8 Táticas de como atrair hóspedes com reservas diretas para o seu hotel

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Sumário

    Nós sabemos que o sonho de todo gestor hoteleiro é atrair hóspedes com reservas diretas sempre que possível! 

    Acima de tudo, é preciso potencializar reservas diretas, por telefone, e-mail e site do hotel, porque reduzem custos e são meios garantidos de atrair hóspedes.

    Embora, como afirma a Revista Hotéis, também é necessário equilibrar “o jogo comercial” dando importância para questões essenciais ao seu público, como:

    Nesse sentido, destacamos algumas características do seu hotel que você deve atentar-se para atrair hóspedes:

    • Avaliação online do seu hotel. 
    • Proximidade com o destino da viagem. 
    • Padrão de qualidade dos serviços. 
    • Benefícios gerais (descontos, brindes personalizados, entre outros).

    Além disso, é necessário lembrar que as OTA’s como Booking, Decolar, entre outras, também são ferramentas indispensáveis para aumentar suas vendas. 

    Mas, é interessante que o seu negócio seja independente para escolher entre a opção de vender pela Online Travel Agency, ou trabalhar com reservas diretas.  

    Em outras palavras, é te dar o poder de escolha! 

    No entanto, para diminuir custos com taxas de OTA’s e manter seus hóspedes em contato direto com o seu hote é preciso personalizar a venda. 

    Uma pesquisa sobre Hospitalidade, Experiências e Emoções, da Universidade Anhembi Morumbi, destaca em um trecho de (King, 1995) que: 

    “Os rituais sociais associados ao processo de hospitalidade são esperados na troca comercial. Os hóspedes esperam uma saudação e uma recepção, bem como, agradecimentos e reconhecimento […]”

    Dessa maneira, é essencial que todos os processos desde a reserva, durante a estadia do seu hóspede, até o pós-venda da hospedagem seja planejado. 

    Isso porque, sua equipe precisa ser treinada para demonstrar empatia, acolhimento e engajamento para cumprir processos que fidelizem cada vez mais reservas diretas. 

    Então, pensando em como te ajudar a preparar o seu hotel com as melhores táticas para atrair hóspedes escrevemos o artigo de hoje. 

    Continue a leitura! 

    Confira o que funciona na hora de atrair hóspedes!

    Você hoteleiro, provavelmente já imagina que com reservas diretas é possível extrair muitos dados do hóspede durante o processo de uma reserva. 

    Nesse sentido, essas informações colhidas, podem ser utilizadas para uma comunicação mais personalizada antes e até mesmo depois da estadia. 

    Então, é nisso que vamos focar agora! 

    Em como compreender algumas ações que funcionam bem para atrair seus hóspedes com uma experiência única, personalizada e autêntica.

    Identifique e foque em perfis de hóspedes específicos

    Primeiramente, confira como é possível segmentar os seus serviços respeitando o interesse dos seus hóspedes. 

    Isso quer dizer que, você pode pensar em estratégias inteligentes de atrair hóspedes, como, por exemplo: 

    • Fazer pacotes para turistas corporativos, oferecendo espaço para eventos. 
    • Combos com pagamentos flexíveis para viajantes em grupos de família.
    • Incluir parcerias com guias turísticos para reforçar os atrativos da sua hospedagem. 
    • Convidar especialistas gastronômicos para atrair visitantes que gostam de culinária. 

    Ou seja, por meio de um planejamento eficiente, você pode coletar informações sobre o objetivo da viagem do seu hóspede. 

    Assim, pode organizar benefícios exclusivos para a hospedagem do seu cliente, com base nas atividades que motivaram a estadia dele, seja a trabalho, lazer, entre outros.

    Ofereça bônus exclusivo para hóspedes fiéis 

    Definitivamente, fica muito mais fácil de adquirir um aumento em suas reservas diretas, quando você possui uma carteira de hóspedes fiéis. 

    Portanto, não esqueça de sempre valorizar estes clientes já habituados com a hospedagem que você garante, você pode entregar em troca para eles:

    • Alguma refeição do dia gratuita. 
    • Passeios turísticos com descontos. 
    • Acesso com horários exclusivos para serviços de massagem, ou outro. 
    • Brindes como chocolates nos quartos, ou outro. 

    Dessa maneira, você estará incentivando um programa de fidelidade dentro do seu negócio, fazendo os hóspedes aderirem ao benefício e até indicarem seu hotel para amigos e conhecidos. 

    Fique atento para os detalhes nos quartos 

    Outro ponto importante a ser lembrado é com relação ao preparo dos quartos do seu hotel ao pensar em atrair hóspedes. 

    Isso porque, há muitos outros espaços que podem ser valorizados no seu hotel, porém, os quartos são os locais que mais devem apresentar conforto em sua hospedagem. 

    Por isso, lembre-se de manter tudo em ordem: 

    • Crie um padrão de qualidade de higienização e limpeza. 
    • Tenha todos os serviços de manutenção em dia. 
    • Personalize uma arrumação dos quartos com kits de boas-vindas. 
    • Disponibilize o máximo que conseguir de serviços digitais. 

    Assim, seus hóspedes ficarão ainda mais satisfeitos durante toda a estadia, porque terão tranquilidade, comodidade e praticidade em suas acomodações. 

    Crie uma cultura e treine sua equipe 

    E para atrair hóspedes cada vez mais encantados com o seu hotel, não esqueça de treinar sua equipe com as melhores práticas e ferramentas: 

    • Analise e crie condições para camareiras serem mais produtivas. 
    • Entenda e capacite recepcionistas para ter cordialidade e eficiência. 
    • Garanta ferramentas para os garçons serem mais ágeis. 
    • Proporcione uma cozinha organizada e sempre de prontidão para seus hóspedes. 

    É fato que os seus clientes procuram por serviços que poupam tempo, são eficientes e garantem uma boa experiência independentemente do que eles precisarem. Por isso, você deve proporcionar a melhor hospitalidade!

    Fazendo, desde um check-in rápido, até um pedido para a cozinha automático, por exemplo; que é quando hóspedes valorizam se o seu hotel proporciona realizar pedidos diretamente pelo celular dele. 

    8 Táticas para atrair hóspedes satisfeitos que sempre voltam para o seu hotel

    Compreendemos até aqui, que os viajantes querem muito mais do que só um lugar para ficar, na verdade, eles querem ser deslumbrados com a melhor experiência hoteleira no seu hotel. 

    Por isso, separamos 8 táticas que possuem relação com tecnologia, ferramentas de automação e software que podem te ajudar a aumentar ainda mais suas reservas diretas. 

    Confira na sequência:

    Tenha um site responsivo com boa usabilidade 

    Antes de mais nada, é preciso que você tenha um bom site se quiser aumentar suas reservas diretas e não ficar sempre dependente de OTA’s. 

    Para isso, você precisa de um site responsivo que se adapte facilmente a qualquer tela, principalmente mobile, visto que a geração atual normalmente pesquisa pelo celular. 

    Além disso, o site precisa ser intuitivo, de fácil navegação, organizado para que o seu hóspede encontre todas as informações de que precisa. 

    Nesse sentido, use imagens e vídeos de alta qualidade para gerar encantamento e coloque à disposição todos os seus serviços, benefícios e condições de pagamento. 

    Ler mais: Comunicação Omnichannel conquista os viajantes.

    Atraia com a sua estrutura tarifária 

    Você gestor, também pode apostar em criar um planejamento estratégico para suas tarifas, assim os viajantes podem ser atraídos pelas opções e sua flexibilidade de preços. 

    Isso pode ajudar, inclusive, a gerenciar melhor a sua ocupação, trazendo mais vantagens para a sua margem de lucros. 

    Considere, por exemplo, fechar mais reservas diretas com planos tarifários que ofertam preços exclusivos para hóspedes que fizerem reservas antecipadas. 

    Ler mais: Lucre mais com Estrutura Tarifária no hotel.

    Torne o marketing digital aliado das reservas diretas 

    É possível manter a sua dedicação para realizar reservas diretas, se tiver um plano de marketing bem estruturado. 

    Nesse sentido, você vai precisar estudar o perfil dos seus hóspedes, para que assim possa criar campanhas que rodem no Google e redes sociais, visando captar essas pessoas pelo seu contato direto. 

    Assim, você pode criar anúncios patrocinados, criar conteúdo gratuito no seu site, mecanismos de reservas, bem como, estratégias para atrair esses hóspedes pelos canais digitais.

    Ler mais: Metabuscadores: utilize-os e potencialize suas reservas. 

    Faça avaliações de satisfação antes, durante e após a estadia

    Outro ponto-chave, é aplicar um estudo e entender como está a satisfação dos seus hóspedes antes mesmo deles saírem do hotel. 

    No mercado de software, já existem ferramentas que auxiliam a sua gestão a aplicar essas avaliações de maneira digital. 

    Assim, você pode solicitar que os hóspedes respondam pesquisas de maneira fácil, rápida e bastante simples. 

    Em contrapartida, com a sua visão estratégica apoiada à sua equipe, podem melhorar os serviços, impactando positivamente na experiência do hóspede. 

    Escolha um motor de reservas que gera independência das OTA’s

    Também é necessário escolher um motor de reservas que se adéque à realidade do seu hotel modernizando seus processos, acelerando o trabalho dos seus times, sem precisar das OTA’s. 

    Garantindo autonomia para os hóspedes realizarem reservas diretas a partir da otimização que esta ferramenta proporciona. 

    Isso porque, este mecanismo funciona com agendamento de hóspedes durante horários não comerciais, feito de maneira automática por sistema. 

    Mas, é projetado também, para funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, enquanto o seu site estiver no ar, por isso, é possível ainda potencializar a produtividade dos seus colaboradores que podem focar em tarefas mais estratégicas.

    Ler mais: Como melhorar a gestão de reservas do seu hotel?

    Potencialize reservas gerindo canais de venda digital 

    Essa dica chamamos de “não trocar o pneu com o carro andando”!

    Além de criar condições para gerar cada vez mais reservas diretas, você também pode continuar conciliando as demais reservas de canais online, automatizando o processo com um gestor de canais. 

    Assim, possibilitando a atualizações dessas reservas de forma centralizada e regular, para que você possa focar seus esforços em outras estratégias que proporcionem mais independência à sua propriedade.

    Lembre sempre que a experiência é a “que fica”! 

    É preciso encantar hóspedes não fazendo só o básico!

    Se você quer que o seu hotel seja reconhecido como a melhor experiência que o hóspede teve, é necessário ter preocupação com cada etapa dos serviços que ele irá consumir. 

    Experiências sempre podem ser melhoradas, mas não espere os hóspedes falarem mal da sua hospedagem para criar processos com mais qualidade.

    Adote o melhor PMS que te ajuda a ter dados detalhados sobre hóspedes

    Como falamos lá no início, essas seriam táticas que fariam relação com tecnologia, ferramentas que otimizam o serviço da sua equipe e melhoram a sua visão estratégica de gestão. 

    E nessa última dica, queremos deixar o conselho para que você tenha o melhor software que possui motor de reservas e integração com gestor de canais para controle total das suas reservas. 

    Tenha o Bitz Hotel, que é um software de ponta no mercado, que será seu aliado para fortalecer seu relacionamento com os hóspedes, garantindo serviços personalizados. 

    E mais!! 

    Com todas as facilidades proporcionadas pelo nosso sistema sua gestão será impactada com: 

    • Informações em tempo real sobre a taxa de ocupação. 
    • Dados centralizados sobre o perfil do seu hóspede. 
    • Ganho de tempo para estudar mais sobre como aumentar reservas diretas. 
    • Tomadas de decisão mais eficientes com base em dados. 

    E as suas equipes terão múltiplos benefícios, como: 

    • Apoio digital para aumentar a produtividade. 
    • Eficiência pela digitalização de processos. 
    • Agilidade para entregar serviços aos hóspedes. 
    • Mais tempo de se dedicar à personalização da experiência do hóspede. 

    E para te ajudar ainda mais com as suas reservas diretas, deixamos este Ebook gratuito para você garantir mais um auxílio durante o seu planejamento para atrair hóspedes: 

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