Formulários para inscrições online facilitam o planejamento da sua viagem. Neste artigo, você conhecerá como é preenchida a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes – FNRH e como utilizá-la em momentos de pandemia.
Sabendo editar o modelo de formulário para a inscrição, você pode enviar e-mails para sua lista e observar o recebimento de suas confirmações! Por esta razão, é importante saber que seus clientes saibam preencher corretamente o FNRH ao se inscrever, mas a partir de qualquer dispositivo, como smartphone, tablet ou computador.
Para começar, iremos descrever como é, para que serve e como preencher o RNRH, de forma básica e sem mistérios. Assim, disponíveis abaixo, damos todas as referências para seu preenchimento
O que é a FNHR
A Ficha Nacional de Registro de Hóspedes – FNRH faz parte do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes, ou o SNRH (SNRHos) que foi criado pelo Ministério do Turismo em 2010. Deste modo, o seu objetivo era de facilitar o acesso e otimização dessa FNRH, mas promovendo o seu encaminhamento, que são obrigatórias pela Lei 11.771/2008 e pelo Decreto 7.381/2010.
Lembre-se: a sua inscrição é obrigatória pela regularidade do cadastro junto ao Ministério do Turismo.
Desta forma, a FNRH permite que o Estado possa, a partir desses dados recolhidos, planejar e re-estruturar toda a política pública de turismo a nível local e nacional. Além disso, com as informações do turista sendo identificadas pela FNRH, as taxas de ocupação são conduzidas pelas redes e pelas políticas de forma mais assertiva.
Como funciona a FNRH
Sigamos um passo a passo, conforme está descrito no site do Sistema Nacional de Registro de Hóspedes,
Iniciando o cadastro, primeiramente você deve acessar o módulo on-line, pelo site.
A partir deste momento, clicando nesse link, você terá acesso ao sistema, mas é necessário já possuir um login e senha.
Login e senha
Na verdade, o login seria o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) de quem está cadastrado no sistema da Cadastur do Ministério do Turismo.
No entanto, a senha, seria uma inicial temporária, indicada como “123456789”, temporária, apenas para o primeiro acesso. Logo após, você deverá registrar um cadastro para uma nova, que pode ser uma inédita ou alguma que você já usa.
Depois disso, o próximo passo será o sistema dar continuidade à etapa de cadastro dos seus operadores.
Neste caso, o sistema o orienta a seguir para os módulos do SNRHos.
Módulos
Neste caso, o sistema possui três módulos, que seriam:
Módulo Online
Funciona para os meios de hospedagens que tem acesso à internet
Módulo Webservice
Para quem já tem um sistema de gestão hoteleira
Módulo Offline
Para aqueles que não tem acesso direto à internet
De qualquer forma, a gerência precisa registrar a FNRH no módulo que estiver disponível no sistema nacional.
Lembrete: se você já tem um sistema de gestão hoteleira, melhor ainda! Mesmo assim, você deve integrá-lo diretamente ao SNRHos de acordo com o manual de integração disponibilizado pelo Ministério do Turismo.
E, para aqueles que tiverem acesso à internet, você pode entrar em contato com o MTur, pedindo entrada no programa off-line para fazer o registro da FNRH.
Por esta razão, os prazos seguem as orientações da mesma portaria atualizada em fevereiro de 2021 para o uso obrigatório do SNRHos.
PORTARIA MTUR Nº 3, DE 18 DE FEVEREIRO DE 2021
Manuais
Demais links:
- Base de dados do IBGE
- Tabela de Países BCB – Banco Central
- Legislação para você poder fazer o download da Portaria nº 177 de 13 de setembro de 2011 e Portaria nº 216 de 12 de junho de 2012
Check-in online e FNRH
Sabemos que o envio da FNRH para o sistema nacional é obrigatório. Desta forma, quem chega a um destino precisa preencher a FNRH onde consta dados como destino, tempo de permanência, meio de transporte, número de acompanhantes, além outros dados.
Com isso, agora realizado, colocando diretamente Cadastur do MinTur, que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas, está tudo em ordem. No entanto, nem sempre isso funciona bem. Você sabia que muitas dessas informações realmente não chegam até o banco de registros do governo?
Em função disso, com os processos de digitalização, iniciou-se uma nova fase de informatização dos cadastros a nível nacional. Praticamente, a ficha impressa, foi deixada de lado. Mas, não são todos que ainda possuem um sistema online. Alguns, até, permitem acesso ao seu hóspede, que preencha suas informações diretamente pelo sistema de gestão hoteleira que o estabelecimento tem, garantindo assim, o web check-in. Bom, não é?
Com essa disposição, seria fácil e até indicado que os hóspedes façam esse mesmo procedimento da FNRH. Além disso, saiba que todos os dados passam por um processo de criptografia, garantindo total segurança de dados. O próprio Ministério está investindo sempre em inovações tecnológicas para diminuir as perdas no sistema de segurança.
FNRH e novos tempos
Com a pandemia global do coronavírus, muito se fala em distanciamento social, regras sanitárias e protocolos de segurança. Desta forma, a prática do check-in é a melhor garantia que o cliente terá para evitar o estresse causado pelas atuais circunstâncias e além disso, respeitar as orientações.
Porém, para que tudo possa funcionar bem, é necessário que o hotel dê todas as informações certas, objetivas e claras para seu hóspede no caso de realizar os procedimentos online. Para isso, o web check-in de forma antecipada, serve para amenizar o risco de perder tempo na recepção preenchendo à mão, como antes. Ela é respondida no mesmo dia, e enviada sua confirmação por e-mail. Assim, garantimos que se reduza o tempo de permanência e todos os protocolos são feitos seguindo as novas orientações.
É claro que a pandemia acabou criando uma série de novos protocolos. Porém, isto também serviu para adaptar as novas situações para o futuro. Por esta razão, hotelaria e tecnologia estarão de mãos dadas, mais forte do que nunca nos próximos anos.
O tempo do papel se foi. São novos hábitos que continuarão a serem praticados, independente da pandemia. Assim, essa prática demonstra como o campo da hotelaria será atingido diretamente pela tecnologia, informatizando todos os processos que faltavam.
Pense no sistema ideal
Usar um sistema de gestão hoteleira com acesso irrestrito à internet, favorece não apenas ao seu gerenciamento de governança, mas também o foco ao cliente.
Ok, comentamos agora sobre o web check-in online, recurso inclusive já bem aceito pela maioria dos hotéis. Na verdade, ele serve como uma luva neste momento exato em que o mundo vive. Veremos a importância de fazer esse registro do FNRH com o web check-in.
O check-in é o registro de entrada obrigatório no processo de hospedagem. Todos os hóspedes que chegam no hotel ou pousada precisam passar por ele, sem exceção, e preencher a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH), o que muitas vezes pode ser demorado e burocrático.
Bem, sabemos que a otimização da experiência do cliente, é essa realização automática do preenchimento de todos os recursos que seu hotel exige – isso alivia o risco de aglomeração e minimiza o tempo de espera. A partir disso, você pode receber seus clientes com o formulário de FNRH e de check-in já feitos e respondidos via e-mail.
Por esta razão, a resposta pode ser enviada ou por e-mail ou por um link que o orientará a ir aos próximos passos da hospedagem, pois já foram preenchidos todos os formulários, incluindo a FNRH.
Detalhe: se o hóspede não tiver feito o check-in antes, ou se mesmo tenha realizado via uma OTA, ele poderá até mesmo fazer esse check-in no momento em que está já na recepção, fácil: apenas com um QR Code e seu celular.
Fácil, não? Assim, o check-in agiliza muito o processo que antes era feito de forma manual. Além disso, com o preenchimento online da FNRH, o seu hóspede pode dar seus dados em qualquer lugar e por qualquer dispositivo móvel, garantindo o que o governo espera de listas atualizadas.
Já tem sua FNRH?
No momento de pós-pandemia, a prática de acesso a essas ferramentas será de uso cada vez mais comum. Com isso, o web check-in permite que os hóspedes consigam realizar todos estes contatos e cadastros, em casa, na rua, no trabalho… sem precisar perder tempo algum com isso.
O Ministério do Turismo do Brasil já conduziu avaliações com os gerentes do setor do turismo para ver como esses cadastros de hóspedes estão sendo feitos. Agora sendo digital, ele só traz benefícios tanto para turistas quanto para proprietários de hotéis.
Com isto, trabalhando para trazer algo inovador, continue acompanhando o momento tecnológico que vivemos, agilizando o processo de chegada dessas informações.
Isso vai beneficiar quem está lá no final: o hóspede e a gerência de hotel. Pois, para qualquer negócio ter sucesso é preciso conhecer bem o seu público-alvo.
Para lhe ajudar, estamos preparando para você essas indicações e informações que sirvam para seu negócio fluir com maior agilidade. Gostou deste texto sobre FNRH? Conheça mais nosso blog!