Para os hoteleiros, a escolha de um sistema PMS para seu hotel pode realmente representar uma experiência exaustiva. Hoje sabemos que o sistema digital é realmente o coração do hotel e utilizá-lo de forma plena pode levar a melhorias tangíveis no desempenho do negócio. Porém, se você obter um apenas baseado no custo, terá mais problemas do que antes.

Na verdade, é que todas as empresas digitais se anunciam como a “solução ideal” e você pode facilmente se perder nas cargas de informações presentes na web. Portanto, antes de considerar qualquer opção, você deve dar um passo atrás e começar com a base.

Vamos dar um passo atrás.

O que é um PMS?

PMS significa “Property Management System” e ele representa um sistema ou software que facilita o gerenciamento de sua propriedade, certo? Assim, ele é capaz de agregar dados e informações de diferentes áreas do hotel, como:

Assim, tornando automáticas as operações gerenciais diárias, como alocação de quartos, taxas extras e muitos outros extras, é a melhor forma de entender como funciona um. Além disso, ele facilita todos – isto mesmo, todos! – os processos gerenciais. Por isso, o PMS também tem um papel estratégico, pois coleta dados importantes como Rev Par e outras informações essenciais para ser competitivo no mercado e aumentar os lucros.

Ok, mas meu PMS atual é a solução certa para minha propriedade?

Como você pode entender que tudo está funcionando da melhor forma quando é o próprio PMS que condiciona o fluxo de trabalho e o desempenho atuais?

Além disso, é difícil dar um passo para trás e analisar a situação de forma objetiva.

No final, a pergunta que precisa ser respondida, além das características técnicas, é: “meu PMS simplifica minha vida?”.

Abaixo você encontra algumas informações que, se avaliadas com antecedência, podem influenciar positivamente na escolha de um novo PMS.

1. Integração e compatibilidade do PMS para seu hotel

Uma das lamentações mais populares entre os hoteleiros após terem escolhido um sistema PMS para seu hotel é o de não ter verificado com antecedência se ele se integra com sistemas de terceiros que o hotel já utiliza.

Às vezes a integração é possível, mas com processos lentos e caros. Por isso, seu gerente de canal conectará automaticamente as reservas feitas em OTAs ao PMS, certo?

Por isso, saber com antecedência pode realmente fazer a diferença.

2. Você está realmente investindo no que precisa?

Cada propriedade tem necessidades diferentes. Portanto, é importante escrever uma lista de tarefas e ações necessárias que o novo PMS deve ser capaz de realizar. Assim, tudo o mais sendo igual, os elementos que distinguem um bom PMS são a facilidade de uso e a intuitividade do sistema.

Além disso, o preço é sempre uma variável importante no processo de tomada de decisão e, muitas vezes, a grande variedade de módulos e aplicativos disponíveis aumenta os custos.

Você deve avaliar exatamente o que você precisa. Assim, certifique-se de que todos os custos estão bem descritos na cotação. Muitas vezes, a escolha da opção mais barata resulta em uma economia inicial, mas em uma perda de eficiência e, consequentemente, de lucros a longo prazo.

Se o novo sistema PMS foi comprado por ser barato, provavelmente não atenderá às suas necessidades com o tempo e essa decisão custará muito mais do que você esperava.

3. Dados úteis x informações gerais

Os ERPs coletam, processam e armazenam milhões de dados. Não é a quantidade de dados que faz a diferença, mas sim a qualidade e sobretudo a usabilidade dessas informações.

Assim, as estatísticas e relatórios disponíveis no PMS devem ser claros, simples e concisos. Desta forma, o ajudará a tomar a decisão certa o mais rápido possível e ter uma visão geral clara do desempenho atual do seu negócio.

Além disso, você deve, portanto, verificar se o sistema PMS sempre fornece estatísticas atualizadas e informações úteis para a gestão estratégica de hotéis.

4. O que acontece após a compra do PMs para seu hotel?

Outro elemento valioso é saber que você poderá falar com o helpdesk em caso de necessidade. Por isso, muitos fornecedores estão presentes nas fases iniciais de negociação e durante o processo de venda, mas fica difícil entrar em contato com eles para problemas relacionados ao uso do software.

Sendo assim, é por isso que você deve escolher um provedor de PMS que ofereça suporte 7 dias por semana. Dessa forma, você terá alguém que tratará e resolverá seus problemas em tempo hábil.

5. Use a nuvem

Outro requisito que você deve ter em relação a um PMS é ser baseado na nuvem. Assim, isso se tornou um recurso essencial que facilita sua vida como gerente. Você não precisa mais de uma sala para armazenar o servidor, que executa o PMS, e não há necessidade de uma pessoa de TI que conserta o hardware e instala atualizações e correções de bugs.

Agora, tudo é feito automaticamente na nuvem pelo seu provedor de PMS. Além disso, os sistemas baseados em nuvem são mais flexíveis, mais confiáveis, mais acessíveis e podem ser facilmente dimensionados em caso de necessidade.

6. Insista em um excelente suporte e treinamento

Você pode ter o melhor PMS do mundo, mas, mesmo assim, deve insistir em ter um suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana. A razão é que a indústria da hospitalidade nunca dorme e, em caso de problemas, você não pode esperar o horário de trabalho do seu provedor de PMS.

Procure todos os principais recursos de seu PMS para seu hotel

O PMS está no centro das operações do seu hotel. Esta é a razão pela qual deve vir com uma série de recursos úteis que são essenciais para o bom funcionamento do seu hotel. Por exemplo, deve fornecer a você:

Resumidamente:

A escolha de um sistema PMS é uma operação complexa que afeta diretamente os lucros do seu negócio. É importante avaliar cuidadosamente as diferentes opções, reunir o máximo de informações possível e estar atento às necessidades de seus imóveis.

Para ajudá-lo em sua pesquisa, oferecemos uma breve visão geral das características de nossa experiência com PMS, em relação aos pontos abordados no artigo.

Integração e compatibilidade do PMS do Bitz Hotel, que já possui o Booking, o Channel Manager integrados, para transferência de dados e informações sem erros em tempo real.

O nosso PMS é totalmente modular e flexível com base nas necessidades gerenciais das diferentes propriedades. Assim, você pode ativar apenas os módulos que você precisa, sem a necessidade de adquirir o pacote completo.

Considere o custo com cuidado

Não vivemos em um mundo perfeito. Logo, o PMS que você pretende usar certamente custará um investimento. Seu objetivo aqui é comparar seus recursos com seu preço – primeiro, para ver se você pode pagá-lo e, segundo, descobrir se este é o PMS de que você precisa. Afinal, por que você tem que pagar por uma funcionalidade que nunca vai usar?

A segurança é sempre importante, por isso nunca a negligencie. Como resultado, o PMS que você pretende usar deve apresentar os mais recentes desenvolvimentos na luta contra ataques de hackers, dados perdidos ou roubados.

Se quiser saber mais sobre os sistemas PMS da Bitz Hotel preencha o formulário e receba uma demonstração gratuita agora mesmo!

Veja também

Deixe um comentário