Novo Episodio da Maratona da Hospitalidade NO AR!

Plano de comunicação para motéis

  1. Home
  2. Motéis
  3. Plano de comunicação para motéis
Tempo de Leitura: 7 minutos

Sumário

    Neste artigo veremos como é possível melhorar o plano de comunicação para motéis.

    É vital garantir que seu motel seja seguro para seus hóspedes e funcionários durante a pandemia. No entanto, mesmo que as medidas para a COVID do seu motel estejam configuradas corretamente, a comunicação sobre essas medidas é igualmente importante.

    A seguir você encontrará um plano de comunicação para motéis que fizemos especialmente para você. Confira!

    Plano de comunicação para motéis

    Existem algumas etapas:

    Processos nas quatro fases da jornada do seu hóspede

    Preparamos uma lista de verificação útil para garantir que seus hóspedes recebam as informações corretas. Assim, certifique-se de que atividades extras de marketing sejam incluídas em todas as fases da jornada do seu hóspede: desde a visita ao site do seu motel até o retorno para casa.

    Etapa 1: pré-reserva

    É essencial reconhecer que os interesses de seus hóspedes em potencial mudaram. Desta forma, a política de cancelamento do seu motel, os regulamentos de segurança e higiene são agora mais importantes do que nunca.

    Se os clientes não conseguirem encontrar essas informações em seu site, provavelmente verificarão outros motéis. Portanto, um site otimizado é fundamental. Aqui estão algumas dicas para otimizar seu site:

    1. Adicione uma página sobre a adequação de quartos disponíveis em relação à pandemia no seu site

    As informações que devem ser incluídas nesta página são:

    Quais as medidas de higiene que o seu motel está tomando para evitar a propagação do vírus (distância, máscara facial, política de limpeza, presença de gel desinfetante, etc.);

    Descreva as regras e restrições para as diferentes áreas do seu motel (por exemplo, banheiros, sala de buffet, quartos, área de recepção, piscinas);

    Descreva a sua política de cancelamento para todos os diferentes cenários (novas regulamentações nacionais / estrangeiras).

    Você também pode incluir uma página de perguntas frequentes com links para diferentes informações em sua página sobre a situação da COVID e diretrizes nacionais.

    2. Destaque as informações mais relevantes em cada página

    Certifique-se de que as informações mais relevantes em relação às medidas sobre a COVID são exibidas em todas as páginas. Por exemplo, se o seu motel oferece uma política de cancelamento gratuito, certifique-se de que ela esteja visível em todas as páginas do seu site ou adicione pop-ups.

    3. Alterar imagens e vídeos

    Você pode revisar as fotos e os vídeos usados ​​em seu site. Você também pode adicionar um vídeo informativo com as diretrizes sobre a COVID de seu motel.

    4. Seja visível nas redes sociais

    Não só o site do seu motel deve ser otimizado; sua política COVID também deve estar visível em seus canais de mídia social.

    Dicas extras para cadeias de unidades e plano de comunicação para motéis

    Em primeiro lugar, para cadeias de motéis, é importante que as informações sobre a COVID sejam ajustadas para cada um. Na verdade, isso pode parecer lógico, mas, na prática, muitas vezes vemos que apenas informações gerais e diretrizes são fornecidas nas páginas do site, enquanto os detalhes específicos do local são muito mais relevantes para seus hóspedes em potencial.

    Em segundo lugar, certifique-se de que as informações e imagens do usuário sejam consistentes e siga a identidade da sua marca.

    Assim, como vivemos em um mundo em rápida evolução, seguir as diretrizes da marca do motel, às vezes, pode ser negligenciado por suas filiais. Portanto, considere o uso de um sistema de gerenciamento de ativos digitais, como o Bitz Motel, onde todas as suas funções operacionais e outros materiais de marketing / comunicação são centralizados.

    Todos os colaboradores de diferentes filiais têm acesso constante aos ativos certos.

    Etapa 2: Pré-chegada

    Bom trabalho! O cliente está convencido de que o seu motel é o melhor local para passar uma ótima experiência. Algumas coisas são essenciais na fase de antes da chegada:

    1. Certifique-se de que seu e-mail de confirmação de reserva é adequado para a nova situação

    Certifique-se de que suas diretrizes de segurança, política de cancelamento e outras medidas estejam destacadas no e-mail de confirmação e adicione um link para a página do seu site COVID.

    2. Personalize seu plano de comunicação para motéis

    A formação da opinião dos seus hóspedes começa logo após a reserva. Portanto, nestes tempos desafiadores, interagir com seus clientes existentes pode ser muito significativo.

    Desta forma, certifique-se de que cada contato existente a partir de agora seja personalizado. Emails pré-chegada com questionários são a oportunidade perfeita para conhecer seus hóspedes e oferecer serviços personalizados.

    Além disso, você também pode dar a eles a opção de adicionar extras à reserva, como presentes personalizados que tornarão sua estadia única.

    3. Oferecer possibilidades de check-in digital

    Clientes de motel não possuem os mesmos problemas das longas filas de espera na recepção de um hotel, e são a última coisa que você deseja durante esta pandemia. No entanto, ao adicionar a possibilidade de check-in online enviado por e-mail antes da chegada, você aumenta ainda mais a expectativa de sua experiência.

    4. Mantenha contato fornecendo conteúdo relevante

    Os hóspedes que reservaram o seu quarto semanas ou mesmo meses antes da sua chegada: mantenha-os informados, fornecendo informações relevantes. Assim, quando houver novas regras e regulamentos relativos à situação COVID, atualize-os o mais rápido possível. Mantenha-os sempre envolvidos fornecendo conteúdo relevante, informativo ou divertido, como uma postagem de blog com dicas de viagens ou aeroporto durante o COVID.

    Etapa 3: durante a estadia

    Seus hóspedes chegaram! Agora eles devem ter uma estadia segura e descomplicada e uma excelente experiência em seu motel.

    Você comunicou suas diretrizes nas fases anteriores. Portanto, agora é hora de corresponder às expectativas. Certifique-se de que todas as questões sobre a pandemia dentro de seu motel sejam consistentes em sua mensagem e alinhadas com a identidade corporativa.

    Mesmo quando as regras do seu motel estejam mudando, você deve fortalecer que seu motel possui plano de comunicação para motéis, de acordo com as diretrizes de sua marca.

    Além disso, use um sistema especial, que possa incluir o marketing, onde você pode permitir que os funcionários de todas as filiais criem, gerenciem e solicitem materiais e se alinhem com a identidade corporativa do seu motel.

    Etapa 4: Pós-estadia

    Seus hóspedes deixaram seu motel, mas isso não significa que seu motel deva sair da mente de seus hóspedes. Durante o COVID, o marketing de retenção é mais importante do que nunca. Porque? Primeiro, porque as pessoas não podem mais viajar pelo mundo.

    É mais provável que fiquem no seu próprio país ou continente, o que aumenta a possibilidade de revisitarem o seu motel quando tiverem uma excelente estadia. Em segundo lugar, durante o COVID, é muito provável que as pessoas escolham motéis com base nas experiências de outras pessoas.

    Assim, se os seus hóspedes tiveram uma estadia fantástica no seu motel, há uma grande chance de amigos também considerarem ficar no seu motel. Portanto, aqui estão algumas dicas extras para manter seus hóspedes felizes e seu motel sempre presente depois que eles saírem:

    1. Dê a seus convidados um presente personalizado

    Ao fazer o check-out, dê a seus hóspedes um cartão de agradecimento personalizado, voucher de desconto ou sacola de brindes para a próxima estadia em seu motel. Assim, isso fará com que eles se sintam apreciados.

    2. Envie-lhes um questionário

    Provavelmente você está curioso para saber como foi a experiência de seus hóspedes que curtiram seu motel, mesmo durante a pandemia.

    Além disso, você pode enviar um presente ou voucher para se desculpar, dependendo do grau da reclamação. Quando os hóspedes têm certeza sobre o seu motel, você pode enviar a eles um e-mail de acompanhamento com um convite para compartilhar sua avaliação.

    >>> Para saber mais: Clientes querem experiências em motéis sem contato

    3. Mantenha contato com os hóspedes anteriores com plano de comunicação para motéis

    Nem todos podem visitar seu motel no momento, então não se esqueça dos hóspedes que já se hospedaram no seu motel no passado. Mantenha-os por perto para que escolham seu motel novamente após a crise.

    >>> Para saber mais: Clientes preferem aplicativo para experiência sem contato

    Enquanto a indústria moteleira está sob pressão, uma estratégia de comunicação bem pensada para cada fase da estadia de seus hóspedes é a chave para satisfazê-los e vencer seus concorrentes.

    Pronto para alavancar seu plano de comunicação?

    Assine a Newsletter

    Fique sempre por dentro das atualizações para ter a melhor hospitalidade.

    Assinar Gratuitamente