Destacar-se da multidão sempre foi uma tarefa perpétua, exigindo total atenção de qualquer moteleiro, mas se tornou ainda mais aparente na era pós Covid-19. Neste artigo veremos como o fator motelaria na pós-pandemia será trabalhado. Confira!

Um momento de novas perspectivas na motelaria pós-pandemia

As inúmeras ferramentas de marketing, vendas e operacionais disponíveis no mercado permitiram aos moteleiros obter retornos rápidos no passado. Porém, infelizmente, estratégias e abordagens padronizadas não serão mais suficientes.

Assim, isso nos leva à verdadeira questão: quais ações de gestão moteleira na pós-pandemia realmente o ajudará a diferenciar do resto do mercado e prosperar?

Como e o que fazer no setor de motelaria na pós-pandemia

Primeiro, esclareça os fatos antes de decidir agir e implementar qualquer coisa. Contudo, não se preocupe, nós ajudamos você com algumas dicas importantes neste artigo! Acompanhe estes passos a seguir:

Priorização do cliente e personalização

Arriscar e correr o risco de não ter ofertas personalizadas é, sem dúvida, um impacto negativo direto no desempenho.

Assim, sem estratégias diferenciadas, os hóspedes do seu motel provavelmente experimentarão apenas mais uma estadia genérica e pouco inspiradora. Na verdade, bem provavelmente ficarão enterradas no fundo da pilha de memórias esquecidas.

Além disso, não apenas as experiências sem brilho deixam de gerar receita, mas quem conta aos outros sobre sua estadia, se ela foi nada menos do que espetacular?

Mas existem maneiras de personalizar?

Sim, na motelaria na pós-pandemia, embora a personalização possa significar muitas coisas, é importante primeiro entender as duas nuances: a tecnologia e o elemento humano.

A tecnologia – principalmente na forma de um bom sistema de PMS e CRM, continuará tendo um papel importante na execução e no controle da implementação de estratégias personalizadas em seu motel. Assim, sem elas, a taxa de sucesso provavelmente será reduzida. Além disso, já que sua equipe só pode acompanhar o que está acontecendo ao mesmo tempo, é conveniente ter bem planejado esse investimento.

O toque humano

Agora que cobrimos o aspecto da tecnologia de automação, é importante abordar a importância do toque humano, que é tão crucial para a personalização em motéis.

Desta forma, oferecer uma boa experiência ao hóspede é algo que qualquer moteleiro dirá para ser o seu principal ponto de venda. No entanto, infelizmente, temos que reconhecer que o mercado ainda tem quilômetros de potencial de melhoria pela frente.

Assim, uma das formas dos motéis adotarem a personalização gira em torno da capacidade de acomodar totalmente as preferências do hóspede desde o início e durante todo o tempo.

Na verdade, podemos chamá-lo de “experiência inclusiva do hóspede”. Isso porque, simplesmente referindo-se a imergir os hóspedes para realmente oferecer aquela experiência especial e única que desejam.

Mas, o papel principal para conseguir isso é desempenhado pela equipe do motel.

Motelaria na pós-pandemia como uma experiência única

Pense na sensação que teve ao receber aquele conselho pessoal da recepção sobre aquele pequeno restaurante romântico que lhe serviu uma das melhores comidas que você já teve. Essa é uma experiência que durará uma vida inteira.

Portanto, concentre-se em escalar isso com a ajuda de sua equipe, permitindo que eles se tornem aquela pessoa a quem os hóspedes podem recorrer para qualquer coisa. Desta forma, capacite e treine a equipe para oferecer esse nível extra de serviço.

Assim, qualquer hóspede pode experimentar o mesmo (várias vezes) durante a sua estadia.

Muitos moteleiros questionam a viabilidade financeira desta iniciativa. Porém, pensar diferente é importante aqui. Se você está com um orçamento curto, pense em maneiras criativas que ainda permitem maneiras semelhantes de surpreender o hóspede com algo personalizado.

Um exemplo pode ser um itinerário personalizado e recomendações com base nas preferências dos hóspedes.

Descontos e promoções no pós-pandemia

A maioria dos motéis oferece políticas de descontos. No entanto, embora possa não ser um bom momento para viajar, sair para um jantar romântico e aproveitar a dois um momento especial num motel continua sendo uma ótima opção.

Nova tecnologia

A tecnologia terá muitos mais recursos lá na frente. Assim, dada a nossa nova normalidade, este é um desafio nos motéis, onde o atendimento personalizado deve ser motivo de orgulho.

Por isso, check-ins virtuais e chaves digitais, usando seu telefone para destrancar a porta de seu quarto, são só dois exemplos. Alguns motéis estão implementando o check-in por meio de terminais do tipo quiosque de aeroporto.

Câmeras de temperatura, comumente vistas em alguns aeroportos, podem se tornar a norma mais interessante. Assim, pensando na motelaria de luxo no pós-pandemia, já existem dispositivos que fazem a varredura das mãos em dois segundos para verificar se elas foram lavadas corretamente. Várias empresas também promovem tecnologias para fornecer um ar mais limpo, gestão de estoque, etc.

Serviços novos e diferentes

Refeições em proximidades do motel estão cada vez mais populares, e vários também criaram minimercados para fornecer utensílios essenciais ou itens de despensa.

Reforçando o treinamento da equipe

Estar funcionando seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), com pouquíssimo contato com funcionários, tudo via interfone, é dar segurança a todos. Porém, para isso, é necessário oferecer serviços de limpeza e higienização, e um ótimo atendimento de equipe.

Seja criativo!

Na verdade, o marketing é a chave para fazer seu motel se destacar. Fazer seu motel se destacar da multidão é colocar na agenda de hoje.

Você sabia que SEO é a chave? Assim, não há dúvida de que as pessoas continuarão pesquisando independentemente de qualquer crise. Além disso, cabe aos moteleiros canalizar o máximo de tráfego possível, sendo totalmente otimizados.

Para isso, você deve estar atento às palavras-chave corretas, avaliando constantemente quais são as mais valiosas e lucrativas para atrair o maior número possível de visitantes ao seu site.

Pronto para essas mudanças?

O novo coronavírus está mudando tudo sobre como vivemos no curto prazo, e talvez para sempre. Na verdade, as viagens não acabam, pois viajar é o que une nosso mundo. Mas, embora as viagens e pequenas hospedagens sejam retomadas, não devemos planejar que tenham a mesma aparência.

Assim, embora a pandemia esteja afetando seriamente os resultados financeiros dos motéis, muitos estão aproveitando a baixa ocupação resultante para realizar projetos.

Além disso, para evitar a dispensa de funcionários, os ´motéis estão se concentrando em reformas, reformulações de tudo, desde procedimentos operacionais a sites. Quando os motéis voltarem 100% ao normal, os hóspedes certamente notarão uma aparência renovada e operações mais suaves.

Não se esqueça dos seus hóspedes anteriores!

Moteleiros, esta é a sua mina de ouro!

Certifique-se de estar um passo à frente no que diz respeito aos seus hóspedes anteriores. Assim, colete eficazmente dados e registros de preferências do hóspede, até a construção de campanhas de remarketing bem desenvolvidas.

Em suma, existem muitas oportunidades para a motelaria no pós-pandemia se destacar. Por isso, cabe tomar as decisões certas para ter sucesso.

Com a expectativa para novas festividades e dias especiais, como o próximo Dia dos Namorados, minimizar as perdas é essencial.    

Continue com a Bitz Motel, uma excelente ferramenta de gerenciamento do seu negócio!

Veja também

Deixe um comentário