Novo Episodio da Maratona da Hospitalidade NO AR!

Gestão Hoteleira Completa: Uma visão geral da indústria

  1. Home
  2. Hotéis
  3. Gestão Hoteleira Completa: Uma visão geral da indústria
Tempo de Leitura: 6 minutos

Sumário

    Você quer saber como grandes empresas hoteleiras como a Hilton administram seus próprios hotéis? A estrutura das empresas de gestão hoteleira completa não são muito diferentes da maioria dos setores. Falamos de grandes redes. Não tenha medo, depois de ler este artigo você se tornará um especialista em gestão hoteleira completa.

    Então, o que queremos dizer quando afirmamos que as empresas do setor de hospitalidade são estruturadas de maneira semelhante da maioria dos outros setores?

    Mesmo que uma propriedade individual pode pertencer a uma parte, ser administrada por outra e levar a bandeira da marca de uma terceira empresa – esses relacionamentos são mantidos nos bastidores.

    Este artigo não se destina a ser um guia avançado, mas para mostrar a seus gestores que grandes ou pequenas redes podem ser sempre otimizadas.

    A maioria dos viajantes nem mesmo sabe que o agente da recepção que faz o check-in no Hilton, na verdade, pode nem trabalhar para a sua rede. Como isso pode ser?

    Mundo da gestão hoteleira completa

    O mundo da gestão hoteleira completa é complexa. Portanto, vamos analisar os principais componentes dessa faceta da indústria.

    Vemos o que exatamente as empresas de administração de hotéis fazem, como ganham dinheiro e quem são os principais atores. No final, você terá um conhecimento sólido da paisagem da gestão hoteleira – se você deseja abrir sua própria rede hoteleira, fazer parceria com uma ou iniciar uma carreira trabalhando para uma.

    Definindo o cenário de operações hoteleiras: proprietários, franqueadores e empresas de gestão

    Administrar um hotel não é uma tarefa fácil, e para fazê-lo bem, você precisa de uma grande variedade de habilidades e recursos. Assim, para maximizar o desempenho, a lucratividade e as preferências do proprietário, muitos hotéis usam várias entidades para gerenciar diferentes aspectos operacionais.

    No entanto, a maioria dos hotéis geralmente fazem uso de sistemas integrados de gestão hoteleira, evitando os custos com a terceirização.

    Desta forma, para o proprietário, este modelo requer o máximo de praticidade no trabalho operacional do hotel.

    Em hotéis de propriedade e administração privada, o proprietário assume a liderança em todos os aspectos do negócio: contratação de pessoal, manutenção do ativo físico, gestão de marketing de hotel, estratégia e muito mais.

    >>> Para saber mais: Seu próximo nível em gestão de hospitalidade

    Alugado

    Ao contrário de hotéis de propriedade e administração privada, os proprietários de hotéis alugados alugam o ativo físico para uma empresa diferente que cuida de todos os aspectos da operação. O proprietário simplesmente cobra o aluguel do prédio e não tem envolvimento com a parte do hotel.

    Franqueado

    Os proprietários que desejam uma abordagem mais prática e não desejam entregar seu ativo físico para outra pessoa para operar podem optar pelo modelo de franquia.

    Os franqueadores assinam acordos com marcas de hotéis para acesso a benefícios (ou limitações, dependendo de como você os encara), como padrões de marca, poder de marketing, sistemas de reserva e diretrizes de design.

    Além disso, os franqueadores geralmente administram as operações do dia-a-dia, como contratar funcionários e lidar com a folha de pagamento, e pagam uma taxa de franquia à marca.

    Desta forma, muitos hotéis em todo o mundo possuem entidades de propriedade e gestão para maximizar a eficácia de ambos os componentes. Os proprietários podem se concentrar na parte imobiliária, enquanto os gestores se concentram nas operações do dia-a-dia.

    Quais são as vantagens de um sistema de gestão hoteleira completa?

    Estabelecemos que os sistemas de gestão administram hotéis em nome do proprietário, mas o que isso significa exatamente?

    Assim, dependendo das especificidades da propriedade, um sistema de gestão hoteleira pode:

    • gerenciar a folha de pagamento por meio de uma plataforma;
    • executar todos os departamentos operacionais, como escritório, limpeza, vendas e alimentos e bebidas
    • gerenciar relacionamentos e faturamento com fornecedores
    • ajustar as tarifas dos quartos e fazer promoções
    • executar manutenção preventiva na propriedade e recomendar despesas de capital
    • desenvolver orçamentos e produzir relatórios financeiros para proprietários
    • organizar a presença online do hotel

    Se o hotel é de marca, então alguns destas responsabilidades são tratadas pela marca. Na verdade, as marcas geralmente fornecem suporte de marketing, tecnologia local para funcionários, hóspedes e orientações para móveis e decoração.

    Independentemente da afiliação à marca, a gestão, geralmente não está envolvida nas principais decisões sobre o ativo físico.

    Enquanto alguns proprietários pagam por empresas de administração de hotéis por seus serviços, usar gestão hoteleira em sistemas integrados pode economizar dinheiro a longo prazo.

    As mesmas empresas de gestão tecnológica também são especialistas em operações de hotel. Portanto, muitas vezes, elas podem aprimorar as operações diárias com mais eficiência do que empresas gestoras – que não personalizam operações.

    Além disso, dependendo do tipo de hotel, dos serviços que a administradora oferece e dos objetivos do proprietário, a estrutura de taxas da administradora pode variar e encarecer muito.

    Como escolher uma empresa com gestão hoteleira completa

    As empresas que produzem softwares variam muito em termos dos serviços que oferecem, das relações que mantêm com as marcas e de suas áreas específicas de especialização.

    Como proprietário, você deseja fazer parceria com uma empresa que tenha experiência relacionada ao seu ativo hoteleiro? Você está planejando adquirir uma rede? Então você vai querer escolher um sistema de gestão com função integrada. Você possui um resort de luxo independente? Então, você pode não querer fazer parceria com um sistema simples.

    >>> Para saber mais: Porque colaboradores escolhem por tecnologia melhor

    A empresa de sistema de gestão realmente entrega resultados? Elas devem apresentar estudos de caso e depoimentos de propriedades em seu portfólio. Com base nesses documentos, você pode avaliar melhor se a empresa de gerenciamento é a adequada para seus objetivos de negócios.

    Por fim, a indústria e, mais especificamente, o setor hoteleiro está repleto de uma variedade de planos e empresas. Assim, sempre há algo novo para aprender neste espaço dinâmico e em rápida evolução.

    >>> Para saber mais: Equipes de finanças de hotéis: como ver seus orçamentos

    Desta forma, esteja você pesquisando empresas de tecnologia de hotéis para encontrar seu próximo parceiro de negócios, você certamente encontrará aquele que se encaixa nos seus critérios. Você tem alguma pergunta que não respondemos? Adoraríamos ouvi-los!

    Assine a Newsletter

    Fique sempre por dentro das atualizações para ter a melhor hospitalidade.

    Assinar Gratuitamente