Evolução tecnológica

A cada ano, os frequentadores de motéis se mostram mais exigentes, e ao decidir ir a um, os clientes buscam uma experiência diferente, uma novidade ou mesmo uma promoção tentadora.

Segunda modalidade de hospedagem mais utilizada no Brasil, os motéis estão modificando sua forma de receber clientes: necessidade que surge da evolução tecnológica que vem acontecendo no setor.

Neste artigo nós falamos sobre algumas das principais tendências para o segmento moteleiro e como as soluções de tecnologia impactam esse tipo de negócio. Confira! 

As tendências de hotelaria trazidas pela evolução tecnológica 

Como acabamos de dizer, as inovações tecnológicas têm afetado o segmento de motelaria no Brasil e demandado que os motéis de todos os portes adotem inovações em seu atendimento e serviço. 

Essa tendência por inovação abrange desde banheiras modernas com comandos digitais e camas box com colchões mais confortáveis, até equipamentos de ozônio que deixam os quartos mais agradáveis e piscinas que simulam um paraíso natural. E essa são apenas algumas das novidades que podem ser encontradas em motéis que se preocupam com o bem-estar e com a experiência do cliente, e também com o aumento de faturamento.

Além das inovações citadas acima, ter um site com fotos e vídeos de alta qualidade, tiradas por profissionais, com tour em 3D, também é uma forma de trabalhar o marketing, colocar o motel em evidência e alavancar as vendas. 

Nos dias de hoje, a maioria das pessoas utiliza seu smartphone para encontrar um produto ou serviço. Esse novo hábito inclui a procura por hotéis e motéis, com a vantagem de não ser preciso se deslocar para locar um quarto, por isto a importância da divulgação nas mídias sociais. 

Anunciar promoções, cartões de fidelidade, pacotes de diárias estendidas e mesmo produtos gratuitos na internet e nas redes sociais ajuda a atrair o cliente, motivando ele a reservar um quarto e visitar seu motel.

Esse jeito diferenciado de comprar foi alavancada pelo início da Era dos aplicativos: iFood, Uber, Spotify; Airbnb, 123Milhas, entre outros, são Apps que fazem parte da nossa rotina hoje em dia. 

Para a busca de motéis, o aplicativo mais conhecido é o Guia de Motéis, site de buscas que possui o aplicativo GuiaGo, lançado no final de 2018. Nele, o cliente escolhe, reserva e paga o quarto do motel de sua preferência, com a maior rapidez e facilidade.

Uma forte tendência do mercado é o uso do Booking, maior aplicativo de reservas para hospedagem do mundo. Mesmo sendo um canal focado em hotéis, alguns proprietários de motel conseguem bons resultados, pois a plataforma tem visibilidade mundial, o que permite que estrangeiros também se hospedar em motéis do país, que têm valores mais atrativos que os hotéis.

Um aspecto importante a ser mencionado é a gestão da disponibilidade de quartos, que deve ser feita de forma a impedir que ocorra uma ocupação maior que a capacidade de hospedagem de um motel. 

Condição conhecida como overbooking, essa situação ocorre quando a quantidade de hóspedes ultrapassa o número de leitos disponíveis, nesse caso o meio de hospedagem que fez a reserva, muitas vezes, tem de pagar para que o hóspede fique em outro estabelecimento e ainda corre riscos de um processo por danos morais e reclamações em redes sociais. 

Como gerenciar reservas feitas por plataformas online

Um agravante dessas situações em motéis é a chegada de novos clientes a todo o momento na recepção e ocupando quartos por pequenos períodos e pernoites. E agora, com reservas chegando via plataforma online, como gerenciar?

A primeira medida a tomar é buscar um software de gestão que “converse” com os canais de reservas e com seu site, assim toda reserva efetuada chegará de forma automatizada e a disponibilidade será sincronizada imediatamente. Essa é a melhor forma de evitar erros e Overbooking, e permitir que você, moteleiro, se preocupe somente com o bom atendimento e ofereça diferenciais aos seus hóspedes.

Como o autoatendimento ajuda na experiência do cliente

Outra grande inovação do mercado de motéis é a tela de entrada touchscreen. Com ela, o cliente acessa várias fotos dos quartos e pode fazer sua escolha, sem contato com a recepção, o que aumenta a privacidade e torna o atendimento mais rápido e moderno.

Essas são algumas formas de inovar e proporcionar ao seu cliente a experiência que ele tanto busca e, em um mercado tão concorrido, alavancar as vendas.

A importância dos softwares na gestão de motéis

Uma solução é indispensável para seguir as tendência da evolução tecnológica nos motéis: ter um sistema de gestão com recursos que permitam transformar a operação no seu empreendimento. 

A Bitz Softwares, empresa especializada no segmento de hospedagens, ao longo de seus 10 anos de mercado, tem investido em inovação e oferece aos seus clientes softwares de alta qualidade. Nossos sistemas são seguros e dispõem de aplicativos que permitem que nosso parceiro moteleiro esteja sempre conectado. 

Neste ano vamos inovar ainda mais. Fiquem ligados nas nossas redes sociais! Acesse nosso site e veja estas e outras novidades para o segmento de hospedagem.

 

Escrito por: Kauhe Augusto Tissiani, Gestor de Negócios

Veja também

Deixe um comentário