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Gestão de Pagamentos em hotel: quais são os processos?

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Sumário

    Pagamentos de hotel

    Você sabe os processos que envolve os pagamentos do seu hotel?

    A maioria dos hoteleiros não sabe quanto está pagando pela Gestão de Pagamentos do hotel. E você sabe? Claro, muitos podem dizer que a taxa de comissão do Booking.com é X. Porém, se você começar a pesquisar e fazer as perguntas (certas), ficará surpreso ao perceber que as taxas de pagamentos de hotel estão fora de vista e fora da mente.

    As chances são de que, se você soubesse o que estava pagando, não ficaria particularmente entusiasmado com as taxas de transações com cartão de crédito que paga, certo?

    Normalmente, as taxas de processamento de pagamentos de hotel em transações variam de cerca de 0,8% a 4%, e isso, consome os lucros.

    Como funciona o ecossistema de gestão de pagamentos em hotel

    No entanto, se isso não for ruim o suficiente, muitos outros custos “invisíveis” estão envolvidos com a gestão de pagamentos. E alguns deles estão tão bem escondidos que pode levar anos até mesmo para os hoteleiros mais experientes entenderem completamente os pedágios do ecossistema.

    Por exemplo, muitos hoteleiros estão pagando demais seus fornecedores, mesmo sem perceber. Mas não se engane: ao selecionar um software de contabilidade, apenas considerar as taxas de transação é, no mínimo, enganoso. Há tantos agentes ​quando se trata de pagamentos, então é relativamente fácil enterrar outra taxa aqui e ali sem que o hotel descubra.

    Pagamentos de hotel: uma longa jornada

    Sempre que uma transação é feita online, presencial, por telefone ou e-mail, há pelo menos sete partes envolvidas:

    • O consumidor: na hotelaria, é o hóspede. Normalmente, é o titular do cartão ou a pessoa que paga a estadia;
    • O comerciante: a empresa que está vendendo os serviços (ou os produtos para o setor de varejo). No nosso caso, é o hotel;
    • O gateway: a tecnologia necessária para conectar o hotel ao processador de pagamentos.
    • O processador de pagamentos: permite a comunicação entre o hotel, a rede de cartões de crédito e o banco do hóspede;
    • A rede do cartão de crédito: é a bandeira do cartão de crédito do hóspede (Visa, Amex, Mastercard, etc.);
    • O banco emissor: o banco do hóspede que efetua o pagamento;
    • O banco adquirente: o banco do hotel que recebe o pagamento.

    Isso significa que, a cada etapa do pagamento, cobranças extras podem ser aplicadas, às vezes de forma indiscriminada. Aqui estão alguns dos principais exemplos de custos adicionais:

    >>> Veja também: Veja como aumentar as vendas e o marketing online do seu Hotel

    Pagamentos de hotel
    Financeiro de hotel

    Taxas de compra

    Custos dos processadores associados à abertura e manutenção da conta do comerciante. São, basicamente, as tarifas do banco adquirente, compostas pelo intercâmbio + markup do banco adquirente.

    Cobranças de emissão de cartões

    Cobranças feitas pelo banco emissor do cartão com base no tipo de cartão e sua localização. O banco emissor da Booking.com, por exemplo, cobra 2% adicionais por seu cartão virtual. Sim, se você fizer as contas, receber o pagamento no cartão da BKG custará até 1,8% a mais do que um cartão de débito;

    Taxas da transação de cartões

    Taxas cobradas normalmente pelas bandeiras dos cartões. Embora não sejam muito altos, podem variar e ser muito complexos;

    Cobranças de tokenização de cartão

    Para cobrar um cartão de crédito/débito, um PMS deve receber (geralmente de um parceiro, como um gerente de canal ou um mecanismo de reserva) o número primeiro e, em seguida, tokenizá-lo.

    A tokenização garante o armazenamento seguro de números de cartão de crédito e conformidade com PCI, portanto, é um serviço crucial. Aqui, no entanto, é onde os sistemas tendem a aplicar taxas muito diferentes, e quando os hotéis geralmente não olham.

    Além disso, alguns sistemas até aplicam “tokenizações duplas”, o que significa que cobram duas vezes se um hóspede, por exemplo, modificar sua reserva em um OTA.

    Taxas de gateway de pagamento

    Normalmente são cobradas para inicializar uma transação (pode ser um pagamento, um reembolso, uma pré-autorização, cobrança/cancelamento de pré-autorização, etc.).

    O custo pode variar de gateway para gateway, e alguns sistemas também podem adicionar uma margem de lucro.

    Taxa de transferência

    Alguns adquirentes cobram uma taxa toda vez que enviam um acordo. Se você receber uma por dia, isso pode se tornar muito caro muito rapidamente. Além disso, seu banco pode cobrar uma taxa de transferência adicional, tornando as coisas ainda piores.

    Como economizar dinheiro em pagamentos de hotel

    Então, como você pode evitar cair nessa armadilha e pagar demais por suas transações?

    A menos que você tenha uma compreensão completa de como funcionam os pagamentos de hotel em um nível mais alto, pois é um desafio obter a imagem completa.

    Comece fazendo as perguntas certas ao seu provedor.

    Não se contente com o “oferecemos as taxas de transação mais baixas do setor”. Isso é apenas o departamento de marketing falando e não vai te salvar de todos os custos “invisíveis”. Em vez disso, baixe a última fatura e comece a verificar todas as entradas. Você pode não entender todos eles, mas pelo menos agora você sabe onde procurar.

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    >>. Veja também: Venda eficaz para hotéis com apenas alguns cliques

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