Depois de um período tão conturbado para o setor de hotelaria, as coisas estão lentamente voltando ao normal. Porém, se engana quem pensa que tudo será como antes. O cenário pós-pandemia traz mudanças e muitas novas exigências para os hotéis, pousadas e hostels, principalmente para a área de governança.
Assim, se o seu negócio quer se manter competitivo e atrativo para os mais variados perfis de hóspedes, é preciso se atentar, mais do que nunca, às questões relacionadas à limpeza e à higiene.
Para saber mais sobre o assunto, confira este novo artigo. Boa leitura e bons negócios!
A importância da governança hoteleira no pós-pandemia
Com a pandemia, a questão da segurança sanitária passou a ser uma prioridade e a governança hoteleira, que já era importante, ganhou protagonismo no setor hoteleiro. Agora, ela é a responsável por fazer o hóspede se sentir seguro e tranquilo durante sua estada em um estabelecimento hoteleiro.
Limpeza e higiene de quartos e espaços comuns são prioridade para atrair hóspedes nos tempos atuais. Segundo um estudo divulgado pelo portal da CNN Brasil, 82% dos consumidores brasileiros passaram a priorizar a saúde e a segurança financeira como pré-requisitos para o consumo.
Dessa forma, para se destacar da concorrência e se manter competitivo neste período, um hotel precisa ter mais que boas ofertas, é necessário também uma governança hoteleira capacitada para oferecer toda a segurança que seus hóspedes precisam e desejam. Se antes da pandemia bastava que equipes de limpeza e higiene fizessem seu serviço, agora não há mais espaço para amadorismo.
Como os cuidados com limpeza e higiene vão impactar a escolha dos hóspedes por um hotel depois do coronavírus
Diante de uma pandemia e de uma crise sanitária, as prioridades dos hóspedes mudaram, e confiança e segurança passaram a ser fatores decisivos na hora de escolher um estabelecimento hoteleiro.
No quadro atual, qualquer desconfiança com relação à limpeza e à higiene, mesmo que seja mínima, pode fazer uma pessoa desistir de se hospedar no seu hotel ou mesmo não viajar.
Assim, deve-se partir da premissa que todos os quartos e espaços que forem ocupados passam a ser ambientes de contaminação e devem passar por total e rígida higienização.
Regras de higiene e limpeza que os estabelecimentos de hospedagem devem adotar
A partir de agora, será necessário desenvolver novos protocolos, rever processos e serviços, ser mais criterioso com a limpeza e a higiene e, claro, comprovar para o hóspede que o ambiente está limpo e desinfectado.
Entre as novas medidas que devem ser adotadas pelos estabelecimentos de hospedagem estão:
- descartar a uso de produtos caseiros na limpeza e higienização dos ambientes
- estabelecer o uso obrigatório do álcool gel 70%, de bactericidas e de solução clorada para a limpeza no geral e do álcool isopropílico para a limpeza de eletrônicos
- dedicar mais tempo à limpeza, uma vez que os detalhes e as áreas de toque intenso, como controles, interruptores e botões de descarga, precisam de atenção especial das camareiras e auxiliares de serviços gerais
- estabelecer novas estratégias para serviços de lavanderia, evitando o contato do colaborador com o enxoval sujo e com a roupas do hóspede
- aumentar a frequência da higienização das áreas comuns
- reduzir os itens de decoração nas áreas comuns e também nos quartos, com o objetivo de facilitar a limpeza e diminuir o risco de contaminação.
3 dicas para melhorar os resultados dos serviços de higiene e limpeza no pós-pandemia
Veja três dicas práticas para melhorar os resultados dos serviços de higiene e limpeza na sua propriedade:
1. Crie um protocolo de limpeza
Especifique para suas equipes quais os métodos de higienização, a frequência e, principalmente, os produtos que devem ser utilizados para a limpeza dos mais diversos ambientes do hotel.
2. Use recursos de automação
Ferramentas de automação podem ser grandes aliadas da gestão da governança hoteleira e ajudam a manter o fluxo dos serviços, organizar tarefas e também diminuir o contato dos colaboradores com os hóspedes.
3. Informe seus hóspedes sobre medidas tomadas pelo hotel e engaje os clientes no cumprimento dessas medidas
É muito importante informar e orientar os hóspedes sobre as medidas sanitárias implementadas no seu hotel e engajá-los na prática de ações que ajudam a reduzir os riscos de propagação e contaminação do coronavírus. Para isso, valem ações como disponibilizar guias online de fácil acesso e expor avisos em área comuns da propriedade.
Esperamos que este conteúdo sobre as novas exigências de higiene e limpeza para o setor hoteleiro no pós-pandemia tenha sido útil para você. Para ver outros artigos e notícias sobre o mercado de hospedagem, acompanhe sempre as publicações aqui, no blog do Bitz Hotel.