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Autoatendimento: a próxima tendência no segmento de hotelaria

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Sumário

    O autoatendimento é uma tendência que vem dominando diferentes setores do mercado e a hotelaria não foge a essa regra. Desde aplicativos para fazer reservas até aqueles que permitem o check-in e o check-out pelo WhatsApp, tecnologia e inovação são itens que não faltam nos melhores e mais modernos hotéis espalhados pelo mundo, não importa de que tamanho sejam. 

    Se o seu empreendimento ainda não investe em autoatendimento, neste artigo nós falaremos sobre esse tema e mostraremos como essa prática pode trazer vantagens para o seu hotel. Boa leitura!

    A hora e a vez do autoatendimento no setor hoteleiro

    Muitos gestores relutam em implementar sistemas de autoatendimento em seus hotéis porque acreditam que a hotelaria não combina com um atendimento automático. No entanto, esses gestores estão equivocados, pois o perfil dos hóspedes tem mudado radicalmente nos últimos anos, ainda mais na pandemia.

    Assim, ao investir em atendimento automático no seu hotel, você estará dando aquilo que seus clientes já esperam e desejam. 

    >>> Post: Como usar upsell em marketing de hotel

    Em um setor tão competitivo como o hoteleiro, investir em autoatendimento é essencial. E isso está comprovado agora, quando passamos pela crise provocada pela pandemia de coronavírus. 

    Hotéis que oferecerem o maior número de processos realizados por meio do atendimento automatizado se diferenciarão da concorrência, passando ao público maior sensação de segurança, por oferecer menos risco de contágio através de contato humano. 

    4 vantagens do autoatendimento nos hotéis 

    A seguir, nós listamos algumas das vantagens da adoção de ferramentas e recursos de autoatendimento para para o seu hotel.

    1. O autoatendimento melhora o desempenho dos colaboradores

    Mesmo com grande parte dos processos de atendimento do hotel sendo automatizados, você ainda precisará contar com um quadro de colaboradores. A tecnologia não vai substituir todo o seu pessoal, mas vai ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe.

    É muito importante considerar que com a implementação de recursos de autoatendimento sobra tempo para que seus funcionários possam atender melhor quem precisa ou prefere o atendimento pessoal, sem se desgastar com problemas operacionais. 

    Dessa forma, a eficiência aumenta e seus colaboradores podem dar toda a atenção que seu hóspede merece. 

    2. Com o atendimento automatizado é possível realizar vários atendimentos simultâneos

    Uma das principais vantagens do autoatendimento é a possibilidade de realizar vários atendimentos ao mesmo tempo.

    Recursos para atendimento eletrônico como web check-in e aplicativos de pagamento permitem que várias pessoas sejam atendidas ao mesmo tempo, diminuindo o tempo de espera e de atendimento. 

    >>> Post: Venda hoteleira eficiente com apenas alguns cliques

    Essas ferramentas evitam filas e dão agilidade à operação do hotel, deixando seus hóspedes muito mais satisfeitos com a estada em seu empreendimento.

    3. O atendimento automático funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana

    Outra das vantagens do autoatendimento é que para as ferramentas automatizadas não há tempo ruim: não importa o dia da semana ou o horário, elas funcionam, entregando ao cliente aquilo que ele necessita no momento. 

    Ao acessar um recurso de atendimento automático, o hóspede terá sempre o atendimento que deseja com eficiência e agilidade. 

    4. Ferramentas de autoatendimento reduzem os custos de operação do hotel

    É claro que não vamos esquecer do benefício financeiro do atendimento automatizado. Recursos tecnológicos como chatbots no site e ferramentas de autoatendimento contribuem para a redução dos custos operacionais em até 30%.

    Automatizar o check-in e check-out do hotel, por exemplo, além se evitar filas e otimizar a operação, é muito mais barato do que contratar vários profissionais para a recepção.

    Como você pode ver, o autoatendimento é uma tendência do segmento de hotelaria que pode trazer muitas vantagens para o seu negócio! E se você quer começar a implementar essas ferramentas no seu empreendimento, precisa  conhecer um PMS que oferece recursos como:

    • o Web Check-in e o Web Check-out com notificações pelo WhatsApp
    • o Bitz Pay, um banco digital que possibilita pagar contas diretamente do quarto
    • e o Easy Check, módulo que permite ao hóspede consultar extrato da conta do quarto, fazer pedidos e acessar informações do hotel.

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