Em todo o mundo, os clientes contam com a indústria hoteleira, mas a hospitalidade está em muitos aspectos de nossas vidas. Assim, de restaurantes e hotéis a lojas e parques de diversões, vivenciamos diariamente diferentes formas de hospitalidade.
Na verdade, com origens que remontam a milhares de anos, a hospitalidade é um conceito importante. Para entender completamente por que a hospitalidade é importante, primeiro você deve se familiarizar com o conceito e como ele afeta o mundo ao nosso redor.
Por que a indústria hoteleira é importante
Primeiro: o que é hospitalidade?
A hospitalidade é um conceito e também uma indústria. O termo “hospitalidade” refere-se ao relacionamento entre um hóspede e um anfitrião. Por exemplo, se você convidar um amigo ou membro da família para jantar em sua casa, será hospitaleiro atendendo às necessidades do hóspede.
Assim, algumas empresas dependem da hospitalidade para realizar suas operações e gerar receita. Desta forma, esses negócios de hospitalidade incluem restaurantes, cafés, clubes, bares, hotéis, motéis, cafés e agências de viagens, apenas para citar alguns.
Na verdade, eles diferem das empresas tradicionais no sentido de que seu sucesso depende de comunicações fortes e positivas com seus clientes e público-alvo.
A hospitalidade aumenta as estatísticas de retenção de clientes
Embora existam muitas maneiras de as empresas reterem seus clientes existentes, oferecer serviços de hospitalidade excepcionais é uma das mais eficazes.
Geralmente, não é um preço atraente que motiva os clientes a fazer compras adicionais. Porém, em vez disso, é a qualidade do serviço oferecido pela empresa.
Portanto, as empresas de hospitalidade que fornecem aos clientes uma experiência positiva colherão os benefícios de uma maior taxa de retenção de clientes. Além disso, ao contrário de suas contrapartes, que oferecem uma experiência menos agradável.
A indústria hoteleira estimula as avaliações positivas de clientes classe A
A hospitalidade também é importante para as empresas porque incentiva as avaliações positivas dos clientes. Por exemplo, quase 90% dos consumidores procuram avaliações online antes de comprar um novo produto ou serviço.
Assim, se uma empresa de hospitalidade oferece um serviço ruim e sem brilho, os clientes podem deixar uma crítica negativa. Infelizmente, mesmo algumas análises negativas podem impactar muito a capacidade de uma empresa de hospitalidade de vender seus produtos ou serviços.
Como a hospitalidade distingue as empresas de seus concorrentes
Também é importante notar que a hospitalidade pode distinguir as empresas de seus concorrentes. Por exemplo, se um consumidor ficar indeciso entre escolher um negócio que oferece um serviço ruim e outro que oferece um serviço excepcional, ele provavelmente escolherá o último.
Desta forma, o resultado final é que existem atualmente mais de 30 milhões de pequenas empresas no Brasil para os clientes escolherem. No entanto, sejam pequenas, médias ou grandes, é importante que as empresas se diferenciem de seus concorrentes. Assim, é por isso que aprender fortes habilidades de hospitalidade pode fazer toda a diferença.
Acelere seu negócio da indústria hoteleira
Leve seu conhecimento de hospitalidade e negócios para o próximo nível. Portanto, veja nossas dicas sobre experiência do cliente, negócios de hospitalidade para que continue progredindo em seu negócio.
4 Elementos importantes de um negócio de hospitalidade de sucesso
Embora os negócios de hospitalidade possam variar, 4 elementos importantes se aplicam a todos eles e são vitais para alcançar o sucesso neste setor competitivo.
>>> Para saber mais: Hospitalidade 2.0: planejamento para o futuro
Logo abaixo, cobrimos 4 elementos importantes de um negócio de hospitalidade de sucesso.
1. Alojamento
Pode incluir qualquer tipo de alojamento, desde resorts com tudo incluído a locais de cama e café da manhã, familiares, a parques de campismo.
2. Alimentos e bebidas (A&B)
Esta é a principal categoria de hospitalidade, que abrange todos os tipos de restaurantes, desde aqueles com estrelas Michelin até redes de fast-food e pequenos lanchonetes locais.
Além disso, algumas empresas que oferecem alimentos e bebidas estão localizadas em estabelecimentos de outras categorias de hotelaria, como hotéis e cinemas.
3. Turismo e viagens
Esta é talvez a categoria mais ampla, incluindo companhias aéreas, navios de cruzeiro e trens junto com parques de diversões e atrações turísticas.
O serviço é a chave na indústria hoteleira. O bom serviço é a chave do sucesso em qualquer negócio de hospitalidade. Desta forma, muitos clientes confiam nas avaliações da internet para decidir se devem visitar uma empresa. Além disso, apenas alguns clientes insatisfeitos que compartilham suas experiências on-line podem tirá-lo do mercado rapidamente.
4. Flexibilidade na indústria hoteleira
Ter um plano de negócios coerente e flexível é essencial para tornar seu negócio de hospitalidade o mais atraente possível para uma ampla gama de pessoas.
Por exemplo, em um restaurante, ofereça várias zonas de móveis para atender a diferentes grupos demográficos do cliente como seções com um balcão estilo lanchonete e outras com bancos inclinados.
Os assentos em estilo de bar costumam atrair principalmente clientes individuais que desejam comer e ir embora.
Um trabalho árduo que rende muito
Fazer um negócio bem-sucedido na área de hospitalidade requer muito trabalho árduo.
Portanto, certifique-se de que haja sempre uma pessoa capacitada e treinada no comando para supervisionar tudo. Saber o que está acontecendo em cada parte do seu restaurante, hotel ou outro negócio de hospitalidade é fundamental. Além disso, já que a comunicação e a coordenação manterão tudo funcionando perfeitamente, você também deve promover continuamente seu negócio. Isso, até por meio da mídia social e outras formas de publicidade para atrair novos clientes.
E então? Que tal saber mais sobre como trabalhar a boa hospitalidade dentro de seu negócio? Continue acompanhando nossos artigos que lhe dão uma visão cada vez mais ampla de nosso setor que só tende a crescer!