Ir para o conteúdo
  • Segmentos

    A plataforma que potencializa o setor da hospitalidade

    Todos os segmentos
  • Soluções

    A plataforma que potencializa o setor da hospitalidade

    Mais produtos

    PRODUTOS

    Sistema de Gestão Hoteleira (PMS)

    Sistema de Gestão Moteleira

    Bitz Channel

    Motor de Reservas

    Banco Digital

    Website Bitz

    BENEFÍCIOS

    Aumentar Produtividade

    Melhorar Experiência do Hóspede

    Potencializar Gestão

    MÓDULOS

    Gestão Habitacional (front)

    Governança

    Manutenção

    Autoatendimento

    Estoque

    Compras

    MÓDULOS

    Web Check-in

    Easy Check

    Bitz Guru

    Financeiro

    Day Use

  • Empresa

    Especialistas prontos para lhe atender

    Conheça a Bitz

    A BITZ

    Nossa História

    Equipe

    Trabalhe Conosco

    Eventos

    PARCEIROS

    Integrações

    Indique e ganhe

    Comercial

    NOSSOS CONTATOS

    Suporte

    (46)3025-2515

    comercial@bitzsoftwares.com.br

    Instagram Youtube Linkedin
  • Histórias de Sucesso
  • Educacional

    CONTEÚDO

    Blog

    Material gratuito

    Maior canal conteúdo do setor da hospitalidade

    Conhecer

    Maior portal de conhecimento do setor da hospitalidade

    Conhecer

Agende uma demonstração
  • Sou cliente
    • Bitz Hotel
    • Bitz Motel
    • Bitz Condomínio
    • Bitz Restaurante
    • Suporte
  • Sou cliente
    • Bitz Hotel
    • Bitz Motel
    • Bitz Condomínio
    • Bitz Restaurante
    • Suporte
  • Hotéis

Novo normal: cenário no setor de hospedagem

Picture of Christian Caires
  • Christian Caires
  • Atualizado em: 13/05/2021
Tempo de Leitura: 5 minutos

2021 chegou e com a vacina em mãos, há quem acredite que depois da crise do coronavírus, o “novo normal” se estabeleceu e nada será mais como era antes. Principalmente, no setor de hospedagem, a verdade é que já é possível observar algumas mudanças que vieram para ficar. Vejamos a seguir quais são elas.

Os impactos positivos no setor de hospedagem

Entre as boas notícias, sabemos que é possível se reinventar e uma das palavras de ordem do momento é: resiliência. Assim, se reerguer depois de todas as dificuldades que a sociedade humana passou nestes períodos conturbados, causados pelo novo vírus, também é um dever nosso.

Afinal, crises também são excelentes oportunidades de crescimento. Com foco neste sentido, ajudamos você a traçar um panorama de como o setor se comportará daqui em diante.

Na verdade, os serviços de hospedagem, como o uso de PMS, estão ganhando força para atender à crescente demanda dos requisitos do cliente. Assim, os serviços de hospedagem online, estão se adequando a este “novo normal” – em sistemas, sites leves e responsivos.

Por esta razão, o surgimento dessas novas tecnologias está sendo revolucionário, modernizando todos os serviços de gerenciamento de dados e hospedagem. Desta forma, por ser um método econômico, para que as empresas aproveitem a tecnologia, sem o enorme custo inicial de comprar, é fácil instalar e configurar.

Impactos negativos no setor de hotelaria

O setor de hotelaria foi o primeiro a ser afetado pela pandemia do novo coronavírus e também um dos que sofreu maiores danos. Na verdade, a crise global levou vários setores da economia a terem pesadas quedas em seus faturamentos – o setor de hospedagem foi o mais atingido, com perdas que chegaram a 90%.

Como o cenário geral no ano passado era de muitas incertezas, tanto cientificas quanto econômicas, algumas pesquisas (como a realizada pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) afirmam que pode haver uma reabertura de 60% dos hotéis no Brasil quando o prognóstico da vacina estiver mais ao alcance de todos.

É claro, isso se dará aos poucos, mas nos próximos meses, com uma retomada gradual das atividades. Assim, isso garantirá uma movimentação do setor em todo o país e também lá no exterior. Muitas pessoas irão buscar cada vez mais por viagens e passeios, a fim de compensar o distanciamento social do ano passado.

Melhoras por vir no setor de hospedagem

No entanto, já sabemos que o poder aquisitivo dos brasileiros caiu, em função da alta taxa de desemprego e informalidade. Essa insegurança econômica fará com que a procura pelos serviços relacionados ao turismo seja menor ainda em relação a anos recentes.

Porém, apesar das dificuldades financeiras dos empreendimentos de hospedagem e dos próprios clientes, muitas empresas já estão conseguindo aproveitar esse período para se reinventarem. Assim, já estão se adaptando e entendendo como se comportar com novos hóspedes daqui para frente. O cenário é promissor, neste sentido.

Em outros artigos da Bitz, já deixamos claro que o fenômeno pós-pandemia fez surgir um novo perfil de turista. Por isso, além da implementação de novas medidas sanitárias e de higiene, os hotéis se saíram bem na adaptação de suas estruturas e métodos de serviços. Com isso, revisaram todos os seus processos e já oferecem novas soluções para os seus hóspedes.

O novo turista

A pandemia e todo esse período de isolamento e distanciamento social estão mudando o perfil dos turistas. Além disso, elementos como sustentabilidade e coworking passarão a ser cada vez mais valorizados.

Com isso, o comportamento e os hábitos dos hóspedes mudam. Por exemplo, é possível pensar que uma pessoa que antes viajava a cada quinze ou vinte dias, agora viaja menos vezes, mas permanece por mais tempo.

Assim, cabe aos hotéis oferecerem serviços e atividades que preencham o tempo deste hóspede na cidade, ajudando-o a aproveitar o destino para além do trabalho. Desta forma, proporciona o foco em novas experiências, criando uma relação mais amigável entre o cliente e estabelecimento.

new RDStationForms(‘blogpost-bitz-channel-e-bitz-engine-duplicado-583c88723c0e12993904’, ‘UA-142447516-1’).createForm();

O papel da tecnologia na retomada do setor de hospedagem

Desta forma, ao mesmo tempo que a hotelaria se torna mais amigável e conectada a valores como sustentabilidade e responsabilidade social, ela também implementa recursos tecnológicos que garantem essa experiência.

Portanto, alguns dos recursos que estão sendo implementados nos hotéis a partir de agora:

Check-in e check-out web

Integrado com o Whatsapp, evita a aglomeração de pessoas na recepção e traz mais agilidade para os registros de entrada e saída de hóspedes.

Gerenciamento de estoque

São ferramentas que possibilitam o pedido de serviços de quarto por aplicativo, reduzindo o deslocamento de hóspedes e evitando o compartilhamento de controles de gestão físicos e ultrapassados.

Uso de tablets e outros dispositivos móveis

Funcionam no atendimento ao cliente, já que são fáceis de serem higienizados e aumentam a produtividade das equipes de governança, dos restaurantes e da recepção.

E então? Como está o seu hotel, pousada ou motel preparado com o “novo normal” pós-pandemia? Esperamos que já é possível você começar a empregar estes e outros procedimentos operacionais em seus hotéis.

Descubra materiais gratuitos que impulsionam a gestão do seu hotel:

👉Guia sobre Procedimento Operacional Padrão

👉Glossário Hoteleiro

👉Planilha Gratuita de Controle de Reservas

👉5 Pilares para potencializar seu Funil de Reservas Diretas

👉Como definir e calcular o valor da Diária Média

👉Tecnologias para evitar fraudes na motelaria

Acesse agora e otimize seus processos!

Tenha solução completa para sua gestão e equipes

Reduzimos custos, aumentamos vendas, melhoramos a experiência do hóspede e muito mais!

Fale com um especialista

Produtos

  • Sistema de Gestão Hoteleira (PMS)
  • Sistema de Gestão Moteleira
  • Bitz Channel
  • Motor de Reservas
  • Banco Digital
  • Website Bitz novo
  • Sistema de Gestão Hoteleira (PMS)
  • Sistema de Gestão Moteleira
  • Bitz Channel
  • Motor de Reservas
  • Banco Digital
  • Website Bitz novo

Módulos

  • Gestão Habitacional (front)
  • CRM
  • Governança
  • Manutenção
  • Autoatendimento
  • Estoque
  • Compras
  • Gestão Habitacional (front)
  • CRM
  • Governança
  • Manutenção
  • Autoatendimento
  • Estoque
  • Compras
  • Web Check-in
  • Easy Check
  • Bitz Guru
  • Financeiro
  • Day Use
  • Web Check-in
  • Easy Check
  • Bitz Guru
  • Financeiro
  • Day Use

Institucional

  • Nossa História
  • Equipe
  • Trabalhe Conosco
  • Integrações
  • Parceiros Comercial
  • Indicações
  • História de Sucesso
  • Blog
  • Material Gratuito
  • Maratona da Hospitalidae
  • Academia da Hospitalidade

Há mais de uma década inovando o setor da Hospitalidade!

Demonstração

Contato

Suporte

(46)3025-2515

comercial@bitzsoftwares.com.br

Instagram Youtube Linkedin

Endereço

R. Lídio Oltramari, 1628 – Fraron,
Pato Branco – PR, 85503-381

2025 © Bitz | Todos os direitos reservados