Atualmente, os espaços de hotel coworking oferecem às pequenas empresas, profissionais autônomos e outros trabalhadores um espaço novo e diferente para trabalhar. Na verdade, serve para fazer contatos e participar da comunidade empresarial local. Veja a seguir, neste artigo, como isso funciona e porque essa tendência veio para ficar.

Como se beneficiar da tendência dos espaços de hotel coworking

É claro que esse desenvolvimento dessa tendência é já difícil de ignorar. Uma mudança nas formas tradicionais de trabalho, seja via home office ou espaços de coworking, podem ser considerados ótimas oportunidades. E o segmento de hotelaria é o negócio que pode se beneficiar muito com a oferta de áreas de coworking.

Basicamente, os espaços de hotel coworking não atraem apenas um público mais jovem. Na verdade, também servem como uma forma de se conectar com as comunidades locais de uma forma, que um centro de negócios antigo nunca poderia. Portanto, um espaço de hotel coworking administrado com sucesso pode ser uma ótima maneira de fazer com que mais pessoas interajam com seu lugar. Elas passam mais tempo no local e, eventualmente, geram mais receita.

Desta forma, os espaços de hotel coworking fornecem às pequenas empresas e profissionais autônomos e liberais, a chance de um lugar para trabalhar. Além disso, fazer networking e participar da comunidade empresarial local, servindo de hospedagem, é claro!

Mas como funciona mesmo o coworking?

Antes, o que era um conceito relativamente desconhecido há pouco mais de 10 anos, os espaços de coworking transformaram a forma de como o trabalhador moderno interage com o mundo dos negócios. Atualmente, existem mais de 15 mil espaços de coworking em todo o mundo. Isso significa que entender sobre os benefícios de usá-los é essencial para planejar o sucesso do seu negócio.

Assim, os espaços de coworking podem ser um local compartilhado onde pessoas com ideias de negócios variadas podem se reunir e aprender umas com as outras. Portanto, ingressar em um espaço de coworking significa também buscar uma nova oportunidade. Além disso, participa de uma comunidade de profissionalismo empresarial.

Do mesmo modo, embora existam inúmeros benefícios, mostraremos a seguir aqueles que são mais essenciais para todo segmento de hotel coworking.

Mais oportunidade de networking

Nesse sentido, um dos maiores benefícios de um espaço de hotel coworking é a oportunidade de se conectar com outras pessoas. Desta forma, se seus clientes trabalham em um home office ou precisam de um lugar mais independente, podem estar se privando das conexões importantes. Elas são necessárias para impulsionar seus negócios em um hotel. 

Aumento de perspectivas

Ao trabalhar com outros profissionais por perto, e se expor a novas perspectivas, os espaços de hotel coworking corporativo podem proporcionar explosões de criatividade. Assim, às vezes, trocar de lugar e ir para um hotel pode permitir que seu cliente se refresque. Ainda assim, ele considera soluções alternativas para seus negócios.

Corporativo

Os espaços de hotel coworking expõem, como dissemos, seu cliente à oportunidade, e desta forma, a outros clientes para seu negócio. Quem sabe onde uma conversa casual pode levar? Ou seja, a próxima etapa que você sabe é que poderá hospedar sempre alguém novo.

Eficiência de custos

Se seu cliente estiver alugando um escritório, terá de lidar com uma série de custos extras. Isso, especialmente se a sua equipe estiver procurando vantagens como um café, lanches e, ocasionalmente, bebidas alcoólicas. Neste sentido, os espaços de hotel coworking vêm equipados com vantagens como essas. Em outras palavras, todas com uma taxa mensal e além da hospedagem. 

Desta forma, os espaços de coworking permitem ao cliente sair da sua própria bolha, gerando e criando novas perspectivas. 

O futuro da hospitalidade em 2021 com o hotel coworking

A pandemia do ano passado e neste ano, afetou drasticamente a indústria da hospitalidade, como nunca antes. Sobretudo, este fenômeno abalou todas as expectativas sobre o turismo, viagens e gestão de hotéis.

Por outro lado, a partir de 2021 em diante, o cenário nos mostra algo promissor. Isso, não apenas pelo mundo que será vacinado, mas também pela relação com o mundo virtual.

Olhando para as tendências do setor, podemos esperar que as redes de hotéis continuem a crescer com sua variedade de opções. Entre elas, podemos citar:

Going Green

Aqui, olhar para as novas tecnologias verdes como:

  • na economia via energia solar;
  • reutilização da água;
  • sistemas de resfriamento e aquecimento;
  • melhoria da circulação de ar;
  • tipos de iluminação e materiais ecológicos

Assim, tudo isso, denota uma grande tendência global.

Flexibilidade no hotel coworking

Nos espaços de hotel coworking, os clientes estão começando a procurar por flexibilidade. Do mesmo modo, essa flexibilidade deve se estender até o ponto em que as configurações e tamanhos de estruturas sejam alteradas facilmente. Desta forma, tudo de acordo com as necessidades dos hóspedes.

Visto isso, o número de hotéis que estão adotando esse conceito está crescendo continuamente. Com essa mudança, a indústria está se afastando de um paradigma dominante que durou séculos. Nestes novos espaços colaborativos, o quarto de hóspedes, em si, não é mais o produto central principal do hotel. Em vez disso, sua capacidade é a de conectar profissionais que viajam, empresários e comunidades. No entanto, de uma forma que atenda às suas necessidades de networking.

Assim, a hospitalidade para o hotel coworking deve evoluir com o passar do tempo. Nesse sentido, se tornando cada vez mais indo no caminho da flexibilidade, será capaz de abrir as portas para não-viajantes. Ou seja, tanto para um drink de negócios, um curso, palestra, conferência, ou uma sala de ginástica, etc. 

De outras maneiras, estamos verificando também os não-viajantes. Como? Levando a hospitalidade para fora dos muros de um hotel. Assim, por meio de parcerias estratégicas, agora você pode oferecer sua experiência em hospitalidade para novos campos de atuação. Por exemplo, como locais de trabalho compartilhado – o hotel coworking.

E você? Já está preparado para assumir e desbravar estas novas tendências para 2021 em diante? Deixe seu comentário!

Veja também

Deixe um comentário