Se você é dono ou administrador de um hostel, sabe que esse é um negócio cheio de particularidades. Com público e dinâmica de gestão muito próprios, esse tipo de estabelecimento tem como um de seus principais desafios conseguir se diferenciar da concorrência. Pensando nisso, neste artigo nós listamos dicas para hostel que ajudam a criar diferenciais para atrair mais hóspedes. Confira!
1. Conheça bem o típico hóspede de hostel
O público de hostel não é o mesmo de um hotel tradicional. E apresenta características bem particulares, como:
- em sua maioria, são jovens mochileiros (Millenials) que planejam viagens de baixo custo
- têm nível cultural elevado
- são familiarizados com a economia coletiva
- têm uma visão prática e coletiva sobre hospedagem
- estão focados na experiência
- são dispostos a dispensar luxos.
Além dessas características gerais, é preciso avaliar o público de acordo com o local do hostel e suas atrações turísticas. Dependendo do lugar, você pode atrair um público mais aventureiro, com foco em trilhas, esportes radicais e turismo ecológico – ou mais urbano, com interesse em museus, restaurantes, vida noturna etc.
2. Ofereça atendimento de qualidade
Não adianta ter um hostel lindo e muito bem localizado se o atendimento oferecido aos hóspedes for ruim.
Por isso, para ter sucesso é preciso gostar de conversar e conviver com pessoas de origens e hábitos diversos, além de saber preparar sua equipe para tratá-los com educação, interesse e dedicação.
Para garantir uma boa experiência ao seu hóspede e se diferenciar da concorrência, é muito importante que o seu hostel tenha um clima acolhedor, que motive a convivência e a comunicação.
3. Treine bem a equipe do hostel
Nenhum negócio de hospedagem, e de forma muito particular nenhum hostel tem sucesso se não investir na qualificação da sua equipe.
Se você quer que o seu estabelecimento conquiste o coração do seu hóspede, prepare seus funcionários para prestarem atendimento e serviços sempre de alta qualidade. Ao tratar cada hóspede de forma personalizada, com disposição para atender a solicitações, garantirá fidelidade,
4. Foque na experiência do cliente
A administração de um hostel deve estar focada em oferecer uma experiência excepcional ao hóspede, já que o público desse tipo de estabelecimento busca por isso.
Para cumprir essa missão, comece pelo design dos seus ambientes, que deve motivar e facilitar a interação entre os hóspedes.
Como é comum que turistas que ocupam hostels viagem sozinhos ou em pequenos grupos, ter um bar ou área de convivência que propicie os encontros e conversas pode ser um grande diferencial do seu negócio.
5. Dê atenção às páginas do hostel nas OTAs
As OTAs (Online Travel Agencies) são muito usadas pelo típico hóspede de hostel, por isso, é muito importante que o seu negócio marque presença nesses sites.
Mantenha suas páginas nos portais das OTAs sempre atualizadas, com o máximo de informações sobre o seu hostel, com boas fotos de todos os ambientes e também das melhores atrações turísticas da sua região.
É essencial também dar atenção às avaliações dos seus hóspedes nas OTAs. Usar as avaliações negativas para identificar pontos de aperfeiçoamento do negócio e as opiniões positivas como ações de marketing ajudam na atração de novos clientes.
Para entender melhor como as OTAs podem ajudar o seu hostel, confira também o artigo Online Travel Agencies: como elas podem ajudar a atrair clientes para o seu hotel.
6. Invista em marketing digital
Outra dica que faz toda a diferença para colocar seu hostel à frente de seus concorrentes é: marque presença no mundo digital.
Seu hostel tem que estar nos principais canais de comunicação online: sites de viagens, OTAs, blogs, redes sociais… No entanto, isso precisa ser feito de forma estratégica, com conteúdos relevantes para o seu público-alvo.
Para saber mais sobre a importância das estratégias de marketing para o setor de hotelaria, confira nosso artigo sobre Plano de marketing para hotel: como criar um.
7. Automatize a gestão do hostel
Mesmo que o seu hostel ainda seja um negócio pequeno, não faça sua administração usando caderninhos: isso vai levar a erros e prejuízos! Mesmo nos menores hostels, os softwares de gerenciamento hoteleiro, também chamados de PMS (property management system) são essenciais para facilitar o dia a dia e dar mais agilidade, eficiência e segurança ao atendimento.
Evite erros na hora de calcular taxas extras ou horários de check-in e check-out: essas pequenas falhas causam grandes danos para a reputação do negócio!
Automatize a gestão do seu hostel com o Bitz Hotel, um sistema de gestão hoteleira 100% online que automatiza seu controle financeiro, ajuda na gestão de reservas e ainda leva à redução de custos da sua operação.
E então, gostou das nossas dicas de como diferenciar seu hostel da concorrência? Aproveite e confira também nosso conteúdo com 7 dicas para atrair hóspedes em tempos de Covid-19.