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Como criar um plano de marketing para hotel

Plano de marketing para hotel
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Tempo de Leitura: 5 minutos

Sumário

    Se você deseja construir uma boa imagem e melhorar a visibilidade do seu hotel, é fundamental a criação de um plano de marketing. Isso porque é ele que deve servir de base para todas as ações que sua equipe de marketing, seja ela interna ou externa, realizar visando à conquista de novos hóspedes e ao crescimento da empresa.

    Neste artigo, nós ajudamos você a entender melhor o que é um plano de marketing para hotel e qual a sua importância, e também damos algumas dicas de como elaborá-lo. Boa leitura e bons negócios!

    O que é um plano de marketing

    Um plano de marketing é o planejamento da estratégia de divulgação de uma marca, produto ou serviço. E nele devem estar relacionadas todas as ações que serão realizadas para que se alcance os resultados e os objetivos almejados por uma empresa na área de marketing.

    Ferramenta de gestão, o plano de marketing é muito útil caso seu hotel queira:

    • aumentar a autoridade da marca no mercado
    • atrair novos hóspedes, fidelizar os atuais e recuperar os antigos
    • aumentar as vendas e o faturamento do negócio
    • divulgar ou apresentar produtos e serviços.

    A importância das estratégias de marketing para o setor de hotelaria

    Não importa se o seu hotel é focado no turismo de lazer ou de negócios, em um mercado tão competitivo como o hoteleiro, você precisa se diferenciar da concorrência e isso só pode ser feito com boas e eficientes estratégias de marketing para hotel.

    As estratégias de marketing são importantes para que você consiga fazer a segmentação de mercado, a definição do público-alvo e o posicionamento da sua marca. E para que elas sejam colocadas em ação de forma eficiente, ter um bom plano de marketing é imprescindível. 

    5 dicas para criar um plano de marketing para o seu hotel

    Como você já pode verificar, ter um plano de marketing é fundamental para ter sucesso na divulgação do seu hotel. E para elaborar esse planejamento é importante observar as dicas a seguir:

    1. Tenha um site

    Ter presença online é essencial para o sucesso das estratégias de marketing de um negócio. E por isso ter um site é importante para o plano de marketing de um hotel. Mas não vale criar qualquer site, é preciso que seu endereço online:

    • seja responsivo, ou seja, se adapte à tela de diferentes dispositivos
    • faça uma boa apresentação do seu hotel e dos serviços oferecidos
    • tenha um pequeno texto de boas-vindas
    • informe todas as forma de contato (e-mail, números de telefone, WhatsApp etc.)
    • tenha fotos de qualidade dos quartos, das áreas de lazer e das áreas comuns externas e internas.

    2. Tenha um blog

    Produzir conteúdos relevantes para o seu  público-alvo pode ser uma ótima maneira de fazer seu hotel ficar conhecido. E para isso, nada melhor do que ter um blog.

    Nele, você pode fazer publicações sobre o seu hotel, mostrando detalhes dos serviços e da localização. E também publicar conteúdos que interessem aos seus possíveis hóspedes, como dicas de viagens e de lazer, e informações turísticas. 

    3. Analise a percepção do público sobre o seu hotel

    Para fazer um plano de marketing que traga bons resultados, é preciso que você observe e analise qual a percepção que seus hóspedes e o mercado têm do seu hotel. 

    A partir dessa observação, você poderá identificar os diferenciais do seu empreendimento frente à concorrência e perceber também os pontos fracos do seu negócio. E, com esses dados será possível desenvolver ações que ajudem a aperfeiçoar os seus serviços, melhorar a experiência do cliente e, assim, construir uma percepção positiva do estabelecimento.

    4. Use o Google Hotel Ads

    O Google Hotel Ads é uma ferramenta pensada especialmente para a divulgação de estabelecimentos de hospedagem no Google. E, por isso, não deve ser negligenciada pelo seu plano de marketing, pois ajuda a destacar seu negócio no mapa no momento das buscas por hospedagem na sua localidade.

    Além disso, o Google Adwords possibilita que você insira fotos do seu hotel, acrescente o preço médio da diária, as informações de contato, a disponibilidade de quartos nas datas buscadas e também um espaço para que seus hóspedes façam uma avaliação sobre a estada no estabelecimento.

    5. Valorize as avaliações dos seus hóspedes

    Como dissemos no tópico sobre analisar a percepção do público sobre o hotel, dar atenção às opiniões dos hóspedes sobre o negócio é fundamental na elaboração do plano de marketing. Por isso é preciso estar de olho nas avaliações dos seus hóspedes em sites com os das OTAs e nas redes sociais. 

    As avaliações positivas podem funcionar como uma ótima ação de marketing, isso porque quanto mais bem avaliado for o seu hotel, mais clientes ele poderá atrair. Já às avaliações negativas devem ser aproveitadas para identificar pontos que precisam ser aperfeiçoados.

    Gostou das nossas dicas?

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