipos de cartões e até a premiação com consumo/ uso grátis de produtos e itens do motel. Seus clientes vão adorar e o retorno é garantido!

5. Invista em recursos tecnológicos

Investir em ferramentas como sistemas para a gestão do seu motel significa, na prática, modernizar a empresa e conduzi-la ao crescimento.

Além de otimizar o trabalho, automatizando processos, os softwares geram economia substancial de tempo e de recursos, levando à redução de custos e à melhora da margem de lucro do negócio. 

Quer saber mais? Conheça o Bitz Motel, um sistema de gestão para motéis pequenos, médios e grandes, com tecnologia em nuvem e suporte 24/7. Reduza custos e automatize processos tendo em mãos a melhor e mais inovadora ferramenta para gestão moteleira do Brasil.

Veja também

Deixe um comentário