Uma estratégia de gestão de receita pode ser vital para hoteleiros que buscam otimizar os resultados financeiros.
No entanto, é importante entender que existem várias sub estratégias diferentes a serem conhecidas, bem como algumas práticas recomendadas a serem seguidas.
Neste artigo, você encontrará sete dicas importantes de estratégia de gerenciamento de receita para ajudá-lo ao longo do caminho. Fique conosco!
Estratégia de gestão de receita em poucas palavras
Em termos simples, o gerenciamento de receita é o processo de otimização da disponibilidade, distribuição e preços, para maximizar os resultados financeiros.
Na verdade, é um conceito aplicável em qualquer setor em que os clientes estejam dispostos a pagar preços diferentes pelo mesmo produto ou serviço e onde as empresas tenham estoques perecíveis.
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Assim, dentro da indústria hoteleira, uma maneira útil de pensar em gestão de receita é:
>>> Vender o quarto certo, para a pessoa certa, no momento certo, pelo preço certo, pelo canal certo, com a melhor eficiência de custos.
A importância da estratégia de gestão de receita
O gerenciamento de receita é importante para os hotéis porque o mesmo quarto pode ser vendido por preços drasticamente diferentes, dependendo dos níveis de demanda.
Ao mesmo tempo, os proprietários de hotéis precisam lidar com uma série de custos fixos diferentes, que permanecem os mesmos, independentemente do número de quartos de hotel ocupados e do preço a que são vendidos.
Por esta razão, é importante otimizar a quantidade de dinheiro que entra para que esses custos fixos possam ser cobertos. Uma estratégia de gestão de receitas fornece uma abordagem baseada em evidências para garantir que esse seja o caso.
7 dicas de estratégia de gestão de receita para hotéis
A gestão eficaz das receitas requer uma abordagem multifacetada. Aqui estão sete dicas de gerenciamento de receita que podem ajudar você a otimizar sua estratégia.
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Estude o mercado
Para qualquer hotel que tente otimizar o gerenciamento de receita, um primeiro passo crucial é entender o mercado estudando seus hóspedes e seus rivais.
Portanto, obtenha informações sobre quem são seus clientes, quais características eles compartilham e o que estão procurando.
Em seguida, reserve um tempo para entender os concorrentes e o que eles têm a oferecer.
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Para otimizar os resultados financeiros, você precisará acompanhar a demanda ao longo do tempo, encontrar padrões e identificar os diversos fatores que a influenciam.
Depois de ter esse tipo de visão geral do mercado, você pode tomar decisões muito mais inteligentes e baseadas em evidências sobre os preços que cobra, as campanhas de marketing que financia e os clientes em potencial que segmenta.
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Colete os dados certos
O gerenciamento de receita eficaz depende muito da coleta de dados. Porém, uma das dicas de gerenciamento de receita mais importantes que você deve conhecer é se concentrar na coleta dos dados corretos.
Todas as informações que você coleta, sejam relacionadas aos hóspedes do hotel ou à economia local, precisam ser relevantes e ter benefícios estratégicos.
Com isso em mente, você precisa identificar o tipo de dados necessários e desenvolver métodos consistentes para reuni-los e organizá-los.
Alguns hotéis cometem o erro de coletar muitas informações, sendo muitas delas irrelevantes ou desnecessárias, por isso é importante se concentrar em dados que o ajudarão a antecipar a demanda e maximizar a receita.
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Abrace a previsão e o mapeamento
Muitos hotéis estão cientes da importância da previsão para fins de gerenciamento de receita, pois isso ajuda a antecipar a demanda e ajustar os preços de acordo.
Com isso dito, você quer ir além da simples previsão e também mapear de onde a demanda se origina, pois isso pode permitir que você direcione os esforços de marketing de forma mais eficaz.
De um modo geral, os hotéis podem coletar grandes quantidades de informações sobre os hóspedes, e sua localização geralmente está entre esses dados. Isso pode permitir que você identifique áreas onde a demanda é alta e áreas onde é baixa.
Também pode ser comparado com dados anteriores para que você possa ver onde a demanda cresceu e onde diminuiu.
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Adote a melhor estratégia de preços
Quando se trata de precificação, existem várias estratégias estabelecidas que podem ser úteis em determinadas situações, mas nenhuma delas é infalível.
Em vez disso, as estratégias de preços precisam ser selecionadas com cuidado e usadas no momento certo. Suas decisões podem ser influenciadas pelas ofertas de seu hotel, seu mercado-alvo e demanda.
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Por exemplo, se você está confiante de que seu hotel pode oferecer mais do que os concorrentes, pode ser sensato adotar uma estratégia competitiva, na qual você defina os preços de acordo com eles.
No entanto, se você está antecipando baixos níveis de demanda, uma estratégia de desconto pode ser a diferença entre quartos vazios e um hotel cheio.
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Competir com base no valor
No entanto, uma das maiores armadilhas em que os líderes hoteleiros caem ao tentar otimizar sua estratégia de gerenciamento de receita é se concentrar demais apenas nos preços.
Na realidade, uma das melhores dicas de gerenciamento de receita é tentar se concentrar mais no conceito de valor e competir com outros hotéis nessa base.
Por exemplo, talvez você não precise comprometer o preço se adicionar extras.
Da mesma forma, se você estiver prevendo uma baixa demanda por quartos de hotel em um determinado horário, poderá experimentar descontos em noites adicionais para reservas atuais.
Isso pode permitir que você preencha o que seriam quartos vazios, aumentando o valor que você está oferecendo aos hóspedes.
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Otimize seus canais de distribuição
É vital que, quando clientes em potencial visitam o site do seu hotel, ou parceiros de distribuição como Booking.com, Expedia ou Trivago, eles tenham uma noção real do seu hotel e de suas instalações.
Por isso, você precisa otimizar seus diversos canais de distribuição, para que eles demonstrem claramente o que seu hotel tem a oferecer.
Algumas dicas aqui incluem adequar qualquer texto ao público-alvo, usar imagens de alta qualidade do seu hotel e seus quartos e usar vídeos profissionais ou até mesmo passeios de realidade virtual sempre que possível.
Além disso, você deve gerenciar as avaliações dos clientes nessas plataformas, responder aos comentários e gerenciar dinamicamente seus preços.
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Colaboração entre departamentos
Por fim, para que sua estratégia de gerenciamento de receita pague dividendos, você precisa criar um ambiente em que a colaboração entre departamentos seja incentivada.
Isso significa diferentes departamentos em seu hotel viz. vendas, marketing, equipe de serviço e assim por diante precisam estar cantando na mesma folha de hinos.
Assegure-se de que os departamentos individuais estejam cientes das estratégias mais amplas do hotel e estejam indo na mesma direção. Você também deve tentar obter a adesão dos principais tomadores de decisão em cada departamento.
Quando a colaboração próxima é facilitada adequadamente, todos em seu hotel podem trabalhar coletivamente para otimizar a receita.
A indústria hoteleira é altamente competitiva.
Os hotéis devem lidar com diversos custos fixos e também, ao mesmo tempo, custos variáveis de diárias de hotel.
Como resultado, uma estratégia de gestão de receita é vital para otimizar os resultados financeiros.
As sete dicas de gerenciamento de receita fornecidas acima podem ajudá-lo a atingir esse objetivo.
Por favor, deixe um comentário abaixo se você tiver alguma dúvida e entre em contato com a Bitz Hotel!