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O que é ESG e porque é receita de bolo

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Tempo de Leitura: 4 minutos

Sumário

    O termo ESG que está bastante aquecido no momento no mundo, que em português se traduz em ASG (A= Ambiental, S= Social e G= Governamental), é por muitos, defendido como uma moda passageira. Para conhecer o significado do termo, confira este artigo do blog da Bitz, que dá uma boa introdução ao assunto.  

    Na humilde visão de alguém que trabalha no segmento da hospitalidade turística há mais de 15 anos no mercado internacional e busca, pró-ativamente, acompanhar tendências de mercado. Por isso, acredito que nessas três siglas, mais do que uma moda, estão intrínsecas grandes oportunidades a serem ainda descobertas pelo setor turístico brasileiro.

    O que é ESG

    Na verdade, o nome pode ter mudado e evoluído mas muitas dessas práticas já eram ou são aplicadas por empresas do setor. Assim, ter um processo de gestão estruturado com regras bem definidas (Governança) é, na realidade, o que diferencia um negócio pensado para dar lucratividade, de um negócio familiar.

    Pensar com a perspectiva de diferentes perfis de pessoas (clientes/consumidores/hóspedes/colaboradores) e aplicar a empatia no momento de desenhar e oferecer produtos, serviços e experiências de forma sustentável é, na prática, a base da hospitalidade: fazer o outro se sentir bem (Social/Ambiental).

    Assim, considerar priorizar o “local” (insumos, mão de obra, cultura, etc.) no lugar de valorizar “o de fora”, nada mais é do que o estilo de turismo planejado e turismo cultural. Agora, repaginado com as expressões “turismo sustentável” e “valorização da cultura local” (Ambiental/Social).

    O importante é que se olhe para tudo isso com uma visão de médio e longo prazo e não imediatista. Da mesma forma que uma cidade parece bagunçada com cabos pendurados por todos os lados, carros navegando pelas ruas em dias de chuva forte, quando se avista uma cidade planejada como Brasília por exemplo, com longas avenidas, um tráfego organizado, harmonia arquitetônica no horizonte, a primeira impressão comparando as duas cidades, é que a segunda parece de fato, mais organizada e eficiente. Eu me arrisco a resumir em três expressões as diferenças entre elas: “visão de futuro”,  planejamento e capacidade de execução.

    Trazendo essa analogia visual para a realidade do turismo que vivemos no Brasil hoje,  nosso dia a dia, ainda é como a cidade dos cabos pendurados, carros flutuantes e internet que acaba com a chuva. No entanto,  há hoje uma nova geração de pessoas com uma visão de futuro diferente, com vontade de desenvolver negócios mais relevantes, ampliar a geração de impacto positivo no seu entorno e, tem também tecnologia, que pode ajudar e muito em todo o processo de criar, rever, co-criar novas possibilidades.

    ESG é acima de tudo, a receita de bolo para se profissionalizar o negócio, aumentar eficiência, reduzir custos sem necessariamente ter que gastar mais para iniciar essa jornada. 

    Este é um chamado para os empresários do segmento turístico brasileiro, para que valorizem essas questões com um olhar de negócio mesmo porque essa mudança (necessária) vai impactar diretamente no resultado financeiro da empresa, estou falando de lucro. Consequentemente, no longo prazo, nossa capacidade (brasileira) de proporcionar experiências mais autênticas, requisitadas e capazes de sustentar uma economia real com capacidade muito superior aos 8% do PIB, que atualmente representa o turismo (2019).

    Aproveite que estamos no final do ano, é um momento de rever estratégias, desenhar planejamento e inicie por aqui. Sim, é minha provocação para você que está lendo este artigo, para fazer os seguintes questionamentos na hora de pensar nos próximos 12/24/36… meses do seu negócio:

    • Que tipo de impacto estou causando na minha região com a atividade turística que exerço? (Social, econômico e ambiental)
    • Qual é a motivação que faz com que a Equipe fique na minha empresa?
    • Porque as pessoas regressam (ou não regressam) para viver esta experiência?
    • Como posso ampliar a relevância da minha marca no meu mercado?
    • Se eu fechar as portas, quem vai sentir a minha falta?

    Se busca respostas diferentes das que tem hoje e o mais importante, se procura aumentar a relevância da sua atividade, deixe nos comentários a palavra chave, e fique à vontade para me enviar sua sugestão de tema também. Será um prazer seguir este bate-papo, desmembrando mais ideias por aqui.

    Obrigada Bitz Softwares pela oportunidade de inaugurar esta coluna com um assunto tão relevante para o nosso segmento. Vamos juntos contribuir e dar voz a um novo jeito de fazer turismo.

    E a frase inspiracional escolhida para você que chegou até aqui é: “ Se você não mudar de direção, terminará exatamente onde partiu.” Provérbio Chinês.

    Mês a mês, novos artigos sobre o tema ESG, com exclusividade no blog da Bitz.. Siga conosco.

    Um abraço, boas reflexões e vamos juntos!

    Carla Moura Pinheiro

    @carlamourapinheiro

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