Muitos hotéis ainda hesitam em permitir o late check-out, acreditando que essa prática só traz prejuízos para o negócio. Mas ao contrário do que muitos gestores pensam, o late check-out pode ser bem vantajoso para o hotel, principalmente quando se administra a empresa pensando em longo prazo.

Na alta temporada, os próprios hóspedes sabem que tentar retardar a saída do quarto provavelmente resultará em uma negativa ou em cobrança extra. Mas durante a baixa temporada é totalmente viável possibilitar que a hospedagem seja estendida por algumas horas, principalmente para clientes corporativos.

Neste artigo nós mostramos duas vantagens de permitir o late check-out para hóspedes do seu hotel. Confira!

1. Fidelização do cliente

Imprevistos acontecem, um voo pode atrasar ou uma reunião/palestra mudar de horário ou se estender por mais tempo.

Em casos como esses, o hóspede pode precisar pedir um late check-out, atrasando em algumas horas a sua saída. E negar essa possibilidade ou autorizar, porém, cobrando uma taxa extra, pode ser um tiro no pé do hotel.

hóspede e recepcionista assinando check-out na recepção do hotel

A humanização no atendimento é uma forte tendência na hotelaria. E para se adaptar a essa nova forma de atender é preciso tratar cada cliente como uma pessoa e não como um número ou renda. Em outras palavras, entender e ter empatia pelos imprevistos dos hóspedes faz com que eles se sintam amparados e assim, a chance de fidelizá-los é muito maior.

Além disso, as chances do cliente indicar seu hotel para outra pessoa depois de ter tido um pedido de late check-ou aceito, e sem cobranças extras, aumentam bastante.

2. Lucros no longo prazo

Perder a renda de algumas horas de um quarto do seu hotel por permitir o late check-out é um prejuízo pequeno, se comparado com os ganhos a longo prazo que a fidelização do hóspede pode trazer para o negócio. 

Basta que o cliente que teve seu pedido para atrasar a saída do quarto atendido retornar apenas mais uma vez para o seu hotel, ou que um indicado por ele se hospede em um dos seus quartos (mesmo que seja uma única diária) para que a sua perda se transforme em lucro.

Como você pode ver, oferecer o late check-out aos hóspedes pode ser vantajoso para o hotel. Mas para dar esse benefício sem criar problemas para a gestão hoteleira, é indispensável fazer o controle de reservas e de UHs de forma eficiente. 

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