Você, gerente ou dono de um negócio de hospedagem, sabe para que serve e quando fazer auditoria em hotel?

A principal missão da auditoria em hotéis, pousadas e hostels é investigar se os controles internos estão sendo feitos com eficiência. E quando as auditorias são feitas de forma correta, ajudam a reduzir custos, melhorar os processos do hotel e entregam detalhes da administração aos gestores do negócio. 

Neste artigo, nós listamos 5 pontos que devem ser auditados no seu hotel para garantir uma gestão mais eficaz e melhores resultados para o seu empreendimento. Confira!

 

1. Registros financeiro

Os erros de registro e os desvios financeiros podem ocorrer em qualquer uma das áreas do hotel e, no dia a dia, nem sempre o gerente consegue identificar essas ações. Ao auditar os registros financeiros é possível verificar todos os valores que entram e saem do hotel e encontrar incoerências nos dados.

Se houver um recibo de pagamento duplicado ou uma nota com valor muito acima do normal, por exemplo, é possível saber quando e em qual setor ocorreu. O que inibe ações desonestas e facilita a correção de erros, resultando em menos prejuízos e perdas. 

 

2. Processos internos

Ao auditar os processos do hotel você consegue identificar falhas nas rotinas internas e pode analisar se sua operação precisa de aperfeiçoamento. 

Auditando o modo como são feitas as coisas no seu negócio, você pode encontrar processos obsoletos e atividades sendo realizadas de forma errada, e, a partir dessa identificação, reorganizar sua operação, o que ajuda a eliminar desperdício de mão de obra, de recursos e de materiais. E evitar erros de atendimento ao cliente.

 

3. Contas a pagar e a receber

Auditar o controle das contas a pagar e a receber é outro ponto importante no controle dos registros do hotel. 

Ao verificar as contas a pagar e a receber da empresa, você conseguirá identificar qual a situação real do seu fluxo de caixa, saber de onde provêm suas maiores receitas, quais são os seus maiores gastos e, também, fazer um acompanhamento eficiente de inadimplentes. 

 

4. Custos fiscais 

Questões fiscais também devem ser alvo da auditoria em hotel. Especialmente se os tributos têm representado um grande custo para o seu negócio, é hora de agir para identificar porque você tem pago impostos e tributos tão elevados e saber se é possível diminuir os gastos fiscais do seu empreendimento. 

 

5. Integração entre sistemas de informação

A troca ou integração de sistemas de informação, como PMS e outros softwares de informação, também devem ser alvo de auditoria no hotel. Tomando esse cuidado, é possível garantir a integridade das informações que serão adicionadas novo sistema ou compartilhadas entre os softwares durante a integração. Isso ajuda a evitar perdas de dados e dores de cabeça futuras.

Agora que você viu pontos que não podem ser negligenciados na auditoria de hotel, conheça o PMS da Bitz Software! Nosso sistema de gestão desenvolvido especialmente para o setor hoteleiro inclui um recurso exclusivo para auditoria.

 

Veja também

Deixe um comentário