A redução de custo é sempre um dos objetivos de um bom gestor, não importa qual o segmento ou tamanho do negócio. E na administração de um hotel isso não é diferente. O setor hoteleiro está constantemente buscando formas de economizar e assim, conseguir um aumento na margem de lucro com as hospedagens.
Para ajudar você a evitar prejuízos e adotar processos e ferramentas que ajudam a economizar na gestão de um hotel, ensinamos neste artigo 7 passos simples para reduzir gastos. Confira e boa leitura!
Ter um planejamento financeiro é regra-chave para que uma empresa consiga ter um crescimento saudável e sustentável. E nenhum processo de redução de custo é realmente eficaz sem um planejamento financeiro que contenha um mapeamento dos custos essenciais para o negócio: tendo em mãos esses dados é mais fácil decidir o que deve e pode ser eliminado nas despesa do hotel.
E tem mais, manter um demonstrativo atualizado permite que você possa trabalhar de forma organizada, com conhecimento dos meses com maiores despesas, por exemplo.
O organograma tem como finalidade apresentar, de maneira clara, objetiva e direta a estrutura hierárquica de uma empresa. Desde o gerente até os cargos e funções mais inferiores, todos os colaboradores devem estar lá representados.
Quando a redução de custos é o objetivo de uma empresa, a organização e planejamento são fundamentais e daí a importância do organograma. Afinal, definir processos, descrever cargos e funções de todos os profissionais da equipe é algo necessário para manter sob controle a gestão financeira, evitando problemas como:
Um organograma bem definido e completo faz com que cada um dos colaboradores do hotel saiba exatamente o que e quando fazer, o que torna o negócio muito mais eficiente e, portanto, mais lucrativo.
A redução dos valores das contas fixas é um dos maiores desafios da gestão de um hotel que deseja cortar custos. Quando mal administrados, os gastos com água, energia e telefonia estão entre os mais onerosos para um negócio do segmento de hotelaria. Por isso, é importante adotar ações de economia no consumo desse itens.
Para reduzir o impacto da conta de luz no orçamento do hotel, uma boa ideia é investir em medidas para diminuir o desperdício. Nesse sentido, utilizar sensores de movimento para ligar e desligar as luzes, usar energia solar ao menos para o aquecimento da água e equipamentos de ar-condicionado e de refrigeração mais modernos e eficientes podem representar uma grande economia ao longo do tempo.
Com relação ao consumo de água, vale a pena transformar seu hotel em um empreendimento adaptado às normas de sustentabilidade ambiental. Isso, além de economizar água é uma ação de marketing extremamente eficiente. Assim, oriente seus colaboradores na adoção de medidas de uso racional da água e quando os hóspedes perceberem a preocupação com o consumo consciente, poderão também aderir a essa campanha de redução do consumo de desse recurso.
Empreendimentos hoteleiros que prezam pela sustentabilidade chamam a atenção em todos os sentidos, constroem uma imagem positiva, aumentam as chances de atrair mais hóspedes e promovem economia.
Já quando o assunto é telefonia, as despesas podem ser cortadas ou reduzidas consideravelmente em seu orçamento com o uso de novas tecnologias. O contato com fornecedores e hóspede pode muito bem ser realizado por meio de softwares de comunicação, como o Skype ou outros serviços VoIP (Voz sobre IP).
Essas ferramentas possibilitam a comunicação por intermédio da internet com custo bem menor em comparação com o meio tradicional. Além disso, muitas questões podem ser tratadas facilmente por e-mail, o que favorece ainda mais a redução de custo com telefonia no seu hotel.
Um empresa que faz boa gestão fiscal, além de ficar em dia com suas obrigações tributárias, evitando problemas com o fisco, pode diminuir gastos com tributos e, consequentemente, reduzir custo.
No mais, manter o controle fiscal do hotel garante que a empresa não seja multada ou sofra sanções que podem levar a prejuízos financeiros.
Apesar das restrições trabalhistas, não é raro que muitos empreendimentos hoteleiros percam o controle dos valores pagos em horas extras de seus colaboradores. Às vezes, as horas extras são inevitáveis, podem acontecer imprevistos e surgirem demandas que necessitem que alguns funcionários permaneçam mais tempo no trabalho.
No entanto, existe uma maneira prática de cortar as despesas com horas extras: o banco de horas. Dessa forma, você terá um maior controle das horas extras, evitando altos gastos e até mesmo os riscos de problemas legais no futuro.
Mas atenção: nada adiantará realizar essa troca se os seus funcionários não puderem gozar das horas de direito. Por isso, tenha políticas preestabelecidas para usufruto dos intervalos e dias de descanso e certifique-se de que todos estão devidamente informados sobre esses procedimentos.
A automação de processos na hotelaria ajuda na otimização da operação e no atendimento, economizando recursos e também mão de obra. No mais, ela é importante para garantir agilidade e confiança para o hóspede, garantindo a fidelização.
Entre os processos que podem ser automatizados estão:
Para reduzir custo é fundamental eliminar despesas desnecessárias, além de fazer uma gestão eficiente do fluxo de caixa e acompanhar detalhadamente todas as operações financeiras. Uma forma de fazer tudo isso de forma eficiente é implantando um sistema de gestão hoteleira.
Um bom software de gestão irá cumprir funções como:
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