Nós sabemos que não é tarefa fácil manter a hospedagem em resort atrativa o ano todo! Principalmente, quando falamos em baixa temporada.
Por isso, o turismo corporativo é uma grande oportunidade de vender mais para um grande público e de uma vez só! Você já tinha pensado sobre isso?
O portal de notícias Folha Vitória, divulgou ainda neste mês, uma entrevista com o Administrador, Coordenador do Grupo de Excelência em Administração Hoteleira do CRA-SP e Consultor na Hospitallidade e Consultoria, Marcelo Boeger, em que ele comenta:
Marcelo, fala que nos últimos anos, o setor hoteleiro se apropriou do conceito de gerenciamento de receita, cujo propósito é vender o maior número de hospedagens, focando no lucro.
No entanto, é preciso conhecer o comportamento da demanda do público, a fim de entender qual é a melhor definição tarifária, na estratégia de preços, na política de descontos, para poder maximizar a rentabilidade do negócio.
Além disso, o especialista Marcelo, também destaca que com relação ao hóspede corporativo, além de conhecer bem a persona (perfil do viajante a trabalho); São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Brasília são os destinos que mais devem focar neste público.
Nesse sentido, estes lugares são os mais procurados pelo turismo de negócios, embora sempre estejam surgindo outras regiões, que essas pessoas viajam visando participar em:
- Congressos ou seminários.
- Feiras, cursos de especialização ou workshops.
- Reuniões ou encontros periódicos de negócios.
- Demais eventos empresariais.
Mas, a grande questão é como utilizar a estrutura de um resort para esses eventos corporativos? Nossa primeira dica, é que você foque em vantagens básicas para realçar sua hospedagem, como:
- Destaque sua ampla taxa de ocupação disponível.
- Ofereça pacotes e valores especiais por grupo de pessoas.
- Cite sua localização, se ela for uma região favorável para o turismo de negócios.
- Divulgue seus espaços internos e externos para comportar as pessoas.
- Tenha equipamentos de som e multimídia para empréstimo no resort.
Além disso, outra estratégia que você não pode deixar de utilizar é a valorização dos serviços de relaxamento que o seu resort pode proporcionar a esses hóspedes.
Pois, geralmente as pessoas de negócios gostam de atividades de lazer, como academia, ou até mesmo um happy hour para aproveitar depois de muito trabalho.
Agora, não deixe de ler este material inteiro, para aplicar todas as dicas que separamos e transformar o seu resort na melhor hospedagem para turistas corporativos!
Hóspede que viaja trabalhando: o que ele procura na hospedagem em resort?
Assim, esta informação divulgada como balanço pela Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) de 2023, já deve ser o suficiente para que toda a rede hoteleira, fique mais atenta na comercialização de reservas para hóspedes focados em negócios.
Além disso, quando falamos desses viajantes que somam “trabalho + lazer” é preciso ter em mente pessoas que viajam a trabalho, mas também não dispensam ter uma hospedagem completa e confortável, com serviços eficientes e benefícios exclusivos.
Assim, algumas facilidades que o seu resort puder proporcionar, pode valorizar o seu local como o destino ideal, como, por exemplo:
- Cardápio bem feito com horário estendido da cozinha e bares.
- Atividades de lazer de esporte e ligadas ao ar livre, ou diferentes opções para academia.
- Espaços para fazer caminhadas e serviços de massagem.
- Acomodações especiais nos quartos, para dormir e trabalhar.
Bem como, outra ideia interessante é separar espaços internos e externos para servirem como ‘pequenas salas de reuniões’, proporcionando uma espécie de coworking no seu resort, mas muito mais descontraído e aconchegante.
Nesse sentido, esse hóspede quer mais do que diversas tomadas e um salão para fazer networking, é básico você disponibilizar empréstimo de cabos USB, ou mesa de trabalho no quarto para o laptop.
Em outras palavras, espera poder trabalhar, aproveitando o evento corporativo que pode ter feito ele viajar, porém, com uma qualidade e bem-estar maior do que se estivesse em um escritório na empresa.
Por isso, veja com mais detalhes, como manter o seu resort atrativo para os hóspedes que viajam com objetivos de trabalho a seguir.
Hospedagem em resort para negócios: dedique uma temporada ao corporativo
Primeiramente, após estudar como é o comportamento de consumo do turista corporativo, outro passo importante é separar uma temporada no seu resort para se dedicar em vender a essas pessoas.
Ou seja, o seu negócio hoteleiro pode ser muito atrativo para famílias com crianças, por exemplo, porém, também pode ser o local ideal para fazer um congresso.
Por isso, o bom é que você não misture os públicos do seu resort, a menos que a infraestrutura comporte grandes eventos corporativos, ao mesmo tempo que mantém aberta todas as atividades divertidas para as famílias.
Nesse sentido, é importante avaliar qual é a realidade do seu resort e de que maneira você irá melhor satisfazer os seus hóspedes.
Assim, separamos algumas dicas, com relação ao ambiente que o turista corporativo não dispensa durante a estadia:
Durante a manhã: dias tranquilos, com café da manhã servido cedo e disponibilidade de espaços abertos e fechados (sem muito barulho) para as primeiras reuniões do dia.
Pela tarde: estará normalmente focado no evento que o levou a viajar: congresso, feira, palestra, entre outros.
No cair da noite: noites silenciosas, com happy hour cedo, shows com mais barulho muitas vezes é preferível somente no último dia da sua estadia, como forma de relaxar e descontrair.
Dessa maneira, quando você proporciona a experiência que o público já está esperando, é provável aumentar as chances desses hóspedes voltarem sempre.
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Descubra se o seu resort está na melhor região para atrair esses viajantes
À primeira vista, parece que é só você ter uma estratégia bem feita que irá atrair todos os turistas corporativos em um piscar de olhos.
Mas, há pontos-chave que você precisa prestar a atenção, quando falamos desse público, sendo um deles a localização do resort, então, identifique:
- Se a sua propriedade é próxima de centros comerciais e empresariais.
- Faça uma pesquisa sobre custos com locomoção, se forem muito altos vão anular uma possível diária.
- Lembre que se a sua localidade for de difícil acesso, haverá mais burocracia para comprovar deslocamentos, o que também dificulta o hóspede a escolher seu resort.
Assim, para viagens corporativas, um resort mais isolado com pouco movimento de transporte, pode não ser a propriedade mais escolhida.
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Tenha um check-in e check-out eficiente flexível
Quem viaja a trabalho, sempre está tentando poupar tempo, ainda mais quando falamos de um check-in e check-out que pode ser agilizado facilmente.
Nesse sentido, treine sua equipe de recepcionistas para disponibilizar todas as informações que o viajante precisar, como horários de entrada e saída e se há a flexibilidade disso.
Isso porque, atrasos podem ocorrer devido a compromissos de trabalho e check-in automático ou horário flexível de atendimento podem somar pontos para conquistar esses hóspedes.
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Sirva cedo refeições principais e estenda horários de lanches e drinks
Refeições como café da manhã, almoço e jantar são normalmente procuradas em horário mais cedo por quem viaja a trabalho.
No entanto, lanches, petiscos e drinks após reuniões, com grupo de colegas, pode ser uma boa opção se oferecida mais tarde.
Dessa maneira, o ideal é que o seu resort ofereça os dois, sem atrapalhar quem precisa se alimentar e seguir direto para o aeroporto, ou compromissos de trabalho na cidade.
Além de mostrar o diferencial dos seus serviços, colocando alguns pedidos da cozinha e bar em horário alternativo.
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Tenha opções para lazer de vários tipos
Por fim, há hóspedes que viajam a trabalho que podem preferir ter uma rotina mais tranquila e de descanso, entre suas atividades de trabalho como:
- Eventos com oficinas para treinar alguma habilidade profissional.
- Exposições com os artesanatos e culinária local.
- Spa com opções relaxantes para recarregar as energias.
No entanto, outros viajantes podem procurar por eventos mais descontraídos, com música e até mesmo festas temáticas, por exemplo:
- Festivais locais, como as festas juninas e julinas que terão nos próximos dias.
- Shows acústicos ou karaokê para aproveitar com colegas de trabalho.
- Happy hour com bar externo, com relaxamento nas piscinas do resort.
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Segredo revelado para vender mais: POP te ajuda a fidelizar os turistas corporativos!
Agora, depois que você coletou todas as informações que precisa para proporcionar a melhor hospedagem em resort, chegou o momento de falarmos sobre o POP.
Em outras palavras, o Procedimento Operacional Padrão, é como se fosse o “cartão de visitas” da sua propriedade.
Isso porque em todos os setores, o seu hóspede corporativo irá avaliar a qualidade dos processos!
Logo, se um resort não define bem os serviços que ele entrega, a 1ª impressão que fica é que ele não tem padrão, eficiência e tudo que o meio empresarial exige para hospedar até mais que 1.000 pessoas em um determinado período.
Por isso, nós separarmos em um material mais completo, tudo que você precisa saber sobre o POP, neste Ebook gratuito, é só baixar e aproveitar: