A redução de custo é sempre um dos objetivos de um bom gestor, não importa qual o segmento do negócio. E na administração de um hotel buscar formas de economizar é ainda mais importante, pois assim é possível aumentar a margem de lucro com as hospedagens.

Para ajudar você a evitar prejuízos e adotar processos e ferramentas que ajudam a economizar na gestão do hotel, neste artigo nós ensinamos 3 passos práticos para reduzir gastos. Confira!

1. Tenha um organograma

Redução de custo: uma mão desenhando um organograma em um vidro

Quando a redução de custos é o objetivo,  organização e planejamento são fundamentais. Definir processos, descrever cargos e funções da equipe de profissionais e manter controle da gestão financeira é essencial para evitar desperdícios como: 

  • multas por atraso no pagamento de contas e tributos
  • manutenção de profissionais ociosos
  • falta de padronização, o que torna os processos do hotel ineficientes.

2. Reveja o consumo de água e energia do hotel

Reduzir os valores das contas fixas é um dos maiores desafios da gestão de um hotel que quer cortar custos. Quando mal administrados, os gastos com água e energia estão entre os mais onerosos para um negócio do segmento de hotelaria. Por isso, é importante adotar ações de economia no consumo desse dois itens.

Investir na ideia de consumo sustentável e buscar por soluções como o uso de lâmpadas fluorescentes, sensores de iluminação e painel de aquecimento solar estão entre as medidas que podem ser adotadas para a redução nas contas de água e luz do hotel.  

3. Invista em um software de gestão

Redução de custo: três pessoas jovens e sorrindo mexendo em um notebook

A tecnologia é uma grande aliada na busca por redução de custos nos hotéis. E uma das formas de usá-la a favor do seu negócio é implantando um sistema de gestão hoteleira. 

Um bom PMS vai aprimorar os processos do hotel, garantindo maior produtividade da equipe, permitindo realizar controle financeiro total e ajudando a identificar gargalos na administração que levam ao desperdício de recursos e dinheiro. Agora que você viu 3 passos práticos para alcançar a redução de custos no seu empreendimento, visite a página do Bitz Hotel e veja como um sistema de gestão hoteleira pensado especialmente para esse segmento pode transformar a administração do seu negócio.