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Recepção de hotel: como otimizar no seu negócio

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Sumário

    A primeira impressão que o cliente tem de um negócio é sempre muito importante. E quando se tratar de estabelecimentos hoteleiros, o responsável por passar uma boa ou má primeira impressão é o serviço de recepção de hotel. Por isso, ele não deve, em hipótese alguma, ser negligenciado.

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    Para ajudar você a otimizar as práticas de recepção de hotel no seu negócio, nós escrevemos este conteúdo.

    Nele, vamos falar sobre a importância desse serviço e damos algumas dicas de como melhorá-lo.

    Continue a leitura e veja como surpreender seus hóspedes já na chegada.

    A importância do serviço de recepção de hotel

    Quando um hóspede chega ao hotel, ele repara em tudo: na decoração, nos móveis, na limpeza do espaço e, claro, na qualidade do atendimento. Por esse motivo, a recepção de hotel é tão importante. Isso porque se trata do primeiro contato do cliente com o estabelecimento e é nela que está a primeira chance de causar uma boa impressão.

    Sendo assim, é fundamental que os gestores de hotéis estejam sempre em busca de soluções para melhorar o atendimento da recepção. Esse aprimoramento impacta positivamente em toda a operação do negócio e pode ser fator decisivo no sucesso ou fracasso do hotel.

    Dicas de como otimizar o atendimento na recepção do hotel

    A busca por melhoria dos serviços de recepção de hotel devem ser uma constante. As necessidades dos hóspedes estão sempre em transformação e o principal objetivo do atendimento de um negócio de hospedagem é satisfazer o cliente. 

    Mas, apesar das mudanças no perfil do hóspede, algumas práticas são perenes e essenciais no aperfeiçoamento do serviço de recepção do hotel. São elas: 

    Dar treinamento contínuo à equipe de recepção

    Manter uma rotina de capacitação é a melhor forma de garantir que todos os profissionais que atuam na recepção estão aptos a atender aos hóspedes segundo os padrões de serviço do hotel.

    Por isso, é fundamental que haja uma agenda de treinamentos para as equipes de recepção para garantir que todos os colaboradores estão atualizados sobre as condutas de atendimento do estabelecimento.

    Para liderar essa rotina de treinamentos, você pode escolher, na própria equipe de recepção do hotel, os funcionários mais qualificados. Ou optar contratar consultoria externa para realizar as capacitações.

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    Estabelecer “gentileza” como a palavra de ordem no serviço de recepção

    De nada adianta ter uma equipe extremamente bem treinada e capaz de resolver qualquer problema dos hóspedes, se ela não for também gentil. Nada pior do que um atendente que fala com o hóspede sem desgrudar os olhos da tela do computador, não sorrir ou parecer estar de mau humor.

    É fundamental que seu hóspede se sinta bem-vindo em seu hotel e, para que isso aconteça, os atendentes devem ser solícitos, educados e simpáticos.

    É importante também que os componentes da equipe de recepção do hotel estejam sempre bem apresentáveis, com roupas impecavelmente limpas e bem passadas. Isso ajuda a causar uma boa impressão sobre todo o estabelecimento.

    Cuidar da decoração da recepção de hotel

    Esse é outro detalhe que muitos gestores, principalmente de hotéis menores, ignoram completamente, sem perceber que as condições do espaço da recepção impactam no atendimento ao cliente.

    A decoração da recepção é importante para melhorar a hospitalidade e deve ser feita considerando a experiência positiva do hóspede.

    Portanto, ofereça um ambiente bem iluminado, climatizado e com música agradável: tudo na sua recepção deve transmitir conforto, acolhimento e bem-estar a quem visita o hotel. 

    Evitar filas desnecessárias

    Nenhum hóspede gosta de chegar ao hotel e ter de enfrentar filas gigantes na recepção. E quando isso acontece, a primeira má impressão fica impressa na memória do cliente. Filas também não são agradáveis na hora de deixar o hotel e podem diminuir a satisfação do hóspede mesmo depois de uma ótima estada.

    E para evitar as filas na recepção, que irritam os hóspedes e atrapalham a operação do hotel, o ideal é investir em tecnologia. Soluções como o check-in e o check-out web ajudam a agilizar o atendimento e facilitam a vida dos clientes do seu empreendimento.

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