Novo Episodio da Maratona da Hospitalidade NO AR!

O que é um timeshare e suas vantagens

  1. Home
  2. Hotéis
  3. O que é um timeshare e suas vantagens
Tempo de Leitura: 6 minutos

Sumário

    A ideia de possuir uma casa de férias na qual você pode relaxar todos os anos pode ser atraente, mas há uma série de considerações que acompanham a compra e a manutenção de uma propriedade. Para este caso, uma alternativa é o timeshare, que oferece as vantagens de uma casa de férias. Neste artigo, nós da Bitz nos adiantamos e mostramos tudo para você saber antes de comprar um timeshare.

    O que é um timeshare?

    Um timeshare é um modelo de propriedade compartilhada de imóveis de férias em que vários compradores possuem lotes de uso, normalmente em incrementos de uma semana, na mesma propriedade.

    Desta forma, o modelo de timeshare pode ser aplicado a diversos tipos de propriedades, como resorts de férias, condomínios, apartamentos e campings.

    >>> Veja também: Tendências de viagens ecologicamente corretas em 2022

    Além disso, o timeshare é uma forma de  propriedade fracionada, onde os compradores compram o direito de ocupar uma unidade de imóvel por períodos específicos.

    O modelo também pode ser aplicado a veículos recreativos e jatos particulares.

    Como funciona um timeshare

    Timeshares conferem aos compradores o direito de uso exclusivo anual de uma propriedade de férias por um período definido que geralmente é medido em incrementos de uma semana.

    Os timeshares normalmente usam um dos três sistemas a seguir:

    Semana Fixa

    Um timeshare de semana fixa dá ao comprador o direito de usar exclusivamente a propriedade por uma semana específica (ou semanas) a cada ano. Embora a vantagem dessa estrutura seja que o comprador pode planejar férias anuais na mesma época todos os anos, o outro lado da moeda é que pode ser extremamente difícil alterar a semana fixa para outro período, se necessário.

    Semana Flutuante

    Um timeshare de semana flutuante dá ao comprador o uso exclusivo da propriedade por uma semana ou semanas durante um período predefinido ou mesmo durante todo o ano. Embora seja mais flexível do que o sistema de semana fixa, a “semana flutuante” pode não estar disponível durante as épocas mais movimentadas do ano e pode precisar ser reservada com bastante antecedência para garantir a disponibilidade.

    Pontos

    O sistema usa pontos para representar a propriedade de timeshare, com base em fatores como localização do resort, tamanho da propriedade de férias e tempo de disponibilidade.

    >>> Veja também: Gerenciamento de receita total em poucas palavras

    Os pontos são usados ​​pelos desenvolvedores para facilitar as trocas de timeshare dentro de seus próprios resorts (troca interna) ou com outros resorts também (troca externa). Enquanto o sistema de pontos oferece aos usuários mais opções de férias, há uma grande disparidade entre os pontos atribuídos aos vários resorts de férias devido aos fatores envolvidos acima mencionados.

    Tipos de propriedade de timeshare

    Timeshares são normalmente estruturados como propriedade compartilhada ou propriedade compartilhada arrendada.

    Propriedade escritural compartilhada

    A propriedade escritural compartilhada dá a cada comprador uma porcentagem da propriedade física, correspondente ao período de tempo adquirido.

    Participação Acionária Alugada Compartilhada

    A participação arrendada compartilhada dá ao comprador o direito de usar uma propriedade específica por uma semana (ou semanas) fixa ou flutuante a cada ano por um determinado número de anos.

    Com base no exposto, é evidente que manter uma participação de timeshare alugada não implica necessariamente “propriedade fracionária” da propriedade subjacente.

    Timeshare vs. Airbnb

    Os timeshares são ainda relevantes na era da economia compartilhada, como exemplificado pelo Airbnb e Uber?

    Em qualquer debate sobre os méritos do timeshare vs. Airbnb , a realidade é que ambos têm atributos específicos que atraem duas coortes demográficas divergentes e massivas.

    O principal atrativo do Airbnb e de outros sites de compartilhamento de casas está em sua flexibilidade e capacidade de proporcionar experiências únicas – atributos que são apreciados pelos Millennials.

    A desvantagem, como os usuários regulares do Airbnb irão atestar, é que a qualidade da acomodação nem sempre é garantida, e existe a possibilidade de que o refúgio que você pensou que estava reservando seja na verdade um casebre. Além disso, como a maioria dos aluguéis do Airbnb são de natureza residencial, as comodidades e serviços encontrados em timeshare podem estar indisponíveis.

    Muitas empresas de timeshare permitem que os proprietários “troquem” sua localização de timeshare com outra para fornecer mais flexibilidade aos proprietários entre vários destinos.

    >>> Veja agora: A personalização na próxima Era da Hospitalidade

    Vantagens e Desvantagens do Timeshare

    Embora os timeshares não sejam para todos, eles têm algumas vantagens para quem procura um local de férias conveniente e confiável.

    No entanto, existem algumas desvantagens distintas que os investidores devem considerar antes de entrar em um acordo.

    Vantagens

    A maioria dos timeshares são de propriedade de grandes corporações em locais de férias desejáveis. Os proprietários de timeshare têm a tranquilidade de saber que podem passar férias em um local familiar todos os anos sem surpresas desagradáveis.

    As propriedades geralmente têm comodidades e serviços semelhantes a resorts e são gerenciadas profissionalmente. Em comparação com um quarto de hotel típico, é provável que uma propriedade de timeshare seja significativamente maior e tenha muito mais recursos, facilitando uma estadia mais confortável.

    Desvantagens

    As desvantagens de um timeshare são que os custos contínuos podem ser significativos, depois de considerar o pagamento inicial substancial e as taxas de manutenção anual, com o último geralmente tendendo mais alto em uma base percentual ano após ano.

    Como resultado, os custos totais de possuir um timeshare podem ser bastante altos em comparação com ficar por uma semana em um resort ou hotel comparável no mesmo local sem possuir um.

    Além disso, um contrato de timeshare é vinculativo; o proprietário não pode simplesmente desistir de um contrato porque há uma mudança em suas circunstâncias financeiras ou pessoais.

    É notoriamente difícil revender um timeshare – assumindo que o contrato permite a revenda em primeiro lugar – e essa falta de liquidez pode ser um impedimento para um potencial investidor.

    Resumindo:

    A indústria de timeshare é famosa por suas práticas de marketing agressivas. Muitas aquisições são compras impulsivas e emocionais feitas por consumidores que são influenciados pelo marketing engenhoso e promessas altas.

    Como o mercado de timeshare está repleto de áreas cinzentas e práticas comerciais questionáveis, é vital que os potenciais compradores realizem a devida diligência antes de comprar.

    Se você está considerando seriamente, não se apresse. Considere com que frequência você deseja passar algum tempo na propriedade e se você pode se dar ao luxo de fazê-lo. Se os custos forem muito altos para o seu orçamento, talvez seja melhor optar por viagens pontuais para satisfazer suas necessidades de férias.

    Além disso, faça uma pesquisa sobre a empresa com a qual você está pensando em trabalhar para descobrir se os proprietários atuais estão satisfeitos. Se os proprietários estão reclamando sobre taxas excessivas, por exemplo, você pode querer considerar outra propriedade ou empresa.

    Se você decidiu continuar comprando um, dê uma olhada em suas finanças para determinar como você fará a compra acontecer. Poupança pode ser sua melhor opção, mas você também tem opções de financiamento.

    Por último, depois de encontrar uma unidade de timeshare que você gosta, certifique-se de inspecioná-la antes de fazer um depósito ou avançar.

    Gostou destas novidades? Confira todos os nossos artigos com conteúdo sobre hospitalidade em nosso blog!

    Assine a Newsletter

    Fique sempre por dentro das atualizações para ter a melhor hospitalidade.

    Assinar Gratuitamente