Você está passando por apuros tentando encontrar um bom recepcionista de motel?
Nós sabemos que não é fácil conseguir contratar e treinar os profissionais desse setor, por isso, queremos te ajudar a enfrentar os problemas que podem surgir, como:
- Colaboradores que acreditam não dar conta do trabalho.
- Pessoas que não possuem disponibilidade de horários.
- Falta de procura pelo emprego, pela preocupação com segurança.
- Mercado de trabalho escasso devido à falta de qualificação.
Mas, antes de falar as dicas que temos, te mostramos dados que confirmam o problema que vários empregadores possuem em formar suas equipes.
Uma pesquisa realizada pela ManpowerGroup, veiculada pelo portal Mindsight, revelou que em 2023 o Brasil tem a taxa de 75% de dificuldade quando o assunto é preencher vagas de emprego.
Por isso, a nossa primeira dica é que você não descarte profissionais por falta de habilidades que você pode treinar.
Além disso, para ter um bom recepcionista de motel é preciso descrever bem a vaga e falar abertamente sobre todas as atividades do setor, definindo um processo padrão na rotina de trabalho.
Dessa maneira, detalhe os serviços que serão prestados, como:
- Acompanhar atividades de walk-in e de saída de hóspedes.
- Atendimento telefônico.
- Informar aos clientes as formas de pagamento.
- Acompanhar o registro de hóspedes, status de quartos.
- Entre outros.
Bem como, também é importante que você, como gestor direto ou proprietário do motel, sempre tenha empatia e se mostre preocupado com a segurança e integridade física do seu recepcionista de motel.
Afinal, é essencial que o seu profissional se sinta seguro e tenha bem-estar para cumprir suas funções com bom desempenho.
Agora, na sequência, vamos explicar com mais exemplos, como você pode fazer para atrair, treinar e até mesmo reter os recepcionistas que já tem no seu motel.
Veja a seguir:
Características essenciais que você deve procurar ao contratar um bom recepcionista de motel
Primeiramente, busque por profissionais que estão disponíveis para trabalhar com flexibilidade de horários. E saiba negociar a jornada de trabalho, por exemplo:
- Converse sobre o melhor dia de folgas (se a jornada incluir essa opção).
- Crie a possibilidade de trabalhar com banco de horas.
- Analise junto do time os turnos que ficariam mais adequados para todos.
Além disso, é primordial que os seus recepcionistas de motel tenham algumas características compatíveis com a função que irão desempenhar. Destacamos em primeiro lugar a discrição e boa comunicação.
- Veja se a pessoa possui um perfil mais assertivo e ponderado.
- A pessoa que trabalha na recepção deve ser atenta e cordial.
- O candidato também deve ser calmo e ter uma comunicação clara, para se fazer entender.
Posteriormente, confira se as qualidades como agilidade, honestidade e comprometimento se destacam entre os candidatos.
- Faça testes executando atividades da recepção e perceba a rapidez com que a pessoa desempenha as ações.
- Crie perguntas para traçar um perfil do colaborador, para compreender se a pessoa é honesta e comprometida com o trabalho.
Terminando essa primeira avaliação, é possível estender um pouco mais da entrevista, para compreender se o profissional se adapta facilmente às demandas da recepção.
Afinal, podem ser solicitadas atividades que exijam algum conhecimento a mais e é necessário saber o quanto este profissional está disposto a aprender, a se dedicar, garantindo que esteja apto para todas as funções.
Leia também: Marketing para motel: como proporcionar o melhor Dia dos Namorados?
Foque em treinamentos para atrair profissionais novos e reter recepcionistas que você já tem!
Essas nossas dicas sobre treinamentos que você pode aplicar com seu time de recepcionistas, são válidas tanto para atrair novos profissionais; como reter os colaboradores que você já tem.
Então, mesmo que você não esteja procurando preencher uma vaga, você pode melhorar o desempenho da sua equipe, apenas melhorando suas habilidades!
Nesse sentido, os treinamentos são indispensáveis para consolidar a eficiência do trabalho, além de melhorar serviços prestados pelos seus profissionais.
Por isso, continue a ler esse artigo, porque separamos por categorias os benefícios que você pode gerar no seu motel, investindo em treinamentos de equipe.
Leia também: Como melhorar a segurança digital nos motéis.
Conquiste um padrão de qualidade da recepção
Já imaginou como seria se o seu motel não tivesse uma pessoa para receber os hóspedes? Todo mundo ficaria perdido!
Mas, hoje em dia, para ter uma recepção ainda melhor, não basta que o seu profissional receba os clientes, é preciso conquistar um padrão de qualidade dos serviços desse setor.
Em outras palavras, o seu hóspede precisa lembrar dos serviços eficientes do seu motel! Assim, os clientes serão fidelizados e voltarão mais vezes.
Agora, você deve estar se perguntando, como ter essa padronização?
Nós te respondemos: investindo em treinamentos de recepcionistas. Para garantir:
- Processo operacional padrão de receber a entrada e saída de hóspedes.
- Segurança pela qualidade do atendimento que os clientes já conhecem.
- Recepcionistas observadores, que acompanham a experiência das hospedagens.
Leia também: Garanta elevada eficiência operacional no motel.
Crie uma excelente comunicação entre setores
É aquela velha história quem se comunica se entende! Por isso, é extremamente importante dedicar um tempo para treinar a comunicação dos seus profissionais.
Assim, busque desenvolver trocas entre o time da recepção, porém, pensando que eles devem estar totalmente integrados com outros setores do motel.
Afinal, a comunicação interna entre os seus profissionais deve ser uma só, fazendo com que todos estejam alinhados com o mesmo padrão de processos.
Listamos aqui mais algumas vantagens de investir em uma comunicação eficiente:
- Evita que informações confidenciais vazem da empresa.
- Ajuda a criar canais oficiais de conversa, que pode ser e-mail ou grupo de WhatsApp comercial, ou outro canal que considerar válido.
- Torna o time mais entrosado, trazendo um ambiente dinâmico e mais acolhedor para toda a equipe.
- Melhora a transparência de informações, ampliando a confiança entre trabalhadores, gestores e proprietários do motel.
Além disso, quando todos se comunicam bem, isso também incrementa a experiência do hóspede, fazendo com que o cliente enxergue o seu motel com mais profissionalismo, com menos falhas e erros.
Estabeleça uma cultura forte na sua equipe
E a nossa última dica é que você também enxergue os treinamentos como uma oportunidade de criar uma cultura forte no seu motel.
Mas, o que isso exatamente quer dizer? Uma cultura é a forma com que os recepcionistas e outros profissionais do seu negócio irão demonstrar o comportamento do time.
Você, provavelmente, tem sua visão de negócio, valores, objetivos e método com o qual gostaria de trabalhar.
Dessa maneira, é primordial que você transmita isso para os profissionais que estarão todos os dias trabalhando no seu motel. Veja agora, estratégias que você pode utilizar ao estabelecer uma cultura:
- Invista sempre em uma comunicação clara com o seu profissional sobre seus objetivos.
- Considere analisar antes de contratar; os hábitos, e, a avaliação comportamental semelhante ao que você busca para sua empresa.
- Estabeleça regras que devem ser cumpridas e respeitadas pelo time.
- Lembre de sempre dar feedbacks sobre como o profissional está desempenhando suas funções.
Leia também: Gestão de equipe de motel: 7 boas práticas para adotar.
O segredo para ter recepcionistas ainda mais dedicados: invista em tecnologia!
A verdade é que você pode conseguir contratar bons profissionais, porém, somos todos seres humanos e não máquinas.
Por isso, estamos suscetíveis a erros, falhas, ou baixa produtividade em algum momento.
Nesse sentido, nada melhor do que contar com a tecnologia que pode ser uma grande aliada para padronizar ainda mais rápido os processos, garantindo que o seu recepcionista de motel fique mais amparado no setor.
E se você quer saber mais, como o melhor PMS do mercado de software para motel, pode te ajudar, inclusive, a evitar fraudes no seu negócio moteleiro.
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