Você, gerente de hotel, tem feito o dever de casa quando o assunto é governança hoteleira e dado a atenção devida a essa área tão importante da administração de um negócio de hospedagem? 

Quando bem realizada, a governança hoteleira tem forte impacto positivo na imagem do hotel e ajuda a atrair e fidelizar mais hóspedes. Mas quando esse departamento não recebe a devida atenção, pode trazer grandes problemas para o negócio. 

Neste artigo, nós mostramos a importância de investir no bom andamento dessa área do hotel. Confira!

A governança é uma área insubstituível para a boa gestão do hotel

Governança hoteleira, atividade insubstituível

A automação de parte das tarefas realizadas por humanos nos hotéis é uma das tendências na gestão desse segmento. Adotando bons sistemas de gestão, é possível dispensar parte da mão de obra em processos de check-in e check-out, gestão financeira, controle de UHs, dentre outras atividades. 

O serviço de governança hoteleira, no entanto, não pode ser dispensado e nem substituído por máquinas, já que as atividades de camareira requerem zelo, atenção e refinamento que apenas um humano podem oferecer. 

Contar com mão de obra qualificada é um dos segredos da governança hoteleira de sucesso

Como a mão de obra humana é indispensável nos serviços de governança, é fundamental montar um quadro altamente qualificado de colaboradores para essa área do hotel. 

Para além de experiência e recomendações, é indispensável buscar pessoas que tenham características como: 

  • atitude
  • proatividade
  • gostar de lidar com gente
  • gostar de servir

A tecnologia deve ser usada para melhorar o serviço de governança do hotel

Uso de tecnologia na governança hoteleira

Um sistema de gestão não automatiza apenas a parte de controle financeiro e de gestão de reservas. Um bom software otimiza também atividades relacionadas à governança hoteleira, aprimorando processos como:

  • controle de estoques de produtos e insumos para a limpeza
  • gestão de UHs
  • registros de consumo do frigobar.

Assim, um PMS torna toda a gestão de governança mais rápida e prática, aumentando a produtividade e diminuindo os custos de operação do hotel. 

Se você quer transformar a forma como os serviços de governança hoteleira funcionam no seu empreendimento, conheça o Bitz Hotel, um software pensado para atender a todas as necessidades do segmento de hotelaria.