A taxa de ocupação é um dos principais indicadores-chave de negócio dos estabelecimentos hoteleiros: afinal, quartos cheios significam que o empreendimento está atraindo hóspede e receita está sendo gerada.
Porém, não são poucas as propriedades que enfrentam dificuldades para manter seus quartos cheios em tempos de crise e de baixa temporada. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que ajudam a manter bons índices de ocupação o ano todo. Confira!
Como calcular a taxa de ocupação do hotel
Para começar a falar sobre as melhores práticas para manter uma boa taxa de ocupação no hotel durante todo o ano, é fundamental entender como esse índice é calculado.
A taxa de ocupação de uma propriedade hoteleira é uma percentagem que se baseia na quantidade de quartos ocupados ÷ quantidade total de quartos x 100. Pode-se obter essa percentagem por dia, semana, mês ou mesmo no longo prazo, e o índice será diferente dependendo do período de tempo considerado.
A importância de manter uma boa taxa de ocupação
A sazonalidade causa um grande impacto no setor de hospedagem, fazendo com que seja um grande desafio para os gestores e donos de hotéis manterem seus quartos ocupados durante todo o ano. Além disso, fora os períodos de baixa temporada, podem acontecer crises financeiras que derrubam a taxa de ocupação e esvaziam hotéis, pousadas e hostels.
Porém, os custos do negócio não desaparecem porque é meio de semana, inverno ou o mundo está enfrentando uma pandemia. Assim, é importante pensar em estratégias que ajudem a manter uma boa taxa de ocupação mesmo nos piores momentos para o setor.
5 dicas para ter uma boa taxa de ocupação mesmo fora da alta temporada
Confira cinco dicas que ajudam a manter boas taxas de ocupação no seu hotel mesmo na baixa temporada e em tempos de crise:
1. Invista em diferentes canais de venda
Ninguém quer perder horas pesquisando um hotel para as férias, por isso a agilidade, a praticidade e a segurança das agências de viagem, operadoras e OTAs vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado de turismo.
Portais como Trivago, TripAdvisor, Booking, Google Hotel etc. se tornaram fundamentais em uma boa estratégia de vendas para hotéis, já que costumam participar ativamente do processo de decisão de compra do hóspede.
Além disso, é fundamental investir em um site próprio e outros canais diretos de venda. Tudo para facilitar a vida dos viajantes e aumentar as chances do seu hotel ser a escolha de hospedagem dos clientes.
Para donos e gerentes que temem diversificar os canais de venda dos seus quartos pelos desafios de fazer essa gestão, vale dizer que usar um channel manager facilita e centraliza essa administração.
2. Tenha boas estratégias de marketing online
Estar presente onde seu público está e fazer com que ele se lembre de você é outra dica fundamental para aumentar a taxa de ocupação do seu hotel. Assim, marque presença na internet com:
- páginas nas redes sociais mais usadas pelos seus hóspedes
- um site responsivo, de boa qualidade e que esteja sempre atualizado
- um blog com conteúdos relevantes para o seu público-alvo
- anúncios pagos em plataformas como Google Hotel Ads e Facebook.
Para ter uma estratégia de marketing online de sucesso, lembre-se que não basta postar algo interessante de vez em quando. É preciso interagir com seus seguidores, ouvir o que eles têm a dizer e, assim, ir construindo um relacionamento que ajuda a atrair cada vez mais hóspedes para o seu hotel.
3. Aposte na criação de pacotes e promoções sazonais
É comum que a baixa taxa de ocupação esteja ligada à falta de atrações na cidade em que seu empreendimento está localizado. Hotéis de praia tendem a ficar vazios durante o inverno e pousadas na serra perdem seus hóspedes nos dias de calor intenso, por exemplo.
Nesses casos, para driblar o problema, criar pacotes e promoções especialmente para os períodos de baixa temporada para o seu hotel é uma boa ideia. Dessa forma, você atrai hóspedes que não encontram motivação no clima ou na paisagem para visitar a sua localidade naquela época do ano.
Se o seu hotel fica localizado no litoral, uma alternativa é pode estabelecer tarifas promocionais especiais para finais de semana durante o inverno. Já se o seu empreendimento está em uma região serrana, crie pacotes exclusivos para os meses de verão e feriados de final de ano.
4. Apoie eventos culturais e empresariais
Se o seu hotel não fica em um cidade turística, a sazonalidade do seu negócio é diferenciada, pois não depende do clima e nem da paisagem. E para driblar as poucas reservas das baixas temporadas e os períodos de crise econômica, será necessário ir além das promoções e pacotes.
Nesse caso, vale apoiar os eventos culturais e empresariais da sua cidade ou região, estabelecendo parcerias com associações comerciais, empresas, produtoras culturais, estabelecimentos de ensino etc. Dessa forma, você garante uma melhora na sua taxa de ocupação, movimenta seu hotel e divulga sua marca.
5. Foque suas ações em um nicho
Independentemente de onde está localizado o seu hotel, pousada ou hostel, uma ação que ajudará a atrair clientes é focar sua atenção em um nicho específico.
No entanto, para que essa estratégia traga bons resultados, é importante entender bem “qual o seu tipo de hotel” e saber exatamente “quem é o seu cliente” ou o “tipo de cliente que você quer conquistar”.
Se você gerencia um hostel na praia ou na serra, pode direcionar seus esforços para atrair jovens aventureiros e amantes de um estilo de vida mais saudável. Se tem uma pousada em uma cidade histórica, pode focar em conquistar pessoas de terceira idade que gostem de viajar. Já se o seu hotel estiver localizado em uma região com forte atividade industrial, pode focar em atrair empresários em suas viagens de negócio.
Criando uma identificação com seus hóspedes, você poderá retê-los e fidelizá-los. Assim será mais fácil que eles voltem, mesmo na baixa temporada.
Esperamos que nossas dicas de como manter uma boa taxa de ocupação no seu hotel mesmo com o desafio da sazonalidade tenham sido úteis para você. Se quiser receber outros insights e notícias do setor de hospedagem, siga a Bitz Softwares nas redes sociais, estamos no Facebook e no LinkedIn.