Homem fazendo instalação elétrica e em primeiro plano a frase: manutenção predial 4 dicas para evitar falhas na gestão de manutenção do condomínio

Realizar a manutenção predial de um condomínio não é tarefa fácil. São muitos locais para cuidar e controlar, e pequenas falhas podem causar grandes problemas. 

Neste artigo nós compartilhamos 4 dicas de como fazer a manutenção predial em condomínios de maneira eficaz. Veja!

1. Faça manutenção preventiva

Investir em manutenção preventiva é a certeza de economizar muito dinheiro na administração do condomínio. É a manutenção preventiva que permite identificar pequenos problemas antes que eles se tornem grandes (e caras) dores de cabeça.

manutenção predial, manutenção preventiva

Esse tipo de manutenção impede que reparos que poderiam ter sido realizados com facilidade causem transtornos maiores aos condôminos. Por exemplo, esperar a caixa-d’água do prédio ter um problema que obrigue sua troca repentina, ao invés de prevenir estragos, certamente resultará em falta de água e reclamações dos moradores.

2. Realize manutenção corretiva de forma eficiente

A necessidade de manutenção corretiva ocorre em dois casos: quando a manutenção preventiva não é eficiente ou quando ocorre algum imprevisto. Por exemplo, um cano que estourou dentro de uma parede precisa de manutenção corretiva pois, como é interno, não é o tipo de problema que pode ser evitado com a manutenção preventiva.

Para evitar problemas para gestão do condomínio, o segredo é fazer a manutenção corretiva de maneira eficiente, tomando todas as providências possíveis para que o problema não se repita.

3. Mantenha um checklist de itens que devem passar por manutenção

O checklist pode ser uma planilha na qual constam todos os itens que precisam passar por manutenção preventiva e também informando de quanto em quanto tempo essa manutenção deve ocorrer.

manutençao predial: checklist

Essa é uma forma de evitar que itens sejam esquecido na manutenção predial, o que aumentaria o risco da necessidade de um conserto emergencial.

4. Use um sistema de gestão

Fazer apenas controles manuais pode diminuir a eficiência das ações de manutenção predial no condomínio, por isso é muito importante usar um sistema de gestão que automatize os processos da administração. 

Com um bom software de gestão condominial, será mais fácil controlar os eventos de manutenção predial e garantir que eles tragam os melhores resultados para o condomínio. 

Coloque nossas 4 dicas de como fazer manutenção predial em prática no seu condomínio e veja como elas podem facilitar a sua rotina. 

Quer conhecer um sistema de administração condominial que pode revolucionar sua gestão? Então, peça uma demonstração grátis do Bitz Condomínio, um software pensado especialmente para a atender às necessidades de gestão de condomínios de todos os portes.

Veja também

Deixe um comentário