A satisfação dos hóspedes depende há muito tempo da tecnologia do motel. No entanto, os motéis podem não ter funcionários suficientes (um fenômeno comum hoje em dia) ou podem encontrar limites compreensíveis. Portanto, a dependência da satisfação do hóspede apenas pela qualidade do quarto ou do desempenho da equipe pode não são as únicas soluções possíveis para um motel. Veja a seguir a vantagem de impulsionar a motelaria pela tecnologia!
Principalmente nos dias de hoje, quando existe a opção de complementar o trabalho dos funcionários do motel com os sistemas disponíveis.
Os aplicativos móveis, softwares projetados para melhorar o atendimento que os hóspedes recebem nos motéis, costumam ser um grande suporte para o trabalho dos funcionários.
Mas não se trata apenas de aplicativos móveis, a história de melhorias de serviço começa (tradicionalmente) com o bom e conhecido PMS.
PMS e sistemas de módulos
Vários sistemas estão disponíveis para motéis. No entanto, para que sua operação se desenvolva graças ao uso desses sistemas, é necessário conhece-los bem. Suas funcionalidades, integração e até saber conectá-los “a bases sólidas”, ou seja, um bom PMS.
Não apenas porque o PMS simplifica a administração do motel e aumenta sua eficiência, mas também porque reúne muitas informações que sistemas de terceiros precisam usar. É por isso que, para o bem dos motéis, as responsabilidades dos PMSs devem incluir “abertura”, o que significa que eles devem permitir integrações com módulos.
Mas nem todos os PMSs funcionam dessa maneira. Em muitos lugares, ainda hoje é um padrão usar o PMS que não tenha sistema modular. Tal motel torna-se então um “prisioneiro” de seu próprio sistema e se priva da possibilidade de avançar seus serviços.
Ao mesmo tempo, o PMS tenta fornecer tudo o que o moteleiro precisa por meio de suas funções nativas.
A qualidade vem em primeiro lugar
A não utilização dos dados fornecidos pelo PMS limita o potencial e os lucros do motel. Os problemas podem surgir em vários lugares – os hóspedes insatisfeitos podem se atrapalhar pelo check-in, os funcionários podem passar horas intermináveis tentando entender e processar dados manualmente ou conflitando com as funções, etc. Mas podemos resolver ou até mesmo prevenir todos esses problemas hoje – graças aos sistemas modulares, por exemplo.
Os aplicativos móveis também ajudam. Eles complementam (ou substituem) o trabalho dos funcionários do motel, por exemplo. Assim como os funcionários do motel, os aplicativos móveis como WhatsApp pode ser integrados, bem como bancos digitais. São a companhia direta dos hóspedes durante a estadia do motel, e eles apenas diferem no sentido de que alguns deles estão “com os hóspedes” durante toda a estadia, enquanto outros os acompanham apenas durante parte dela.
Mas por que a escolha do PMS é importante quando se trata de aplicativos móveis?
Impulsionar a motelaria
Porque a qualidade da integração é essencial. Quanto mais recursos o aplicativo móvel tiver, mais dados precisam ser transmitidos e mais complexa a integração deve ser construída.
Ainda é verdade que os PMSs devem ser capazes de construir integrações complexas, ou seja, trocar dados com sistemas complexos como o Bitz Motel, um aplicativo móvel que acompanha os hóspedes desde a reserva até o check-out.
A quantidade de dados que este sistema precisa é enorme. A qualidade da integração é crucial.
Um pequeno passo para um moteleiro, um salto gigante para impulsionar a motelaria
Como foi referido, a aplicação móvel pode acompanhar os hóspedes durante parte da sua estadia ou cuidar deles desde o início até ao fim da viagem. A escolha do(s) aplicativo(s) específico(s) para um motel depende do moteleiro – se ele deseja habilitar o check-in online, instalar fechaduras móveis nas portas, automatizar a comunicação com os hóspedes, aumentar a receita apoiando o upselling etc.
Na categoria de sistemas que estão com o hóspede “do início ao fim”, o Bitz Motel é esse sistema que permite check-in/out online, pagamento online de um quarto de motel, upgrade de quarto por celular, upselling ou instalação de fechaduras móveis e muito mais.
A segunda categoria consiste em aplicativos (Easy Check, WhatsApp), que focam parte da jornada dos hóspedes do motel, o que significa, por exemplo, a automatização da comunicação com os hóspedes, permitindo check-in online, ou aumentando a eficácia do upselling.
Mas se distinguirmos os sistemas apenas de acordo com a grande parte da jornada do hóspede que eles podem cuidar, permaneceremos muito superficiais.
É importante olhar mais a fundo, por exemplo, o nível de automação que vários aplicativos trazem para os motéis.
Existe uma grande diferença entre o check-in online que significa apenas o pré-preenchimento das informações ou o cuidado de todo o processo através do celular (e assim não ter de se ficar parado na recepção à chegada) ou entre ter de pegar um chave/cartão da porta ou não (e assim indo direto para o quarto após a chegada).
Os hóspedes também podem notar uma diferença entre a possibilidade de solicitar serviços extras ou fazer upgrade do quarto diretamente através do aplicativo móvel e a situação em que o aplicativo apenas informa os hóspedes e eles precisam escrever uma mensagem ou pedir por um tablet alguns dos disponíveis Serviços.
Depende apenas do moteleiro qual solução ele escolhe. Mas quaisquer que sejam suas preferências, a forma de abrir o motel para sistemas deve começar com a escolha certa do PMS.
Sua seleção é um salto gigantesco para todo o motel, pois é a base para o bom funcionamento de sistemas que levam o trabalho da equipe e a experiência dos hóspedes ao próximo nível.
Isso nos traz de volta ao início. Quanto mais complexa a aplicação, melhor a integração que um motel precisa. Se um moteleiro escolher o PMS certo, suas únicas limitações ao escolher aplicações móveis são suas próprias preferências para impulsionar a motelaria.
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