Você sabe o que é uma empresa de software como serviço, ou SaaS? Por que isso pode fazer sentido para sua organização? Hoje, vamos tratar sobre os fundamentos da segurança da informação pela qual a Bitz Softwares é pioneira no Brasil. Confira!

O que é SaaS?

Na verdade, uma empresa SaaS é uma empresa que hospeda um aplicativo e o disponibiliza aos clientes pela internet. Simples assim.

SaaS, significa “Software as a Service”. Isso significa que o software fica no servidor de uma empresa de SaaS enquanto o usuário o acessa remotamente.

O Modelo de negócios SaaS: como uma empresa SaaS funciona

Uma empresa de software mantém servidores, bancos de dados e softwares que permitem que o aplicativo ou sistema seja acessado pela internet. Além disso, muito provavelmente acessado por navegadores da web. Assim, os usuários podem acessar o software de quase qualquer dispositivo, móvel ou fixo.

Portanto, os clientes geralmente pagam alguma taxa de assinatura – geralmente mensal – para acessar esse aplicativo. Desta forma, algumas assinaturas são baseadas na:

  • quantidade de dados que precisa ser armazenada;
  • no número de usuários que acessarão o aplicativo;
  • nível de suporte técnico desejado;
  • quantidade de módulos e planos disponibilizados

Mas, ainda você está na dúvida?

Exemplos de empresas SaaS

As empresas de SaaS podem lidar com quase todas as funções e setores de negócios. Alguns dos tipos mais populares de aplicativos disponíveis incluem:

Gerenciamento de recursos do cliente (CRM)

Esses aplicativos permitem que os clientes gerenciem as informações dos clientes e rastreiem as vendas por meio de seu pipeline.

Planejamento de recursos empresariais (ERP)

Este é um sistema com muitos aplicativos SaaS mais adequado para grandes organizações. Neste caso, de hotéis, motéis, restaurantes e condomínios. É o famoso PMS.

Contabilidade e faturamento

Algumas empresas de software se concentram em serviços de faturamento e contabilidade. Contudo, outros oferecem uma gama completa de rastreamento financeiro e serviços de relatórios.

Gerenciamento de projetos

 O software pode ajudar os colaboradores a se comunicar e manter o controle.

Hospedagem na Web e comércio eletrônico

Os servidores remotos podem lidar com tudo que uma empresa precisa em sua presença online.

Recursos humanos

As empresas de software podem oferecer ferramentas para rastrear as horas dos funcionários, gerenciar a folha de pagamento, programar e gerenciar o processo de contratação.

Gerenciamento de dados

Os produtos SaaS podem ajudar a analisar e proteger os dados de uma empresa.

Porque buscar por uma empresa SaaS e seus benefícios

O principal ponto de venda de uma empresa de software é que é muito mais eficiente usar seus aplicativos gerenciados centralmente em vez de instalar o software no local.

Assim, isso significa que os clientes podem obter os seguintes benefícios:

Economia de custos

A maioria das empresas de software cobra uma taxa de assinatura que ajuda a distribuir o custo do aplicativo ao longo do tempo. Na verdade, Os clientes têm custos iniciais mais baixos porque não precisam investir em hardware caro para hospedar os aplicativos.

Atualizações de baixo esforço

 As empresas de software mantêm o software e o atualizam quando necessário. Assim, os clientes não precisam instalar nenhum software ou instalar plugins e atualizações.

Mobilidade

 Em teoria, os clientes podem acessar seus sistemas de qualquer dispositivo ou local. Isso é muito útil para forças de trabalho que não estão confinadas a um local central ou escritório.

Experiência em TI

As empresas de software investem na TI necessária para solucionar problemas e manter aplicativos para que seus clientes não precisem fazer isso. Além disso, as empresas de SaaS têm recursos para manter a confiabilidade do sistema e a segurança dos dados melhor do que os clientes com orçamentos de TI limitados.

Escalabilidade

Se um cliente precisar expandir a capacidade ou adicionar usuários, não será necessário comprar novo hardware ou instalar novo software. Assim, uma empresa de software pode aumentar a capacidade rapidamente, mas provavelmente isso implicará em uma taxa de assinatura maior.

Escolhendo uma empresa SaaS

As empresas de software trabalham muito para tornar seus aplicativos fáceis de usar para os usuários. Desta forma, elas tentam tornar a compra de seus produtos SaaS igualmente fáceis.

Talvez muito fácil. Por isso, considere algumas práticas recomendadas para escolher uma empresa de software:

  1. Descubra o que acontece quando você deixa de ser um cliente. Você pode recuperar seus dados de usuário em um formato padronizado facilmente?
  2. Teste o suporte ao cliente. Quão bom é quando você é um cliente pagante?
  3. Obtenha o máximo de ajuda de treinamento e migração possível. Ou use-o como alavanca nas negociações.
  4. Descubra qual é o plano de backup. Nada é à prova de balas. Haverá tempo de inatividade. Tenha um plano para quando o sistema estiver indisponível.
  5. Procure vulnerabilidades de dados. Falando em vulnerabilidade, a empresa de SaaS oferece forte defesa contra hackers e violações de dados?
  6. Entenda os preços. Procure taxas ocultas e que tipo de uso acionará um nível de assinatura mais alto.
  7. Certifique-se de que seus sistemas sejam compatíveis. A promessa do SaaS é a funcionalidade de qualquer dispositivo usado em qualquer lugar. Mas o aplicativo realmente funciona com todos os navegadores ou telefones?
  8. As empresas de software podem fornecer os serviços de negócios necessários a um custo baixo. A devida diligência ajudará a garantir que a experiência do usuário corresponda às expectativas e promessas.

Depois de encontrar sua empresa SaaS

Para um sistema “complicado”, geralmente há uma curva de aprendizado. Desta forma, há uma série de etapas a serem seguidas para cada nova ferramenta que sua empresa usa.

Utilize materiais educacionais – a maioria dos produtos SaaS tem tutoriais, bases de conhecimento e outros materiais para ajudar os usuários a obter o máximo do produto.

Fale com a equipe de integração – o próximo nível é entrar em uma chamada ou videoconferência com um representante. Por isso, certifique-se de que os principais membros de sua equipe também estejam presentes.

Considere a configuração de terceiros – algumas ferramentas SaaS são tão complicadas, ter um fornecedor externo configurando tudo é ideal. Além disso, a empresa também pode oferecer este serviço.

Envolva a equipe – A ferramenta certa combinada com educação e ampla comunicação tornará a adoção mais fácil, mas todas as mudanças exigem esforço para serem bem-sucedidas.

Bitz Softwares: pioneira de SaaS no Brasil

Há um ano atrás, saía na imprensa a notícia que a Bitz Softwares, fundada em 2011, desenvolvedora de soluções de softwares em nuvem (SaaS) com foco em gestão e inovação para o mercado de hospedagens (hotéis, pousadas, resorts, hostels e motéis):

acaba de anunciar a aquisição e incorporação da empresa Potencializa Software (SaaS), empresa especializada em soluções para a gestão de condomínios. Tendo como seu carro chefe um sistema em nuvem de gestão para condomínios.

Naquele momento, o CEO da Bitz, Thiago Santin afirmava:

“O objetivo da operação é aumentar o portfólio de soluções tendo em vista que o mercado Hoteleiro possui inúmeros hotéis que são compostos por Condomínios e com isso irá proporcionar a seus clientes uma solução completa e revolucionária.”

Desta forma, o posicionamento de mercado da Bitz tornava-a a primeira empresa no ramo de hospedagens a integrar todo o segmento em uma única solução cloud (SaaS).

E detalhe, isto só foi possível dada a altíssima qualidade das soluções, mindset de melhoria contínua, uma equipe classe AAA e uma proposta de valor clara, tanto para pequenas, médias ou grandes operações em hospedagens.

Assim, a Bitz Softwares é a 1ª empresa SaaS no setor de hotelaria no Brasil, com um PMS 100% cloud, inovador, multiempresa, especializado e completo para a gestão de hotéis.

E então? Está preparado para entrar de vez no negócio digital? Fale com a gente!

Veja também

Deixe um comentário