Todo mundo gosta de promoção. E nisso os hóspedes do seu hotel não são diferentes. Por isso, você precisa saber como fazer promoções para atrair clientes e, assim, aumentar a taxa de ocupação do seu empreendimento de hotelaria. 

Neste artigo, nós reunimos ideias de ações que vão ajudar o seu hotel, pousada ou hostel a criar promoções atrativas e criativas para atrair o público. Confira nossos insights e bons negócios.

1. Promoções sazonais: estações do ano

Aproveite as estações do ano para fazer promoções sazonais de acordo com o clima da época. Nos meses de frio, uma boa ideia é investir em festivais de sopa ou fondue; e no verão, luais e almoços à beira da piscina podem atrair muitos hóspedes.

Essas ações são ainda mais interessantes quando realizadas em épocas de baixa temporada, pois despertam nas pessoas o desejo de não deixar a oportunidade passar.

2. Promoções por tempo limitado

Promoções por tempo limitado, com descontos ou condições especiais válidas somente por um curto período são uma boa ideia para atrair clientes em épocas de baixa procura.

Aqui, vale investir em ações com foco em datas comemorativas como Dia das Mães, final de semana romântico no Dia dos Namorados, ceia de Natal ou festa de Ano Novo.

3. Pacotes promocionais

Se você está procurando maneiras de como fazer promoções para atrair clientes de um determinado segmento, os pacotes promocionais podem ser uma ótima opção.

Os pacotes promocionais oferecem um conjunto de serviços direcionados a um perfil de hóspede específico, ajudando a posicionar o seu hotel como uma referência para pessoas que se encaixem nesse perfil.

Assim, seu empreendimento pode se tornar o preferido das pessoas que viajam a trabalho, das que procuram esportes de aventura, de famílias com crianças e bebês ou casais em viagens românticas.

4. Promoções para a melhor idade

Neste tipo de ação, seu hotel oferece serviços especiais com preços realmente diferenciados para pessoas acima dos sessenta anos. Descontos mínimos de 15% são altamente recomendáveis para esse público.

Um bom motivo para esse tipo de promoção é que esse público, ao contrário das famílias com crianças em idade escolar, podem viajar o ano todo e não apenas em férias e feriados.

5. Condições especiais para realização de eventos 

Usar as dependências do hotel para a realização de eventos faz um maior número de pessoas conhecer seu empreendimento. Vale eventos promovidos pelo próprio estabelecimento ou eventos de terceiros, sejam corporativos ou de pessoas físicas, como casamentos e aniversários.

Crie uma oferta especial e ofereça descontos ou condições especiais para os participantes que quiserem se hospedar na data do evento.

6. Programas de fidelidade

Estas são promoções direcionadas para os hóspedes mais fiéis, afinal é sempre bom valorizar aqueles que sempre escolhem o seu estabelecimento. Com isso, além de estreitar o relacionamento já existente, você chama a atenção de novos clientes, que ficam com vontade de também aproveitarem as promoções exclusivas.

Nas ações do programa de fidelidade, você pode oferecer, além de descontos exclusivos, café da manhã, lavanderia 24 horas, passeio gratuíto e outros benefícios grátis.

7. Promoções para datas especiais

Aqui a ideia é presentear seus hóspedes em ocasiões especiais, como casamento e aniversário. Nesse tipo de promoção seu hotel pode: 

  • dar aos aniversariantes do mês desconto de no mínimo 15% na diária e um brinde especial
  • oferecer a noivos desconto e mimos especiais como enxoval diferenciado, espumante, chocolate, rosas vermelhas e velas

Essas são só algumas ideias de como fazer promoções para atrair clientes para o seu hotel, hostel ou pousada. Porém, antes de elaborar qualquer estratégia nesse sentido é importante estar atualizado com tudo que acontece na sua região e, acima de tudo, conhecer muito bem os seus hóspedes e o público-alvo do seu negócio.

E lembre-se, uma ação promocional, qualquer que seja ela, só irá trazer bons resultados se você puder contar com os recursos de um PMS como o Bitz Hotel, que facilita a gestão das promoções e ofertas realizadas.
Por fim, para continuar recebendo dicas e insights sobre gestão hoteleira, acompanhe as publicações no nosso blog. Temos sempre conteúdo realmente relevante para fazer seu estabelecimento hoteleiro crescer e se manter de forma saudável.

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