Em hotelaria, um bom atendimento não acaba quando o hóspede pega sua bagagem e vai embora. Como em qualquer outro negócio, o pós-venda é fundamental para a fidelização dos hóspedes, que além de se hospedarem novamente, passam a indicar o hotel para amigos e familiares.
E para ajudar a tornar o pós-venda do seu hotel muito mais eficaz, selecionamos algumas dicas imperdíveis neste post. Acompanhe e bons negócios!
Infelizmente, ainda é comum que alguns donos e gestores do ramo hoteleiro ignorem a importância do pós-venda e se esqueçam do hóspede após o check-out. Eles enxergam o pós-venda como um custo extra e não como uma oportunidade para fidelizar clientes e um grande diferencial competitivo em um mercado tão concorrido.
Na hotelaria, o pós-venda tem como objetivo ouvir o hóspede e estabelecer um relacionamento duradouro, que pode fazer com que ele retorne ao hotel. No mais, é uma excelente ferramenta de marketing de referência, o famoso boca a boca.
E aqui, não custa lembrar que, segundo especialistas em marketing, conquistar novos clientes custa entre cinco e sete vezes mais do que manter a clientela. Então, não há motivos para não investir no pós-venda e, assim, fidelizar seus hóspedes.
Para implementar um pós-venda que faça a diferença para o seu negócio e impacte positivamente na experiência do hóspede é preciso seguir algumas boas práticas. Sete delas nós listamos a seguir:
Uma equipe bem treinada faz toda a diferença, desde o check-in até as ações de pós-venda do hotel. Então, invista em treinamento para que todos os seus colaboradores entendam a importância do pós-venda para conquistar a fidelização e ofereçam aos seus hóspedes o melhor atendimento possível.
Um hóspede feliz tem sempre maiores chances de retornar ao seu hotel, por isso faça com que ele se sinta bem e também especial para o seu negócio.
E a melhor maneira de fazer isso é oferecendo descontos especiais e cupons para datas especiais como aniversário ou feriados. Vale também criar um programa de fidelidade para que os clientes possam voltar mais vezes ao seu empreendimento.
A melhor maneira de saber exatamente o que o seu hóspede precisa e deseja é realizando pesquisas de satisfação com os seguintes objetivos:
Clientes gostam de se sentirem especiais e de imaginarem que recebem atendimento exclusivo. Assim, receber e-mails personalizados com informações referentes a seus gostos e ao seu estilo de vida faz toda a diferença no pós-venda.
Pensar tarifas especiais para hóspedes com crianças ou promover parcerias com baladas e restaurantes para agradar hóspedes mais jovens, mostra que o seu hotel se preocupa com o bem-estar dos clientes e que busca sempre oferecer a melhor experiência a quem se hospeda em seu empreendimento.
Quando o assunto é o uso do e-mail corporativo, não deixe de lado o envio das newsletters. Elas são uma excelente alternativa para a distribuição do seu conteúdo. Com elas é possível:
O pós-venda nos hotéis tem como foco construir um relacionamento entre o estabelecimento e seu hóspede, trazendo promoções, novidades e informações interessantes para ele e fazendo com que ele tenha uma boa experiência. Ações simples como o envio de um e-mail agradecendo a confirmação de reserva ou uma mensagem disponibilizando o cardápio dos hotel podem fazer toda a diferença.
Todo esse processo de pós-venda só pode funcionar de forma eficiente quando o estabelecimento hoteleiro conta com um bom PMS para facilitar a gestão das promoções e das ofertas realizadas, das pesquisas de satisfação rodadas e do atendimento oferecido aos hóspedes.
Por isso, é fundamental que o seu hotel opte pelo uso de um sistema de gestão que automatize os processos, otimize a operação do negócio e entregue informações que ajudem nas decisões estratégicas.
E por falar em PMS, conheça o Bitz Hotel! O software para gestão hoteleira mais completo do mercado, que foi desenvolvido especialmente para atender às necessidades de hotéis, pousadas e hostels.
Nosso sistema é totalmente cloud, multiempresa, tem interface simples e intuitiva, faz a gestão online de reservas, possibilita o check-in e o check-out via whatsapp e possui recursos para o envio de pesquisa de satisfação.
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