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Como escolher o melhor gerenciador de canais?

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Sumário

    A implementação de uma estratégia omni-channel nas instalações de um hotel ainda é difícil pensando em gerenciador de canais. Embora, sem dúvida, necessária. Nesse sentido, um sistema de Channel Manager profissional é fundamental como ferramenta de apoio ao trabalho diário de um gerente de hotel.

    No entanto, para gerenciar com eficácia as reservas e as receitas, o hotel precisa encontrar um gerenciador de canal capaz de apoiar ao máximo a busca do hotel em sua estratégia. Como escolher a melhor solução oferecida pelo mercado?

    A importância do gerenciador de canais

    O mercado oferece uma série de soluções que facilitam a venda multicanal de serviços hoteleiros, como automatização do trabalho, entre outras coisas. Além disso, realizam análises avançadas para fornecer aos tomadores de decisão informações importantes do ponto de vista do negócio.

    Então, a questão é: como escolher a solução ideal para o seu hotel entre a ampla gama de ferramentas tão avançadas? Assim, a primeira coisa a considerar ao pensar em uma solução que deve ser ideal é se ela pode responder aos requisitos atuais e futuros da instalação. Além disso, se pode apoiar os planos de expansão em novos mercados, grupos de clientes e segmentos de mercado. Obviamente, isso não é tudo que deve ser abordado. O que mais deve ser lembrado?

    Nº 1: Grande variedade de canais de distribuição online para um gerenciador de canais

    Para garantir que a sua estratégia de omni-channel seja eficaz, o hotel necessita de ferramentas que lhes proporcionem acesso a uma vasta gama de vários canais de distribuição online. Assim, são os agentes de viagens online (OTAs), que incluem os chamados OTAs de “economia compartilhada”, os sistemas de distribuição globais, operadoras de turismo líderes e claro, os PMS. Quanto maior a lista de canais de distribuição acessíveis compatíveis com o Gerenciador de Canais em análise, maior a liberdade para projetar uma estratégia omni-channel personalizada.

    Ao escolher uma ferramenta que se supõe ser ideal para o hotel, vale a pena conferir minuciosamente a lista de canais integrados para ver se ela contém os canais que já estão em uso. Além disso, também aqueles que poderiam se tornar add-ons atraentes para o estratégia de distribuição atual.

    Desta forma, os melhores sistemas de gerenciamento de canais disponíveis no mercado oferecem acesso a algumas centenas de canais integrados que podem servir como um veículo para alcançar clientes de todo o mundo. Isso inclui tanto os internacionalmente reconhecidos quanto os de nicho.

    Em muitos casos, eles podem se tornar muito mais eficazes do que os sistemas de reserva que levam em termos de reconhecimento internacional. Assim, o que distingue os melhores sistemas de gestão de vendas multicanal dos demais é a possibilidade de conectá-los a canais dedicados sob demanda.

    A ampla escolha de canais de distribuição online e flexibilidade em termos de adicionar novos conforme necessário é uma coisa. A outra coisa é a gestão intuitiva dos canais. Assim, um bom gerente de canal deve ser o mais simples e intuitivo possível. Somente essas ferramentas tornam possível seguir a estratégia de distribuição selecionada sem perda de tempo desnecessária para definir configurações complicadas ou para resolver problemas técnicos mais ou menos complexos.

    Desta forma, ao escolher um Gerente de Canal, também vale a pena atentar para esse aspecto.

    # 2: Integração com PMS

    O investimento num sistema de Channel Manager envolve também a necessidade de integração do sistema com o Sistema Central de Reservas (CRS) e o Sistema de Gestão de Propriedades (PMS) do hotel.

    A eficiência operacional nesta área é crítica porque tem um grande efeito nas receitas e na imagem do hotel, evitando o overbooking.

    Felizmente, um PMS gerenciador de canais de primeira linha têm muito a oferecer a esse respeito.

    # 3: Muito espaço para automação de trabalho

    A automação das obras é o principal objetivo dos investimentos em ferramentas avançadas de gestão dos canais de vendas do hotel. Portanto, a atualização manual de preços nos sites de todos os parceiros é uma tarefa muito trabalhosa, consumindo pelo menos algumas horas de trabalho.

    Quanto mais canais de distribuição online, mais tempo é necessário para a atualização manual. Além disso, a questão da imagem, como observado acima, não é sem importância. Uma modificação manual dos preços dos quartos em muitos canais envolve o risco de erro humano e atualização tardia da oferta em todos os canais.

    Nº 4: análises avançadas

    A capacidade de integração indubitavelmente ampla, e ainda expandida, da ferramenta, sua operação intuitiva e alto nível de automação de trabalho alcançável não são tudo. Assim, estatísticas de vendas e relatórios também são muito importantes do ponto de vista de um gerente de receita ou de um diretor que gerencia o hotel.

    Ao escolher uma ferramenta para gerenciar a multicanalidade das vendas, vale a pena prestar atenção às suas capacidades em termos de relatórios avançados. Um sistema de Channel Manager permite a análise das vendas e da ocupação dos quartos em perspectiva histórica e em tempo real.

    # 5: Oferta de preço

    Pode parecer que o preço de uma ferramenta Channel Manager deve ser uma consideração importante para a escolha. Longe da verdade. Focar no preço raramente leva a uma boa decisão. Nem sempre o sistema mais caro é o melhor e o mais barato é o pior. Sem dúvida, o preço é um dos fatores que afetam a decisão final, mas não deve ter voto de qualidade.

    Na verdade, um sistema de gerenciamento de vendas multicanal é um investimento. Este é um investimento de longo prazo. Portanto, a economia, se houver, obtida com a escolha de uma solução mais barata, deve ser comparada aos benefícios potencialmente perdidos que poderiam ser fornecidos por uma ferramenta um pouco mais cara que oferece funcionalidade extra.

    Além disso, os custos envolvidos na implementação e operação subsequente de um sistema do tipo Channel Manager são geralmente variados como resultado das diferenças entre os modelos de liquidação de transações.

    Os benefícios resultantes da combinação de várias ferramentas perfeitamente integradas podem ser uma boa surpresa.

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