Quando falamos em venda de hospedagem é bom ter em mente que quanto mais canais de compra estiverem disponíveis para o público, maiores são as chances de sucesso. Por isso, os hotéis, motéis, pousadas e hostels não devem deixar de investir nas Online Travel Agencies, mais conhecidas como OTAs.
Com as OTAs é possível aumentar a visibilidade do seu empreendimento na internet e potencializar os resultados do negócio. Quer saber mais sobre o assunto e descobrir como conseguir destacar seu hotel nos sites dessas agências de viagem online? Continue a leitura deste artigo!
O que são as Online Travel Agencies?
As Online Travel Agencies são sites especializados na venda de produtos e serviços de viagem e turismo.
OTAs famosas são plataformas como Expedia.com, Decolar.com e Booking.com. E se você quer que o seu estabelecimento hoteleiro tenha grande visibilidade na web e seja encontrado por turistas de todo o mundo, deve, além de ter um bom site próprio, marcar presença nas Online Travel Agencies.
Graças à enorme procura e às vantagens oferecidas aos clientes, as OTAs não param de surgir e atraem milhões de usuários que procuram facilidade na hora de comparar preços, garantia de reserva e segurança com seus dados financeiros.
Por que utilizar as OTAs?
Os motivos pelos quais o seu estabelecimento hoteleiro deve fazer uso de uma OTA são essencialmente dois: marketing e visibilidade.
As Online Travel Agencies são empresas extremamente especializadas, que trabalham em escala global e investem bilhões de dólares em anúncios e estratégias de captação de clientes. Assim, se o seu hotel está presente em uma ou mais plataformas dessas, ele também está sendo amplamente promovido.
Esse grande investimento em marketing faz as OTAs gerarem um alto volume de vendas para os seus parceiros. O que pode compensar as elevadas taxas de comissionamento cobradas por elas. Afinal, mesmo que o retorno sobre as vendas realizadas por esses sites seja menor do que o conseguido nos canais de venda direta do hotel, é melhor para o negócio não abrir mão dos hóspedes que essas plataformas podem atrair.
Nesse ponto, uma estratégia que pode ajudar o hotel a conseguir melhor lucratividade é investir na comunicação com os clientes trazidos pelas Online Travel Agencies. Além disso, oferecer benefícios e vantagens exclusivas para aqueles que fizerem a reserva diretamente com o estabelecimento.
Como se destacar nos sites das Online Travel Agencies?
Um dos grandes desafios dos hotéis que usam as Online Travel Agencies é conseguir se destacar em meio à forte concorrência nas plataformas. E para conseguir esse triunfo é preciso seguir duas dicas:
Tenha páginas vendedoras nas OTAs
Você não precisa estar em todas as OTAs, mas ao decidir marcar presença nessas plataformas, faça isso com qualidade e trate a sua página como se fosse o site do seu hotel.
Invista em fotos de qualidade, que mostrem as áreas comuns de diferentes ângulos e os detalhes de cada quarto, incluindo imagens dos banheiros.
E na descrição dos aposentos, das áreas comuns, dos serviços e dos diferenciais do seu hotel, seja claro e preciso. Nos textos, seu principal objetivo deve ser acabar com as dúvidas que um possível hóspede possa ter sobre o seu hotel.
Responda aos comentários e às reclamações dos seus hóspedes
Dê atenção e responda de forma honesta a todos os comentários e reclamações feitos sobre o seu hotel nos sites das Online Travel Agencies, pois os consumidores não aceitam respostas vagas. Se precisar de tempo para verificar uma informação, estipule um prazo para a resposta e jamais descumpra esse prazo.
Ofereça vantagens e benefícios para conquistá-lo e, acima de tudo, ouça suas críticas e sugestões, isso pode fazê-los voltarem ao seu hotel.
Não há dúvidas que um hotel aumenta suas chances de sucesso ao diversificar seus canais de venda. Por isso, vale a pena firmar parcerias com as Online Travel Agencies. Porém, para garantir os melhores resultados para o seu negócio, a administração desse canal deve ser feita de forma estratégica, sempre em busca de redução de custos e melhor lucratividade.
E para isso, nada melhor do que poder contar com um PMS que oferece integração com gestores de canais de vendas e motores de reserva, controlando a disponibilidade de suas UHs de forma eficiente e automatizada.
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