Encontrar sistemas hoteleiros certos para executar operações como check-ins automatizados e serviços de concierge, é uma grande chave para a eficiência do hotel. Felizmente, muitas ferramentas criam um compartilhamento perfeito de dados entre máquinas e pessoas. Isso porque, abrem muitas oportunidades quando se trata de gerenciar seus negócios.
Abaixo, você encontrará respostas que você precisa quando se trata de sistemas hoteleiros de ponta que estão revolucionando a forma como os hotéis funcionam.
A revolução dos sistemas hoteleiros
Os sistemas hoteleiros muitas vezes se tornam um grande trunfo para o moderno negócio de hospitalidade. Ainda assim, muitas soluções oferecem interfaces complexas, baixa funcionalidade e um monte de recursos desnecessários. Por esta razão, é que mais e mais empresas tendem a buscar por personalização de sistemas de gerenciamento especificamente para suas necessidades de negócios.
Em nosso artigo, vamos cobrir as principais funções de um sistema de gestão de hotel. Além disso, explicar quais tecnologias são usadas para seu desenvolvimento e explicar por que seu negócio pode funcionar duas vezes mais eficaz com um PMS de primeira linha.
Naturalmente, se você possui ou gerencia um grande, médio ou pequeno hotel, ou até motelaria e pousada, é seu trabalho garantir que tudo corra bem. Assim, isso inclui todas as operações diárias de seu negócio, desde o gerenciamento de reservas recebidas, até o atendimento aos hóspedes. Tudo isso, para garantir que o negócio seja devidamente mantido.
Qual é o melhor sistema de gestão?
Agora você percebeu que a maneira mais eficaz de fazer isso não é por meio de manuais, mas por meio de um sistema de gerenciamento de hotel, certo?
O “melhor” sistema de gestão hoteleira torna tudo com a simplicidade que você precisa. A principal vantagem dos sistemas hoteleiros é que realizam muitas tarefas de forma autônoma. Isso, porque lhe devolve muitas horas do seu tempo que você gasta em atividades igualmente importantes, como manter os hóspedes satisfeitos.
Note que a compra de sistemas hoteleiros, seja de recepção, A & B, governança ou outro, mesmo que não esteja familiarizado, são super fáceis. Essencialmente, cumprem o mesmo propósito.
Aqui, resolveremos quaisquer dúvidas finais que você tenha sobre os sistemas hoteleiros antes de você se comprometa com um investimento incerto.
Recursos essenciais dos sistemas hoteleiros
Não importa qual seja a sua principal preocupação – fornecer uma experiência única ao hóspede ou simplesmente aumentar a receita – um sistema de gestão o fará. Na verdade, este sistema o ajudará a alcançar ambos, com menos esforço do que você estava investindo antes.
No entanto, não é tão simples assim, pagar por um sistema e ver os resultados acontecerem. Assim, nem todos os sistemas nascem iguais. Os recursos e a funcionalidade podem variar significativamente entre os fornecedores.
Portanto, é importante comparar sua lista de requisitos com o que cada fornecedor está prometendo. Por exemplo, sistemas hoteleiros como do Bitz Hotel, se esforçam para cobrir todas as bases, garantindo que você tenha automatização e centralização para todas as suas operações diárias.
Resumindo, estas são as funções que acreditamos que você precisa ao obter sistemas hoteleiros:
- Processamento de reservas por meio de qualquer canal
- Hóspedes de check-in e check-out
- Gerenciamento de reserva e perfis de hóspedes
- Gerenciamento de estoque, taxas e disponibilidade
- Organização de tarefas de limpeza e cronograma
- Processamento de transações, como pagamentos, depósitos e reembolsos
- Possuir comunicações de hóspedes
- Gerenciamento de manutenção
- Relatórios de desempenho de negócios
- Gerenciamento de contabilidade, entre outros
A amplitude de funcionalidade é um fator convincente. Isso porque destaca a quantidade de trabalho que você estava fazendo manualmente antes e como será agora. Afinal, de que adianta comprar uma solução que cobre apenas metade do problema?
Razões pelas quais sistemas hoteleiros realmente funciona
É natural ter dúvidas na hora de “gastar dinheiro”. A maioria de nós debate todos os dias se uma determinada compra agregará valor. Quando se trata do seu negócio, tomar a decisão certa é ainda mais crucial.
Se você está procurando dar o salto, mas não tem confiança, por não estar acostumado a usar a tecnologia em geral, aqui estão alguns fatores para deixá-lo tranquilo.
1. Os sistemas hoteleiros baseados em nuvem são infalíveis
Os melhores sistemas, como o Bitz Hotel, são baseados em nuvem – eles operam online. A ‘nuvem’ permite que grandes quantidades de dados sejam compartilhados entre diferentes sistemas. Além disso, são armazenados em um local seguro, podendo ser acessados remotamente.
Isso é muito superior a um sistema baseado em servidor, que requer um sistema de computador central para armazenar e processar dados.
Uma vez que tudo que você precisa é uma conexão com a Internet, você nunca precisa estar vinculado a um escritório ou computador específico. Assim, com um dispositivo móvel, pode processar reservas ou atualizar o inventário.
2. Sistemas “tudo em um” centralizam
Simplesmente, faz mais sentido você ter tudo agrupado em um sistema operacional único. Dá a você controle total e conexão sobre seu negócio. Além disso, é muito mais fácil gerenciar do que usar fornecedores diferentes para cada serviço. Assim, com essas plataformas integradas, você tem tudo o que precisa para administrar seu negócio online com sucesso.
3. Motor de reservas
Também conhecido como sistema de reservas, o seu motor de reservas online aceita reservas de canais diretos, como o seu próprio site ou redes sociais. Assim, esta é uma peça de tecnologia essencial para você aceitar reservas sem comissão de OTAs ou plataformas que existem aí.
4. Gerenciador de canais
São ferramentas de distribuição que você gerencia seus quartos o quanto desejar, ao mesmo tempo. Um modelo de estoque agrupado significa que as taxas e a disponibilidade são atualizadas automaticamente em todos os canais. Assim, você não divide mais o inventário entre os canais.
5. Solução de pagamentos
Aqui, novamente desenvolvido para a simplicidade. É uma solução de pagamentos integrada que se conecta perfeitamente ao seu sistema de gerenciamento. Desta forma, você processa pagamentos, depósitos e reembolsos, sem ter que lutar com um terminal desajeitado.
6. Sistema que funciona em tempo real
Concordamos que há momentos em que a tecnologia vai além da necessidade. Ainda precisamos de um relógio de pulso às vezes, mas gerenciar e-mail, agendar compromisso, e receber notificações é essencial.
No entanto, gostaria de recuperar horas de sua vida quando registrava detalhes de hóspedes? Ou, corrigindo erros administrativos, atualizando informações de canais de reserva, entre outros? Definitivamente, a resposta é sim.
Quando você perceber que uma nova reserva foi feita, seu sistema já terá transmitido as informações a todos os lugares necessários. Além disso, as atualizações são feitas instantaneamente. Isso é o que significa tempo real.
Mas, existe software de gestão hoteleira grátis?
Sim e não. Como os principais fornecedores de sistemas hoteleiros usam tecnologia sofisticada que exige muito trabalho para ser desenvolvida, não pode ser oferecida gratuitamente.
Qualquer tecnologia verdadeiramente ‘gratuita’ provavelmente não dará ao seu hotel a funcionalidade necessária para realmente fazer a diferença – pode até piorar as coisas!
Os resultados devem falar por si, com as tarefas diárias se tornando mais rápidas e fáceis. Enquanto isso, as oportunidades de receita de longo prazo também devem ser evidentes.
Por que você não deve confiar em downloads gratuitos de software de gestão de hotéis
Os softwares gratuitos de gerenciamento normalmente são uma peça de tecnologia estática. Isso significa que são produtos que nunca são atualizados depois que você começa a usá-los. A menos que você baixe versões mais novas com o passar do tempo. Isso é um incômodo, pois você nunca sabe quando pode estar desatualizado.
Soluções orientadas para a eficiência
No cenário de hospitalidade acelerado de hoje, as operações e processos diários dos hotéis estão se tornando mais complicados dentro do fluxo de trabalho.
Os sistemas de gestão existem para automatizá-los, criando oportunidades para que as coisas atendam melhor seus hóspedes e visitantes.
Implementar uma solução de gestão lhe ajuda a realizar grande parte do trabalho. Além disso, diminui ou elimina o tempo gasto em tarefas e operações demoradas.
A comunicação baseada na transparência entre os diferentes departamentos do hotel é altamente essencial. De certo, trabalhar em sincronia para atender os hóspedes é importante na otimização.
Sua equipe gerencia todas as reservas em um sistema gerado por meio desses canais de terceiros (OTAs, redes sociais, metabusca) e evita cometer erros graves.
Assim, com as soluções de gerenciamento se implementam estratégias eficazes baseadas em dados, como:
- rastreamento de indicadores-chave de desempenho (KPIs);
- Indicadores de rastreamento como tarifa média diária (ADR);
- receita por quarto disponível (REVPAR);
- lucro operacional bruto por quarto disponível (GOPPAR)
- dados e relatórios de desempenho acionáveis que comparam o desempenho ao longo do tempo
Os sistemas hoteleiros são os recursos que seu hotel precisa
Atualmente, as empresas mais bem-sucedidas aprenderam a personalizar a experiência de seus clientes, oferecendo-lhes serviços de acordo com seus gostos. E um PMS é um ótimo recurso para armazenar todos os detalhes sobre os hóspedes. Com eles, você tem dados de contato, métodos de pagamento preferidos, quartos reservados, lista de gastos e assim por diante.
Portanto, é fácil coletar feedback e oferecer serviços e entretenimento adicionais. Por fim, uma confirmação de reserva enviada para um endereço de e-mail é simplesmente um sinal de que tudo está acontecendo conforme planejado.
Vivemos em um mundo de soluções de alta tecnologia em todas as esferas. Atualmente, cada vez mais viajantes tendem a reservar quartos e serviços online. Por isso, os proprietários de hotéis devem estar preparados para lidar com esse tipo de atividade cada vez mais comum.
Como vimos, os sistemas de gestão hoteleira são desenvolvidos não apenas para interações com o cliente, mas para melhorar o fluxo de trabalho em geral.
Aumente a fidelidade
Finalmente, o sistema hoteleiro é ótimo e benéfico para a empresa, pois ajuda a aumentar a fidelidade e obter mais lucro.
Como você pode ver, um sistema bem desenvolvido pode se tornar um grande trunfo para o negócio, melhorando o desempenho de sua equipe. Além disso, ajuda a acompanhar a concorrência.
Considere essas ferramentas e veja como você pode automatizar suas operações e aumentar a eficiência do seu hotel. Seus hóspedes (e seus funcionários) vão agradecer!
O sistema da Bitz Hotel inclui uma série de recursos que visam automatizar a gestão. Ele pode ser implantado a partir da nuvem ou em plataformas Windows, Android, dispositivos iOS e SaaS. Geralmente, é usado para gerenciar reservas, operações de recepção, experiência do hóspede e gerenciamento de funcionários.
E então, quais ferramentas de gerenciamento de hotel você está usando para seu negócio? Deixe-nos saber nos comentários abaixo ou mande um comentário para nós neste artigo! E não se esqueça de conferir nossa solução de gerenciamento hoteleira!