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Como a tecnologia revolucionou o setor de hotelaria

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Sumário

    O setor de hotelaria é um dos mais impactados pelos efeitos da crise da pandemia. Os efeitos da crise tiveram como consequência o cancelamento e o adiamento de eventos culturais, educacionais, esportivos e de negócio, fazendo com que a ocupação de hotéis, pousadas e hostels despencasse.

    E por isso, assim como outros setores, o setor hoteleiro tem procurado adotar medidas que além de ajudar a garantir a saúde e o bem-estar dos hóspedes e colaboradores, também podem melhorar a gestão do negócio nesse momento tão delicado. 

    Nesse sentido, as soluções tecnológicas, que facilitam o dia a dia de profissionais e clientes dos hotéis, continuam sendo uma alternativa eficiente na mitigação das perdas causadas pela crise. Neste artigo nós explicamos como ferramentas e recursos de tecnologia podem ajudar o seu negócio a sobreviver à pandemia. Confira!

    Formas de usar a tecnologia no enfrentamento da crise do setor hoteleiro

    O uso da tecnologia no setor de hotelaria traz diversas vantagens para a gestão do negócio, incluindo:

    • Facilitar a rotina no hotel
    • Aumentar a eficiência da equipe de colaboradores
    • Melhorar a experiência dos hóspedes
    • Reduzir os custos
    • Diminuir a necessidade de contato físico entre colaboradores e hóspedes, algo urgente em tempos de coronavírus.

    E há diversas maneiras de aplicar recursos tecnológicos no setor de hotelaria. Dentre as maneiras de usar tecnologia na melhoria da operação e administração de um hotel podemos citar: 

    Implantar sistemas de reservas online

    A maioria das pessoas procura hotel pela internet e quer ter a opção de fazer suas reservas online. Dessa forma, um hotel que quer atrair hóspedes precisa ter um sistema de reservas para atingir o maior número de pessoas possível. 

    É importante também que todos os canais de venda utilizados estejam integrados. Assim, a pessoa poderá encontrar e fazer uma reserva no seu estabelecimento por meio de qualquer canal que comercialize os serviços do seu hotel. 

    Esse tipos de recursos tecnológico, além de contribuir para uma experiência positiva do hóspede desde a confirmação da reserva, também facilita a estratégias de vendas no setor de hotelaria. Um sistema de reservas pode impactar fortemente o faturamento do hotel, já que com esse tipo de venda direta você elimina as comissões pagas às agências, e diminui os riscos de erros com procedimentos manuais.  

    Uso de tecnologias que garantem uma estadia sem contato 

    Seja durante a pandemia, para receber pessoas que, apesar das recomendações de isolamento, ainda precisam viajar e se hospedar em hotéis. Adotar recursos tecnológicos que diminuem a necessidade de interação física entre o hóspede e a equipe do hotel é uma necessidade, já que esse tipo de tecnologia diminui os riscos e aumenta a confiança do cliente. 

    Recursos como o check-in e check-out web via WhatsApp e também o fechamento da conta direto do quarto, com pagamento via aplicativo, dispensam contatos entre os funcionários e os hóspedes do hotel, garantindo uma estada muito mais segura e tranquila.  

    Esses recursos, que evitam filas e aglomerações na recepção, como já dissemos, continuarão a ser valorizados pelos hóspedes mesmo depois da pandemia. Afinal, é certo que a partir de agora serão desenvolvidos novos hábitos de interação social e as pessoas passarão a evitar os contatos físicos que não forem realmente indispensáveis. 

    Adotar soluções que ajudem no controle e na redução dos custos do negócio

    Nesse momento de incerteza econômica e queda acentuada de receita, reduzir custos é mais importante do que nunca em qualquer negócio. 

    Além de ações como planejamento financeiro e corte de gastos excessivos, outra prática que faz toda a diferença no controle financeiro do setor hoteleiro é usar ferramentas de automação na gestão financeira do negócio. 

    Um PMS completo, que ofereça o melhor custo-benefício em sua implantação, entregando automatização de processos, controle financeiro e geração de relatórios, para  fornecer uma visão completa da situação do negócio, será fundamental aumentar a eficiência do hotel nesses tempos de crise. 

    Como você pode notar nesse conteúdo, a tecnologia tem papel importante para a sobrevivência do setor de hotelaria nesse momento de incertezas e perdas. 

    Para o seu negócio não sofrer perdas irreparáveis e conseguir se manter em pé durante a pandemia, conte com a parceria da Bitz Softwares!

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