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Tecnologia para motéis: você está preparado?

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Sumário

    A cada ano, os frequentadores de motéis se mostram mais exigentes, e ao decidir ir a um, os clientes buscam uma experiência diferente, uma novidade ou mesmo, uma promoção tentadora. Como segunda modalidade de hospedagem mais utilizada no Brasil, há uma transformação em andamento na sua forma de receber clientes pela necessidade proporcionada pela tecnologia para motéis que vem acontecendo no setor.

    Neste artigo nós falamos sobre algumas das principais tendências para o segmento moteleiro e como as soluções de tecnologia impactam esse tipo de negócio. Confira! 

    As tendências da tecnologia para motéis

    As inovações tecnológicas têm afetado o segmento de motelaria no Brasil e demandado que as propriedades de todos os portes adotem inovações em seu atendimento e serviço. 

    Essa tendência por inovação abrange desde banheiras modernas com comandos digitais e camas box com colchões mais confortáveis, até equipamentos de ozônio que deixam os quartos mais agradáveis. Ou ainda, piscinas que simulam um paraíso natural. E essa são apenas algumas das novidades que podem ser encontradas em motéis que se preocupam com o bem-estar e com a experiência do cliente, e também com o aumento de faturamento.

    Além das inovações citadas acima, ter um site com fotos e vídeos de alta qualidade, tiradas por profissionais, com tour em 3D, também é uma forma de trabalhar o marketing, colocar o motel em evidência e alavancar as vendas. 

    Nos dias de hoje, a maioria das pessoas utiliza seu smartphone para encontrar um produto ou serviço. Esse novo hábito inclui a procura por hotéis e motéis, com a vantagem de não ser preciso se deslocar para locar um quarto. Desta forma, a importância da divulgação nas mídias sociais é mais do que importante. 

    Anunciar promoções, cartões de fidelidade, pacotes de diárias estendidas, produtos gratuitos pela internet e redes sociais ajuda a atrair o cliente, motivando-o a reservar um quarto e visitar seu estabelecimento.

    Esse jeito diferenciado de comprar foi alavancada pelo início da era dos aplicativos como iFood, Uber, Spotify; Airbnb, 123Milhas, entre outros – definitivamente apps que fazem parte da nossa rotina hoje em dia. 

    Para a busca de motéis, o aplicativo mais conhecido é o Guia de Motéis, site de buscas que possui o aplicativo GuiaGo, lançado no final de 2018. Nele, o cliente escolhe, reserva e paga o quarto do motel de sua preferência, com a maior rapidez e facilidade.

    Uma forte tendência do mercado é o uso do Booking, maior aplicativo de reservas para hospedagem do mundo. Mesmo sendo um canal focado em hotéis, alguns proprietários de motel conseguem bons resultados, pois a plataforma tem visibilidade mundial, o que permite que estrangeiros também se hospedar em motéis do país, que têm valores mais atrativos que os hotéis.

    Um aspecto importante a ser mencionado é a gestão da disponibilidade de quartos, que deve ser feita de forma a impedir que ocorra uma ocupação maior que a capacidade de hospedagem de um motel. 

    Condição conhecida como overbooking, essa situação ocorre quando a quantidade de hóspedes ultrapassa o número de leitos disponíveis, nesse caso o meio de hospedagem que fez a reserva, muitas vezes, tem de pagar para que o hóspede fique em outro estabelecimento e ainda corre riscos de um processo por danos morais e reclamações em redes sociais. 

    Como gerenciar reservas feitas por plataformas online

    Um agravante dessas situações em motéis é a chegada de novos clientes a todo o momento na recepção e ocupando quartos por pequenos períodos e pernoites. E agora, com reservas chegando via plataforma online, como gerenciar?

    A primeira medida a tomar é buscar um software de gestão que “converse” com os canais de reservas e com seu site, assim toda reserva efetuada chegará de forma automatizada e a disponibilidade será sincronizada imediatamente. Essa é a melhor forma de evitar erros e overbooking, e permitir que você, moteleiro, se preocupe somente com o bom atendimento e ofereça diferenciais aos seus hóspedes.

    Como a tecnologia para motéis ajuda na experiência do cliente

    Outra grande inovação do mercado de motéis é a tela de entrada touchscreen. Com ela, o cliente acessa várias fotos dos quartos e pode fazer sua escolha, sem contato com a recepção, o que aumenta a privacidade e torna o atendimento mais rápido e moderno.

    Essas são algumas formas de inovar e proporcionar ao seu cliente a experiência que ele tanto busca e, em um mercado tão concorrido, alavancar as vendas.

    A importância da tecnologia para motéis na gestão

    Uma solução é indispensável para seguir as tendência da evolução tecnológica nos motéis: ter um sistema de gestão com recursos que permitam transformar a operação no seu empreendimento. 

    A Bitz Softwares, empresa especializada no segmento de hospedagens, ao longo de seus 10 anos de mercado, tem investido em inovação e oferece aos seus clientes softwares de alta qualidade. Nossos sistemas são seguros e dispõem de aplicativos que permitem que nosso parceiro moteleiro esteja sempre conectado. 

    Neste ano vamos inovar ainda mais. Fiquem ligados nas nossas redes sociais!

    Acesse nosso site e veja estas e outras novidades para o segmento de hospedagem.

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