Recepcionista de motel: saiba como contratar e treinar o seu colaborador

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Tempo de Leitura: 8 minutos

Você está passando por apuros tentando encontrar um bom recepcionista de motel? 

Nós sabemos que não é fácil conseguir contratar e treinar os profissionais desse setor, por isso, queremos te ajudar a enfrentar os problemas que podem surgir, como: 

  • Colaboradores que acreditam não dar conta do trabalho. 
  • Pessoas que não possuem disponibilidade de horários. 
  • Falta de procura pelo emprego, pela preocupação com segurança.
  • Mercado de trabalho escasso devido à falta de qualificação.

Mas, antes de falar as dicas que temos, te mostramos dados que confirmam o problema que vários empregadores possuem em formar suas equipes. 

Uma pesquisa realizada pela ManpowerGroup, veiculada pelo portal Mindsight, revelou que em 2023 o Brasil tem a taxa de 75% de dificuldade quando o assunto é preencher vagas de emprego.

Por isso, a nossa primeira dica é que você não descarte profissionais por falta de habilidades que você pode treinar. 

Além disso, para ter um bom recepcionista de motel é preciso descrever bem a vaga e falar abertamente sobre todas as atividades do setor, definindo um processo padrão na rotina de trabalho. 

Dessa maneira, detalhe os serviços que serão prestados, como:

  • Acompanhar atividades de walk-in e de saída de hóspedes. 
  • Atendimento telefônico.
  • Informar aos clientes as formas de pagamento. 
  • Acompanhar o registro de hóspedes, status de quartos. 
  • Entre outros.

Bem como, também é importante que você, como gestor direto ou proprietário do motel, sempre tenha empatia e se mostre preocupado com a segurança e integridade física do seu recepcionista de motel. 

Afinal, é essencial que o seu profissional se sinta seguro e tenha bem-estar para cumprir suas funções com bom desempenho. 

Agora, na sequência, vamos explicar com mais exemplos, como você pode fazer para atrair, treinar e até mesmo reter os recepcionistas que já tem no seu motel. 

Veja a seguir:

Características essenciais que você deve procurar ao contratar um bom recepcionista de motel

Primeiramente, busque por profissionais que estão disponíveis para trabalhar com flexibilidade de horários. E saiba negociar a jornada de trabalho, por exemplo: 

  • Converse sobre o melhor dia de folgas (se a jornada incluir essa opção). 
  • Crie a possibilidade de trabalhar com banco de horas. 
  • Analise junto do time os turnos que ficariam mais adequados para todos. 

Além disso, é primordial que os seus recepcionistas de motel tenham algumas características compatíveis com a função que irão desempenhar. Destacamos em primeiro lugar a discrição e boa comunicação.

  • Veja se a pessoa possui um perfil mais assertivo e ponderado. 
  • A pessoa que trabalha na recepção deve ser atenta e cordial. 
  • O candidato também deve ser calmo e ter uma comunicação clara, para se fazer entender.

Posteriormente, confira se as qualidades como agilidade, honestidade e comprometimento se destacam entre os candidatos. 

  • Faça testes executando atividades da recepção e perceba a rapidez com que a pessoa desempenha as ações. 
  • Crie perguntas para traçar um perfil do colaborador, para compreender se a pessoa é honesta e comprometida com o trabalho. 

Terminando essa primeira avaliação, é possível estender um pouco mais da entrevista, para compreender se o profissional se adapta facilmente às demandas da recepção. 

Afinal, podem ser solicitadas atividades que exijam algum conhecimento a mais e é necessário saber o quanto este profissional está disposto a aprender, a se dedicar, garantindo que esteja apto para todas as funções. 

Leia também: Marketing para motel: como proporcionar o melhor Dia dos Namorados? 

Foque em treinamentos para atrair profissionais novos e reter recepcionistas que você já tem!

Essas nossas dicas sobre treinamentos que você pode aplicar com seu time de recepcionistas, são válidas tanto para atrair novos profissionais; como reter os colaboradores que você já tem. 

Então, mesmo que você não esteja procurando preencher uma vaga, você pode melhorar o desempenho da sua equipe, apenas melhorando suas habilidades!

Nesse sentido, os treinamentos são indispensáveis para consolidar a eficiência do trabalho, além de melhorar serviços prestados pelos seus profissionais. 

Por isso, continue a ler esse artigo, porque separamos por categorias os benefícios que você pode gerar no seu motel, investindo em treinamentos de equipe.

Leia também: Como melhorar a segurança digital nos motéis.

Conquiste um padrão de qualidade da recepção 

Já imaginou como seria se o seu motel não tivesse uma pessoa para receber os hóspedes? Todo mundo ficaria perdido!

Mas, hoje em dia, para ter uma recepção ainda melhor, não basta que o seu profissional receba os clientes, é preciso conquistar um padrão de qualidade dos serviços desse setor. 

Em outras palavras, o seu hóspede precisa lembrar dos serviços eficientes do seu motel! Assim, os clientes serão fidelizados e voltarão mais vezes. 

Agora, você deve estar se perguntando, como ter essa padronização? 

Nós te respondemos: investindo em treinamentos de recepcionistas. Para garantir: 

  • Processo operacional padrão de receber a entrada e saída de hóspedes.
  • Segurança pela qualidade do atendimento que os clientes já conhecem.
  • Recepcionistas observadores, que acompanham a experiência das hospedagens.

Leia também: Garanta elevada eficiência operacional no motel. 

Crie uma excelente comunicação entre setores

É aquela velha história quem se comunica se entende! Por isso, é extremamente importante dedicar um tempo para treinar a comunicação dos seus profissionais. 

Assim, busque desenvolver trocas entre o time da recepção, porém, pensando que eles devem estar totalmente integrados com outros setores do motel. 

Afinal, a comunicação interna entre os seus profissionais deve ser uma só, fazendo com que todos estejam alinhados com o mesmo padrão de processos. 

Listamos aqui mais algumas vantagens de investir em uma comunicação eficiente: 

  • Evita que informações confidenciais vazem da empresa. 
  • Ajuda a criar canais oficiais de conversa, que pode ser e-mail ou grupo de WhatsApp comercial, ou outro canal que considerar válido. 
  • Torna o time mais entrosado, trazendo um ambiente dinâmico e mais acolhedor para toda a equipe. 
  • Melhora a transparência de informações, ampliando a confiança entre trabalhadores, gestores e proprietários do motel. 

Além disso, quando todos se comunicam bem, isso também incrementa a experiência do hóspede, fazendo com que o cliente enxergue o seu motel com mais profissionalismo, com menos falhas e erros. 

Estabeleça uma cultura forte na sua equipe 

E a nossa última dica é que você também enxergue os treinamentos como uma oportunidade de criar uma cultura forte no seu motel. 

Mas, o que isso exatamente quer dizer? Uma cultura é a forma com que os recepcionistas e outros profissionais do seu negócio irão demonstrar o comportamento do time. 

Você, provavelmente, tem sua visão de negócio, valores, objetivos e método com o qual gostaria de trabalhar. 

Dessa maneira, é primordial que você transmita isso para os profissionais que estarão todos os dias trabalhando no seu motel. Veja agora, estratégias que você pode utilizar ao estabelecer uma cultura: 

  • Invista sempre em uma comunicação clara com o seu profissional sobre seus objetivos. 
  • Considere analisar antes de contratar; os hábitos, e, a avaliação comportamental semelhante ao que você busca para sua empresa. 
  • Estabeleça regras que devem ser cumpridas e respeitadas pelo time. 
  • Lembre de sempre dar feedbacks sobre como o profissional está desempenhando suas funções. 

Leia também: Gestão de equipe de motel: 7 boas práticas para adotar. 

O segredo para ter recepcionistas ainda mais dedicados: invista em tecnologia!

A verdade é que você pode conseguir contratar bons profissionais, porém, somos todos seres humanos e não máquinas. 

Por isso, estamos suscetíveis a erros, falhas, ou baixa produtividade em algum momento. 

Nesse sentido, nada melhor do que contar com a tecnologia que pode ser uma grande aliada para padronizar ainda mais rápido os processos, garantindo que o seu recepcionista de motel fique mais amparado no setor. 

E se você quer saber mais, como o melhor PMS do mercado de software para motel, pode te ajudar, inclusive, a evitar fraudes no seu negócio moteleiro. 

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